| OVAL TIPO IV... (como tudo começou) | |
|
+7MiguelC FighterKbx LOYO PSRPINTO Santos Admin TÓ-ZÉ 11 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
TÓ-ZÉ
Mensagens : 445 Data de inscrição : 29/07/2009 Idade : 56 Localização : Seixal - margem sul - Setubal
| Assunto: OVAL TIPO IV... (como tudo começou) Qua Jul 29, 2009 3:42 pm | |
| Então vamos lá contar a historia da carochinha... Apresento um projecto que me persegue faz tempo. Foi amor á primeira vista e isto foi pr´aí em 91 ou 92 um oval de 56 o seu destino era a sucata, comprei-o ao meu amigo Cândido da "Clinica dos carochas" por 50 contos(250€) que para a epoca para mim era muito dinheiro mas quem gosta,gosta... como não tinha documentos procurei outro carocha porque o que me interessava mesmo era a carroçaria de oval Como naquele tempo não faltava por aí era carochas consegui encontrar um de 1960 á venda e desprezado debaixo de uma arvore (depois mando fotos) custou 25 contos (125€) depois de vereficar bateria e simplesmente um pouco de gasolina no deposito e no "carburas" pegou de puxão e á primeira.Já tinha carocha e a andar.mas o que eu queria mesmo era o chassi porque tinha documentos em ordem... desmotar é facil não faltava era podres Não tenho muitas fotos do que se fez mas aqui vão umas fotos do começo do restauro do Oval no bate chapa esta oficina era onde o Quim Zé e o Pedro restauravam os carochitas e que foi transformada numa bela casa que é a do Pedro...(trabalho de chapa levou 9 semanas e meia...) não...não é um filme... ...e vai de cortar... Em volta de todas as janelas teve que ser cortado e feito de novo... O ti Jaquim que aqui tinha 65 anos de idade e ainda que trabalhava... bate chapa "old school" um verdadeiro artista... Sitio das setas foram descoberto e reaberto ao "publico"... Diz haaaaaaaaaaaaaaa.... Decapagem manual...tudo feito pelo je... Descascando... Corta daqui corta dali... Afinações... ...e mais afinações... As fotos estavam no "fundo do baú" não são de boa qualidade mas dá pra ver... CONTINUA
Última edição por TÓ-ZÉ em Seg Set 07, 2009 2:47 pm, editado 1 vez(es) | |
|
| |
Admin Admin
Mensagens : 19 Data de inscrição : 03/02/2009
| Assunto: Re: OVAL TIPO IV... (como tudo começou) Qui Jul 30, 2009 6:17 am | |
| Mais, mais, mais É um dos projectos que mais gosto, o objectivo final é fantástico, Qual a caixa que vais colocar, e vais colocar IRS ou manter a origem | |
|
| |
TÓ-ZÉ
Mensagens : 445 Data de inscrição : 29/07/2009 Idade : 56 Localização : Seixal - margem sul - Setubal
| Assunto: Re: OVAL TIPO IV... (como tudo começou) Qui Jul 30, 2009 7:54 am | |
| | |
|
| |
Santos
Mensagens : 60 Data de inscrição : 09/04/2009 Idade : 52 Localização : NELAS
| Assunto: Re: OVAL TIPO IV... (como tudo começou) Qui Jul 30, 2009 3:24 pm | |
| Tó- Zé Bem eu nem consigo pensar no que dai vai sair.. !: Que máquina... Bom mas se sobrar alguma peça do teu motor...não te esqueças do meu pobre Oval é que para ele só tenho um motor 1600.. Força nesse projecto e não te esqueças de o documentar todo no forum... | |
|
| |
PSRPINTO
Mensagens : 80 Data de inscrição : 03/07/2009
| Assunto: Re: OVAL TIPO IV... (como tudo começou) Qui Jul 30, 2009 4:33 pm | |
| Esse projecto tem que ser bem documentado para o pessoal ver | |
|
| |
LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: Re: OVAL TIPO IV... (como tudo começou) Qua Ago 12, 2009 7:17 am | |
| Vá-lá TÓ-ZÉ já chega de fazer sofrer o pessoal coloca o segundo episódio, dessa grande bomba. Abraço Loyo | |
|
| |
TÓ-ZÉ
Mensagens : 445 Data de inscrição : 29/07/2009 Idade : 56 Localização : Seixal - margem sul - Setubal
| Assunto: Re: OVAL TIPO IV... (como tudo começou) Qua Ago 12, 2009 12:40 pm | |
| - LOYO escreveu:
- Vá-lá TÓ-ZÉ já chega de fazer sofrer o pessoal coloca o segundo episódio, dessa grande bomba.
