| Restauro de Oval de 53 | |
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Autor | Mensagem |
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sergio
Mensagens : 100 Data de inscrição : 26/10/2009
| Assunto: Restauro de Oval de 53 Dom Nov 08, 2009 10:58 am | |
| Olá a todos! Decidi abrir este tópico para vos mostrar o meu carocha e o que quero fazer com ele. O primeiro passo já está dado: já o comprei e repousa lá na garagem. Assim que puder coloco fotos dele (neste PC não autoriza). É o meu primeiro carocha, o meu primeiro restauro. Não sou desta área e como tal tenho muitas dúvidas e vou fazer muitas perguntas "básicas" que pra mim são uma grande dor de cabeça Gostava muito de alterar este carocha , mas não sei até que ponto é legal determinadas alterações. Alguns pormenores: aumentar a medida de jante e de pneu; trocar o motor por outro de maior cilindrada e potência.... Este carro foi um projecto de restauro incompleto. O chassis ainda está original mas a carroçeria ja tinha sido decapada. A minha primeira questão tem a ver com a chapa: 1º decapa-se para tirar a tinta por processo mecânico ou químico. Isto só é feito por fora do carro ou tambem por dentro? Por exemplo, no meu tá decapado por fora (nota-se uns riscos fininhos que deve ter sido do jacto de areia) mas no tejadilho da parte de dentro não, e tem uns pontinhos de ferrugem. Assim que puder coloco fotos para exemplificar! Obg | |
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LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: Re: Restauro de Oval de 53 Dom Nov 08, 2009 2:30 pm | |
| Boas Estou curioso para ver as fotos, de qualquer modo tens ai uma boa base para um grande projecto, e tens aqui no fórum o Oval do TÓ-ZÉ que é tambem da pré-história e está um bicho, quanto à decapagem eu sou adepto das escovas e quimicos, pois o jacto de areia normalmente dá cabo da chapa, mas se o teu tem riscos deve ter sido das escovas, se tivesse ido ao jacto de areia teriam retirado a tinta dos cantos e possivelmente tambem por dentro, quanto a ser necessário a remoção da tinta do interior depende muito do estado e da tua coragem Esses pontos são mesmo ferrugem ou são restos do isolamento colado no tecto?? | |
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sergio
Mensagens : 100 Data de inscrição : 26/10/2009
| Assunto: Re: Restauro de Oval de 53 Dom Nov 08, 2009 3:57 pm | |
| Obrigado! Realmente a explicação das escovas faz mais sentido! Vou deixar algumas fotos para que possam opinar; foram tiradas com telele e não estao grande coisa, mas depois melhoro. Já agora, para continuar a tirar o resto da tinta o que recomendam pra fazer cá em casa ao fim de semana? É que o capô ainda está pintado. Que tipo de lixas ou escovas e onde arranjar esse material? | |
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sergio
Mensagens : 100 Data de inscrição : 26/10/2009
| Assunto: Algumas fotos ainda na loja Dom Nov 08, 2009 4:23 pm | |
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MiguelC
Mensagens : 245 Data de inscrição : 16/08/2009 Localização : [em Stand-by]
| Assunto: Re: Restauro de Oval de 53 Seg Nov 09, 2009 5:31 pm | |
| Está aí um trabalho já grande, o importante é não perder a coragem quando apenas vê-mos o carro muito longe de estar realizado, comigo acontece as vezes ficar um pouco desmoralizado quando algo não corre tão bem mas quando se começa a fazer algo é para acabar da melhor forma possivel.
Não sei qual o tratamento comum a dar à chapa ( o meu projecto trata praticamente de apenas fibra de vidro) mas se o interior está pintado e não tem marcas de corrosão dava-lhe apenas um protector anti ferrugem. Se já tem uns pontos leves de ferrugem talvez passar com uma lixa na zona e aplicar um BOM primário, e depois uma camada de tinta seguido por um lubrificante.
No meu carro do dia a dia quando mexo em algo que fica visivel a chapa interior dou-lhe sempre óleo, se puder HHS 2000 da Wurth que é grosso e agarra bastante bem. À falta disso nem que seja WD40, qualquer óleo ajuda e até agora tem resultado.
Mas o ideal é passares por uma loja que venda tinta para automóveis e perguntares, certamente te dizem a melhor maneira de solucionares isso e vendem o produto adequado para a situação. | |
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LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: Re: Restauro de Oval de 53 Ter Nov 10, 2009 2:05 am | |
| Boas Realmente tens ai uma optima base para um super carocha Se vais fazer em casa, faz por etapes, primeiro uma peça depois outra, não deixes a chapa sem tinta alguma, por exemplo dedicas-te ao tejadilho e fazes tudo até deixares com o primário depois passas a outra, se ficar sem tinta mesmo por pouco tempo vai oxidar, basta a propria humidade do ar. Retiras a tinta, podes utilizar discos de nylon da wurht ou da 3M, ou então com decapante quimico, eu normalmente utilizo as duas, depois de limpa a peça de tintas se utilizares o decapante tem de ser lavado com água, normalmente tambem utilizo removedor de ferrugem caso tenha alguma, depois lavo com agua e detergente sem sal, aqui tem de ser logo muito bem seco com panos que não larguem pelo e uso também o compressor para soprar e a pistola de ar quente, atenção que mesmo assim por vezes surge oxidação depende da humidade relativa do ar e isso podes consultar a meteorologia para saber se podes trabalhar, de seguida lavo com desengurdorante e de seguida com um pano embebido em diluente celuloso, se quizeres podes passar um pano que absorve qualquer particula de pó antes de dares o Primário. Nas tintas deves começar com uma marca e acabar com a mesma, pois por vezes marcas diferentes surgem incompatibilidades, por exemplo à vista primeiro não se nota mas se a dilatação ou contracção dos produtos usados não for compativel mais tarde a pintura vai dar problemas, atenção que deves ter de dar betumes, se calhar até de enchimentop para preencher esses riscos. Atenção deves utilizar mascaras de protecção luvas e oculos, não facilites com a segurança e com a saude. Alguma coisa dispõe Cumprimentos | |
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pedro silva
Mensagens : 571 Data de inscrição : 27/08/2009 Idade : 44 Localização : santo tirso
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sergio
Mensagens : 100 Data de inscrição : 26/10/2009
| Assunto: Re: Restauro de Oval de 53 Qua Nov 11, 2009 11:44 am | |
| Bom São Martinho para todos! Boas, Loyo agradeço a ajuda mas isto vai devagar e tem de me explicar como se eu fosse loiro.... (sem ofença) No capô do carro ainda tem pintura, logo aí aplico o disco de nylon para a retirar. Depois é seguir as instruçoes. No resto da carroçeria já não tem tinta (decapagem mecânica ou química?) e tá com uma cor acinzentada. Ontem com uma lixa lixei um pouco e ficou da cor de aluminio (parecido com as panelas da cozinha!). O que significa isso? Que retirei o primário? Nas portas por fora tem massa ou betume, não sei como se chama. A seguir é dar lixa fininha para ficar liso? O objectivo dessa massa é tapar imperfeições, certo? Resumindo: não percebo nada disto Como eu vejo as coisas: temos a chapa, depois aplica-se o primário; depois a massa se for preciso; e depois a tinta para dar cor. É isto? Expliquem-me a sequencia, please... Obrigado e se provarem o vinho cuidado com a condução!! | |
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pedro silva
Mensagens : 571 Data de inscrição : 27/08/2009 Idade : 44 Localização : santo tirso
| Assunto: Re: Restauro de Oval de 53 Qua Nov 11, 2009 11:59 am | |
| - sergio escreveu:
- Bom São Martinho para todos!
Boas, Loyo agradeço a ajuda mas isto vai devagar e tem de me explicar como se eu fosse loiro.... (sem ofença) No capô do carro ainda tem pintura, logo aí aplico o disco de nylon para a retirar. Depois é seguir as instruçoes. No resto da carroçeria já não tem tinta (decapagem mecânica ou química?) e tá com uma cor acinzentada. Ontem com uma lixa lixei um pouco e ficou da cor de aluminio (parecido com as panelas da cozinha!). O que significa isso? Que retirei o primário? Nas portas por fora tem massa ou betume, não sei como se chama. A seguir é dar lixa fininha para ficar liso? O objectivo dessa massa é tapar imperfeições, certo?