Abraço
Loyo Opa... não é essa a minha intenção ,eu tenho estado sem o meu computas e este é da minha maria só ocasionalmente é que venho dar uma volta pela net...mas em principio para a semana já cá mora mas tambem a partir da proxima semana vou andar muito ocupado por isso cá vai mais uma dose ...mas só para não dizerem que eu sou mau... Então vamo lá a mais um capitulo...depois da chapa resolvida é hora de cobri-la... Pois é... a gente sem os amigos não somos nada e aqui uma grande ajuda...(embora eu goste de fazer tudo sozinho) tambem meu irmão o Chico dando primario... tudo boa gente e boa companhia...hehe ...era zarcão...primario para barcos ...depois vim a saber que não era lá muito boa ideia... enfim Eu do lado direito e meu primo (PAVIK) proprietario da oficina naquele tempo só de carochas e derivados isto ha mais de 15 anos atráz... ...tem bom aspecto não tem...? Era de manhã á noite... quase comidos pelos mosquitos ... ...assim ficou a espera de melhores dias(€€€€€€€€€)...esteve assim cerca de 1 ano ou mais ...continua...claro
Última edição por TÓ-ZÉ em Sex Ago 14, 2009 3:57 am, editado 1 vez(es) | |
|
| |
LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: Re: OVAL TIPO IV... (como tudo começou) Qua Ago 12, 2009 2:51 pm | |
| o zarcão é muito discutivel, anda cá por casa uma Nissan Urvan que à uns 6 anos para ir à IPO estáva cheia de buracos, e embora de mecânica seja imortal vai com 500 000 e sem problemas, eu para desenrascar vai de betume e zarcão nem limpei a ferrugem, pois é, mas o que é certo é que ainda anda sem aparecer ferrugem, e dorme ao relento. Uma outra experiência, foi num Mini, eu não tinha garagem para ele, e era cor de tijolo, já muito sumida, tinha-o na rua e um amigo tambem batido em automoveis disse para eu lhe dar uma boa demão de zarcão mesmo por cima de alguma ferrugem que já se via, resultado esteve 10 anos ao sol e à chuva até o restaurar, e o zarcão manteve-o práticamente na mesma foi só lixar preparar e pintar O zarcão acaba por ter propriedade de durabilidade incriveis. | |
|
| |
TÓ-ZÉ
Mensagens : 445 Data de inscrição : 29/07/2009 Idade : 56 Localização : Seixal - margem sul - Setubal
| Assunto: Re: OVAL TIPO IV... (como tudo começou) Sex Ago 14, 2009 4:00 am | |
| Ola pessoal cá estou eu para mais uns capitulos desta novela ... Como eu já tinha dito... o oval que era de 56 não tinha documentos então procurei outro carocha para aproveitar o chassi e encontrei um de 1960 (nos documentos diz limosine de luxe de pele)...aqui vai algumas fotos se fosse hoje não o tinha feito... aproveitava o carocha como estava "bad look" ...orgão doado.. é só descascar... | |
|
| |
TÓ-ZÉ
Mensagens : 445 Data de inscrição : 29/07/2009 Idade : 56 Localização : Seixal - margem sul - Setubal
| |
| |
TÓ-ZÉ
Mensagens : 445 Data de inscrição : 29/07/2009 Idade : 56 Localização : Seixal - margem sul - Setubal
| Assunto: Re: OVAL TIPO IV... (como tudo começou) Sex Ago 14, 2009 4:15 am | |