Resumindo: não percebo nada disto Como eu vejo as coisas: temos a chapa, depois aplica-se o primário; depois a massa se for preciso; e depois a tinta para dar cor. É isto? Expliquem-me a sequencia, please... Obrigado e se provarem o vinho cuidado com a condução!! olá, realmente as coisas as vezes são mais complicadas do que julgamos, também é muito complicado por mais que se explique dizer o que fazer passo a passo pois cada caso é um caso e as condições de trabalho e mesmo o próprio projecto difere de uns para os outros. por vezes não precisamos levar o carro a chapa pois estamos a retirar material bom que durante anos fizeram o seu papel "proteger a chapa" mas isso cabe a cada um decidir o que fazer... tens um tópico aberto que pode ajudar a chegar lá "como fazer pintura " podes encontrar dicas preciosas na preparação da chapa até a chegada da pintura https://carocha.forumeiros.com/c-a-r-r-o-c-a-r-i-a-f7/como-fazer-pinturas-t237.htmcumps | |
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TÓ-ZÉ
Mensagens : 445 Data de inscrição : 29/07/2009 Idade : 56 Localização : Seixal - margem sul - Setubal
| Assunto: Re: Restauro de Oval de 53 Qua Nov 11, 2009 1:57 pm | |
| Ola Sergio...antes de mais parabens pelo OVAL .és de onde??? Em relação ao teu projecto e acho que ja foi dito se queres meter mãos á obra tens mesmo que estar a fim...mesmo !!! Não é como a tropa mas se foste militar então ajuda pensa em ..."DETERMINAÇÃO"...Pronto já estraguei tudo ...mas é disso mesmo que vais precisar e não olhes muito para tráz... Seria muito agradavel ver mais um OVAL transformado em Portugal...boa sorte para esse ousado projecto (sim eu digo ousado porque nem toda a gente tem co****s para o fazer)... Abraço | |
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LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: Re: Restauro de Oval de 53 Qua Nov 11, 2009 3:58 pm | |
| Se lixaste e ficou essa cor é mesmo a chapa , atenção que as portas têm esse betume mas por baixo pode estar bom ou não, Quando retiramos tudo e fica a chapa à vista e tem imperfeições dá-se logo o betume para encher, mas o problema é que o betume é poroso ou seja deixa passar a humidade, se ficar só com o betume vai oxidar na mesma, A sequência mais lógica é lixar, limpar, betumar, dar um fumo( nada de ideias é uma leve passagem de tinta escura para facilitar a visualização das imperfeições e ajudar a deixar a superficie lisa) lixar, se necessário mais betume mais fumos mais lixa e depois primário. Caso não betumes deves dar primário na mesma para cobrir a chapa, ou seja evita ao maximo ter a chapa em contacto com o ar sem estar protegida. Eu devo ter para aqui uns apontamentos sobre pintura e preparação e pintura, de um curso de restauro que frequentei quando tiver mais algum tempo faço um scaner e coloco aqui no forum, mas durante esta semana que vem vou ter mesmo muito pouco tempo disponivel | |
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sergio
Mensagens : 100 Data de inscrição : 26/10/2009
| Assunto: Re: Restauro de Oval de 53 Seg Nov 16, 2009 3:58 pm | |
| Boa noite, obrigado pelas vossas palavras de encorajamento. To-ze sou de Gaia; Loyo agradeço muito a ajuda, pode ser que começe a perceber qualquer coisa disto Entretanto ja comprei uns bancos tipo baquet para o carocha! Quando puder ponho foto. | |
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pedro silva
Mensagens : 571 Data de inscrição : 27/08/2009 Idade : 44 Localização : santo tirso
| Assunto: Re: Restauro de Oval de 53 Sex Dez 18, 2009 11:03 am | |
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MiguelC
Mensagens : 245 Data de inscrição : 16/08/2009 Localização : [em Stand-by]
| Assunto: Re: Restauro de Oval de 53 Sex Dez 18, 2009 1:58 pm | |
| É verdade sim senhor, o Pedro tem razão, queremos novidades! | |
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sergio
Mensagens : 100 Data de inscrição : 26/10/2009
| Assunto: Re: Restauro de Oval de 53 Sáb Dez 19, 2009 3:12 pm | |
| Olá a todos! Não tenho aparecido mas tenho acompanhado os vossos projectos! Para já o oval ainda está na garagem á espera que eu me decida. Ainda não me decidi se vou seguir a linha "Old race" ou "German look". Tenho estado a pesquisar acerca da legalidade de determinadas alterações para depois poder seguir em frente. Como vocês sabem (muito melhor do que eu), temos umas leis muito " sui generis"...para não dizer mais...e isso além do factor crónico ($) também conta muito Para já vou mostrar uns bancos que comprei. [img] [/img] Deixem a vossa opiniao! Cumprimentos! | |
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MiguelC
Mensagens : 245 Data de inscrição : 16/08/2009 Localização : [em Stand-by]
| Assunto: Re: Restauro de Oval de 53 Seg Dez 21, 2009 7:47 am | |
| Muito bonita a backet tem ar de qualidade e um apoio lateral bastante grande, em trackdays era um must! | |
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sergio
Mensagens : 100 Data de inscrição : 26/10/2009
| Assunto: Substituição de chassis Ter Jan 05, 2010 3:36 pm | |
| Bom, depois de muito ler e falar com os mais entendidos vou fazer umas alterações no meu oval. Em principio vou substituir o chassis original por outro mais recente tipo 1302/1303 pra ter a vantagem da IRS. Á frente vai levar um eixo do 1300. Ainda se falou na traseira em adaptar os braços para a IRS mas dá muito trabalho e torna-se mais simples substituir o chassis. Qual a vossa opiniao? A carroçeria encaixa bem tipo "press fit"? Cumprimentos e Bom ano! | |
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LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: Re: Restauro de Oval de 53 Ter Jan 05, 2010 3:57 pm | |
| Boas Bem construindo o Bicho a partir dos bancos ia para um Old os bancos são fixes e races Para usares um chassis do 1302 ou 1303, não encaixa directo mas também não é nada que não se consiga fazer. Os apois aonde aperta na trazeira são diferentes, tens de alterar na carroçaria, tem vantagens e desvantagens, ficas com a IRS e com material de chassis mais acessivel e barato, mas as com jantes de 4 furos que destoam nessa carroçaria, quanto ao Nariz do chassis secalhar ainda é mais complicado do que colocar os IRS atrás, é uma operação delicada e que tem de ser muito quidada pois não pode ficar desalinhada é uma operação ao milimetro Estuda bem tudo primeiro e idealiza todo o projecto, e depois parte para a acção, se quiseres vai pondo aqui as tuas duvidas, se pudermos ainda te baralhamos mais | |
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LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: Re: Restauro de Oval de 53 Ter Jan 12, 2010 3:46 pm | |
| Boas Estas procuras é assim por vezes aparecem e ninguem quer, quando se quer não aparece, podes sempre arranjar as peças e transformar um chassis para IRS. Mas dá um tempo que isso aparece | |
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Kami-Sama
Mensagens : 31 Data de inscrição : 29/07/2009
| Assunto: Re: Restauro de Oval de 53 Ter Jan 12, 2010 4:01 pm | |
| Podes converter a tua plataforma de oval para IRS, bem mais simples que de cortar um de 1302 e soldar um nariz de 1200. Estas a te complicar a vida sem falar do aspecto da mudança de nº de plataforma e de conseguir a correspondência com o nº no livrete. | |
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sergio
Mensagens : 100 Data de inscrição : 26/10/2009
| Assunto: ? Ter Jan 12, 2010 4:46 pm | |
| Bom, pelo q ja vi fazer parece-me mais facil colocar um chassis de 1302/1303 com IRS de origem do que adaptar. Refiro-me aos alinhamentos necessarios. Qual é a alternativa? | |
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Kami-Sama
Mensagens : 31 Data de inscrição : 29/07/2009
| Assunto: Re: Restauro de Oval de 53 Ter Jan 12, 2010 6:40 pm | |
| Então porque motivo os que passem de swingle axle a irs usam plataforma 1200/1300/ 1500 e colocam suportes de irs de 1302/1303, e não usam plataforma de 1302/ 1303 com nariz de 1200/1300/1500? A melhor alternativa será uma plataforma de 1200/ 1300/ 1500 de caixa automática. | |
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sergio
Mensagens : 100 Data de inscrição : 26/10/2009
| Assunto: Re: Restauro de Oval de 53 Qui Jan 14, 2010 6:36 am | |
| Bem, oque eu disse foi com base no que me disseram. Um entusiasta de vw que conheço fez uma alteração dessas (colocou IRS num chassis antigo) e hoje não faria o mesmo. Eu mesmo não percebendo muito disso, pelo que já li e vi, parece-me mais fácil soldar e alinhar um nariz do que soldar e alinhar dois braços de suspensão. Mas, como estou a começar e a aprender, peço a opinião dos mais experientes e entendidos Cumprimentos. | |
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TÓ-ZÉ
Mensagens : 445 Data de inscrição : 29/07/2009 Idade : 56 Localização : Seixal - margem sul - Setubal
| Assunto: Re: Restauro de Oval de 53 Qui Jan 14, 2010 8:33 am | |
| Ola Sergio...manda MP ao "PAVIK" pode ser que ele tenha uma opinião diferente ... | |
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Santos
Mensagens : 60 Data de inscrição : 09/04/2009 Idade : 52 Localização : NELAS
| Assunto: Re: Restauro de Oval de 53 Ter Jan 26, 2010 2:04 pm | |
| Sergio oval é sempre oval...muito bonito espero velo ainda mais bonito seja ele qual for o projecto Tenho os fechos das Portas novos (reprodução) , comprei-os por engano se tiveres algum interesse diz qualquer coisa. Uma opinião minha para esse projecto ...mexe com a certeza que estás convicto que é assim, não inventes muito pois mexer e alterar suspensão não é fácil e um erro pode comprometer todo o projecto e até mesmo o Oval.... Força qualquer coisa apita.... | |
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| Assunto: Re: Restauro de Oval de 53 | |
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