| Uns anitos mais tarde lá arranjei coragem e algum tempo($$$$) e mãos á obra... Na garagem do meu primo "PAVIK"... resultado... A ideia agora é outra... fazer um "OVAL BRUTO" Chassi depois de tratado...a caixa precisava de ser apoiada mais uma alteração... Como era para fazer um CALOOK a ideia era o amarelo mostarda (cor catalogo da Porsche)...isso foi ha 13 14 anos +ou- ...esta primeira com primario á cor... aqui já com a cor que supostamente era para ficar... No entretanto mudei de casa e ...pois é parece que adivinharam...mais uma paragem mas foi para melhor porque já tinha espaço e garagem mas no entretanto as ideias amadueceram daí a ideia do "OVAL BRUTO" e como a pintura tinha sido feita por mim sem experiencia no ramo tinha aplicado primario dos barcos (zarcão) má ideia...Lá mais para a frente expilico o porquê da nota negativa do zarcão... Então vai de decascar novamente...conselho de um amigo entendido na materia... No etretanto preparei-o já com os primarios proprios directo á chapa ( ipox) e depois outro para aceita a tinta...não tenho fotos da perparação poque fiquei sem maquina na altura e nunca pensei fazer um documentario sobre isto... Ficou mais uns dois anitos parado com o primario em cima ... Continua... | |
|
| |
TÓ-ZÉ
Mensagens : 445 Data de inscrição : 29/07/2009 Idade : 56 Localização : Seixal - margem sul - Setubal
| Assunto: Re: OVAL TIPO IV... (como tudo começou) Sáb Ago 15, 2009 12:41 pm | |
| | |
|
| |
PSRPINTO
Mensagens : 80 Data de inscrição : 03/07/2009
| Assunto: Re: OVAL TIPO IV... (como tudo começou) Sáb Ago 15, 2009 3:33 pm | |
| tambem nao tives-te mt sorte | |
|
| |
LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: Re: OVAL TIPO IV... (como tudo começou) Sáb Ago 15, 2009 4:53 pm | |
| Deixa lá Mas como consolo essa é uma das cores que mais gosto de ver num Carocha E gosto muito de ver esse apoio da caixa é sinal que vai levar um motor mesmo bruto Esses discos que se vê nas fotos atrás são os da frente do VW Carocha, e quais são os que tens na frente | |
|
| |
TÓ-ZÉ
Mensagens : 445 Data de inscrição : 29/07/2009 Idade : 56 Localização : Seixal - margem sul - Setubal
| Assunto: Re: OVAL TIPO IV... (como tudo começou) Sex Ago 21, 2009 2:00 pm | |
| Pessoal cá estou eu novamente para tentar pôr fim a esta saga que nunca mais acaba... LOYO...estes discos são KERSCHER acho que é assim que se escreve... ...sim é material à maneira... A historia continua... No principio do ano 2007 á conversa com o meu primo falou-se numa possivel troca...trocar o meu chassi de 60 por um de 54 .Porque o carocha de 54 já não tinha ponta por onde pegar e ele queria salvar um de tecto de lona... Bem...depois de pensar...pensar...pensar porque tinha acabado de recuperar novamente o chassi de 60 (depois de tanto trabalho)bem sempre ficava com um oval de 54 ...fizemos um acordo (promenores) do genero hoje é tu amanhã sou eu ...enfim ainda somos de uma geração que estamos sempre a ajudar uns aos outros e como quem corre por gosto não cansa(não é bem assim mas pronto) mãos á obra... Mais uma victima... Um oval com transforamação dos anos 60... ...e com uma ajuda preciosa do meu terrivel(samurai)... https://s307.photobucket.com/albums/nn285/toze_1968/?action=view¤t=virou-1.flv Posição correcta para se trabalhar... separar e reciclar... estava tudo muito podre... até o chassi tinha que se lhe diga reparem lá este trabalhinho... o chassi estava todo solto todo separado... vejam bem o artista que fez este lindo serviço o meu amigo filipe sempre presente nestas andanças... mais um chassi descascado decapado e metalizado... meu primo Quim Zé e meu filho Daniel com o que sobrou do oval... ...já volto vou ali já venho... | |
|
| |
LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: Re: OVAL TIPO IV... (como tudo começou) Sex Ago 21, 2009 2:51 pm | |
| TÓ-ZÉ, graças a esse Oval, deu para restaurar uns chassis, isso é um pouco masoquista Mas no fim, o certo é que vai ser um maquinão Eu já não digo mais, porque ando em falta nas minhas actualizações Abraço | |
|
| |
TÓ-ZÉ
Mensagens : 445 Data de inscrição : 29/07/2009 Idade : 56 Localização : Seixal - margem sul - Setubal
| Assunto: Re: OVAL TIPO IV... (como tudo começou) Sex Ago 21, 2009 3:04 pm | |
| ...pois é LOYO andas a falhar aqui mas ha vida para alem do forum ...eu só venho aqui para libertar a minha raiva... Assunto importante: fotos do tipo IV...hehe Algumas fotos que o Quim Zé meu primo que está em França me mandou ha algum tempo porque neste momento o motor já está pronto e em rodagem ...O Quim teve que comprar outro carocha (1302 está a fazer um german look) teve que modificar a caixa de velocidades para experimentar o motor e fazer a rodagem mas como o fuel não está barato vai lá com calma que tenho tempo...a ideia deste motor só para que saibam foi porque tambem houve a ideia de fazer um Okraza logo no principio mas como a despeza era quase ela por ela decidimos fazer o tipo IV... não se esqueçam que é um projecto com + ou - 16 anos...hehehe (PACIENCIA meu Deus) Bloco e cabeças 1700cc de uma Variant o mesmo que equipa os Porsche 914 os 1700cc porque tambem ha os 2000cc...o bloco foi rectificado cá em Portugal(coimbra)e quando o Quim se agarrou ao assunto estava estalado em varios sitios... aqui já tudo como deve ser...foi tudo limpo com jacto de micro esferas de vidro... as cabeças tambem rectificadas e limpas da mesma maneira já com sedes novas e valvolas novas e maiores... Bielas da B.A.S. polidas e cumbota é de 2000cc de origem sem contra pesos só foi rectificada ...está mais que testado que estas aguentam a pedalada... eram usadas no Kafer Cup... estive na "BOXER SHOP" na Alemanha e era o que eles usavam para competição... cilindros novos... Montagem... ... aqui vão as carecteristcas do animal MOTOR TYPE 4 Bloco 1700 controlado e retificado Combota origem 2,0 L 71 mm equilibrada com volante e pouli. Volante motor 210 mm rectificado 5 Kg Pouli aluminio BAS. Biellas type 4 BAS equilibradas e polidas Kit pistons e camisas 103 mm Arvore de cames BAS 324° Carreto arvore de cames em aluminio Touches Hydrà licas. Bronzes de combota STD KS Bronzes de biella STD KS Bronzes de aac STD KS Cabeças de origem modificadas; com valvulas de admissao 44 mm e escape 38 mm montadas com molas reforçadas WEBCAM chapeus em cromoly, condutas de admissao trbalhadas com entradas em 38 mm. As cabeças foram passadas num BANCO de FLOW conseguimos 56 CFM com 13 mm de abertura das valvulas de admissao. Martelos das valvulas de origem equilibrados, montados com pés de elefante para acionar as valvulas Varetas em aluminio de origem Escape completo BAS com 4 em 1 e duas panelas em INOX Colectores de admissao BAS para WEBER 48 idf Dados tecnicos: Motor 2366 cc 71 x 103 mm Volume das camaras de combustao 60 cc = taxa de compressao de 8:9 com um DH=2mm Sedes das valvulas em 3 angulos 70°/45°/30° e valvulas em INOX com tres angulos Dois carburadores duplos WEBER 48 IDF com venturis em 42 mm, glicler principal 165, glicler de ar 200, glicler de min 60 e tubos de emulsao F56 modificados. Embraiagem 210 mm com disco reforçado. Abertura de valvulas de 13,5 mm admissao, 12,8 mm escape. Arrefecimento turbina PORSCHE e radiador de oleo suplementar Potencial de 200 CV a um regime de 6500 RPM. Por hoje é tudo,já sabem que eu volto ate breve...
Última edição por TÓ-ZÉ em Sex Nov 06, 2009 11:51 am, editado 3 vez(es) | |
|
| |
LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: Re: OVAL TIPO IV... (como tudo começou) Sex Ago 21, 2009 3:53 pm | |
| | |
|
| |
PSRPINTO
Mensagens : 80 Data de inscrição : 03/07/2009
| Assunto: Re: OVAL TIPO IV... (como tudo começou) Sex Ago 21, 2009 4:40 pm | |
| quantos euros custara uma brinquedo desses????so para ter uma ideia | |
|
| |
TÓ-ZÉ
Mensagens : 445 Data de inscrição : 29/07/2009 Idade : 56 Localização : Seixal - margem sul - Setubal
| Assunto: Re: OVAL TIPO IV... (como tudo começou) Sáb Ago 22, 2009 4:55 am | |
| - PSRPINTO escreveu:
- quantos euros custara uma brinquedo desses????so para ter uma ideia
...Queres mesmo saber...??? .........................para cima de 10000€ ...dependendo tambem do que se procura ou fiavel(para andar muitas vezes) ou bruto para se andar de vez em quando (devido aos consumos) que para mim só feito pelo "PAVIK" porque ha sempre uma assistencia sincera e honesta Outra coisa que não foi dito e hoje á conversa com o "PAVIK" lembrei-me de lhe perguntar...em relação ás valvolas de admissão e de escape,como estas cabeças foram cedidas a um cliente o meu primo teve de refazer outras para mim então toca de desmontar novamente e de 44 de admissão passou para 47... e de 38 de escape passou para 40... para compenssar a espera ...hehe | |
|
| |
LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: Re: OVAL TIPO IV... (como tudo começou) Sáb Ago 22, 2009 6:12 am | |
| | |
|
| |
TÓ-ZÉ
Mensagens : 445 Data de inscrição : 29/07/2009 Idade : 56 Localização : Seixal - margem sul - Setubal
| Assunto: Re: OVAL TIPO IV... (como tudo começou) Sáb Ago 22, 2009 1:14 pm | |
| ...LOYO eu já falei com o PAVIK ele já me tinha dito que tinha falado contigo sobre este tipo de forum ele gostou muito da ideia mas o gajo não tem tempo para nada ... ...ele só daqui já leva dois motores tipoIV para transformar ...fora cabeças e afins mas estou certo quando ele chegar a França ade passar por aqui... Agora vamos á historia da carochinha... agora é que é (pensei eu) comecei no principio do ano a mexer no OVAL e achava eu que éra desta que ía acabar devagar mas vou acabar...como já tenho o "GIGI" a andar tornamdo-se ele o meu carro do dia a dia agora tenho mais tempo para o OVAL...mas chega de bla bla bla porque a malta quer é fotos...hehe Então só para abrir o apetite cá vai... Aqui o motor montado num dos carochas do meu primo(PAVIK)... aquele que fez o motor e estáva em França ... Foi só para rodar e afinar Aqui já fora para voltar para casa No entanto o motor já cá está em casa...veio de França para Portugal... | |
|
| |
TÓ-ZÉ
Mensagens : 445 Data de inscrição : 29/07/2009 Idade : 56 Localização : Seixal - margem sul - Setubal
| Assunto: Re: OVAL TIPO IV... (como tudo começou) Sáb Ago 22, 2009 1:28 pm | |
| | |
|
| |
PSRPINTO
Mensagens : 80 Data de inscrição : 03/07/2009
| Assunto: Re: OVAL TIPO IV... (como tudo começou) Sáb Ago 22, 2009 2:44 pm | |
| Brutal brutal e mais brutal e pena é tantos zero no preço do motor | |
|
| |
TÓ-ZÉ
Mensagens : 445 Data de inscrição : 29/07/2009 Idade : 56 Localização : Seixal - margem sul - Setubal
| Assunto: Re: OVAL TIPO IV... (como tudo começou) Dom Ago 23, 2009 1:46 pm | |
|
Última edição por TÓ-ZÉ em Dom Ago 23, 2009 3:01 pm, editado 1 vez(es) | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: OVAL TIPO IV... (como tudo começou) | |
| |
|
| |
| OVAL TIPO IV... (como tudo começou) | |
|