| | preparação de cabeças de motor 1600cc | |
| | Autor | Mensagem |
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pedro silva

Mensagens : 571 Data de inscrição : 27/08/2009 Idade : 42 Localização : santo tirso
 | Assunto: preparação de cabeças de motor 1600cc Sex Out 30, 2009 6:48 pm | |
| boas a todos os entusiastas deste fórum, desta vez o que me trás até vos é algo que envolve muito conhecimento e pratica na preparação destes partes que compõe os nossos motores. o que se pode realmente debater aqui é: depois de termos o kit de aumento de cilindrada montado no nosso bloco do antigo 1300cc para uns modestos 1640cc +2 carburadores + distribuidor 009 com bobine da boxe azul, chega a altura das cabeças poderem ter alguma preparação já nos é confirmado por muitos que um restaura de um vw ar não é barato e até esta fase já temos investidos uns largos €€ em toda a carroçaria e interiores + pneumáticos,jantes entre outras mais coisas mínimas mas que velam-nos os €€ sem nos dar conta então chega a altura de trabalhar o motor, quais as alterações que se pode fazer para dar de novo uma nova vida ao bloco 1640cc?? quanto poderá custar uma preparação dessas e o que podemos esperar em relação a desempenho dessa preparação?? o que se pretende é um motor funcional, fiável mas com uma alma rejuvenescida e com uns cavalos mais agressivos  , agora a parte pior, olhando pela carteira de cada um e quanto se poderá gastar  podem postar a vontade as vossas duvidas, concelhos, dicas e tudo mais para tirarmos o máximo de matéria informativa a cerca do assunto deste tópico. cumps a todos Pedro Silva | |
|  | | LOYO

Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 60 Localização : Tondela
 | Assunto: Re: preparação de cabeças de motor 1600cc Sáb Out 31, 2009 5:31 am | |
| Esta pergunta é indicada para o PAVIK é um topico com muito interesse, vamos falar de várias coisas, nas cabeças tens as Molas, as Guias, os Martelos, e depois o mais dificil abrir as goelas sem as danificar ou comprometer muito a sua duração e isto feito a partir de umas cabeças de dupla admissão e em bom estado sem rachas. | |
|  | | pedro silva

Mensagens : 571 Data de inscrição : 27/08/2009 Idade : 42 Localização : santo tirso
 | Assunto: Re: preparação de cabeças de motor 1600cc Sáb Out 31, 2009 7:44 am | |
| - LOYO escreveu:
- Esta pergunta é indicada para o PAVIK
é um topico com muito interesse, vamos falar de várias coisas, nas cabeças tens as Molas, as Guias, os Martelos, e depois o mais dificil abrir as goelas sem as danificar ou comprometer muito a sua duração e isto feito a partir de umas cabeças de dupla admissão e em bom estado sem rachas. sim loyo, as cabeças tem uma parte crucial nas preparações ou não seriam elas as responsáveis pela saída de potencia do motor. realmente o pavik é um expert na matéria e pode ajudar muito nesta matéria e até talvez na preparação de algumas cabeças  | |
|  | | MiguelC

Mensagens : 245 Data de inscrição : 16/08/2009 Localização : [em Stand-by]
 | Assunto: Re: preparação de cabeças de motor 1600cc Sáb Out 31, 2009 12:48 pm | |
| Pelo que me é possível assistir até agora a preparação de um motor VW pode ir de um custo modesto até muitos milhares de euros dependendo a performance pretendida. Devemos ter então em conta um equilíbrio entre bastantes factores, são eles o preço, performance, potência, utilização, consumo e fiabilidade. Pelo que me foi dito algumas preparações mais agressivas tornam a utilização do motor mais complicada, com o relanti muito alto e pouca suavidade, aspectos negativos para quem gosta de fazer kms com o escarabajo. Espero no entanto pelos comentários mais experientes de outros users.  | |
|  | | pedro silva

Mensagens : 571 Data de inscrição : 27/08/2009 Idade : 42 Localização : santo tirso
 | Assunto: Re: preparação de cabeças de motor 1600cc Sáb Out 31, 2009 1:35 pm | |
| - MiguelC escreveu:
- Pelo que me é possível assistir até agora a preparação de um motor VW pode ir de um custo modesto até muitos milhares de euros dependendo a performance pretendida. Devemos ter então em conta um equilíbrio entre bastantes factores, são eles o preço, performance, potência, utilização, consumo e fiabilidade.
Pelo que me foi dito algumas preparações mais agressivas tornam a utilização do motor mais complicada, com o relanti muito alto e pouca suavidade, aspectos negativos para quem gosta de fazer kms com o escarabajo.
Espero no entanto pelos comentários mais experientes de outros users.  sim podemos falar de um aumento de potencia que não compromete a fiabilidade e já nos dá um motor muito diferente do que estava-mos habituados. kit de aumento de cilindrada montado no nosso bloco do antigo 1300cc para uns modestos 1640cc +2 carburadores + distribuidor 009 com bobine da boxe azul,faltando a preparação das cabeças que é o que queremos discutir aqui  | |
|  | | pavik
Mensagens : 56 Data de inscrição : 30/08/2009 Idade : 54 Localização : França região de Paris
 | Assunto: Re: preparação de cabeças de motor 1600cc Dom Nov 01, 2009 8:18 am | |
| Boa tarde a todos Eu pessoalmente gosto muito dessa cilindrada 1641cc. Andei bastantes anos com um motor desses no meu carocha com 125cv. As minhas primeiras cabeças que preparei já la vão 20 anos, ainda as tenho estão neste momento desmontadas... Inicialente eram cabeças 040 de um motor AB com valvulas 35x32mm admissão dupla. Estiveram montadas nesse 1641cc com valvulas 39x34mm e molas duplas com as admissões bem trabalhadas com colectores de admissão EMPI e dois DELLORTOS 40 com uma arvore de cames ENGLE W120. Este motor chegava ás 8000 RPM... No teu motor tens de me dizer que arvore de cames utilizas e qual a utilização que pretendes para o teu motor. Depois posso-te ajudar... | |
|  | | TÓ-ZÉ

Mensagens : 445 Data de inscrição : 29/07/2009 Idade : 54 Localização : Seixal - margem sul - Setubal
 | |  | | pedro silva

Mensagens : 571 Data de inscrição : 27/08/2009 Idade : 42 Localização : santo tirso
 | Assunto: Re: preparação de cabeças de motor 1600cc Seg Nov 02, 2009 8:37 am | |
| olá TÓ-ZÉ imagino como seria esses tempos essas são muitas das razões que os VW AR são carros lendários e que passam de geração para geração com o mesmo entusiasmo e encanto que os caracterizaram, sendo eles preparados ou não. pavik, a configuração desse motor agrada-me bastante,quanto ao meu projecto para essa preparação está em fase de elaboração e de ver o que podemos fazer, daí eu aceitar as dicas e opiniões de quem faz das preparações uma obra de arte cumps Pedro | |
|  | | pedro silva

Mensagens : 571 Data de inscrição : 27/08/2009 Idade : 42 Localização : santo tirso
 | Assunto: Re: preparação de cabeças de motor 1600cc Qua Nov 04, 2009 8:18 am | |
| - pavik escreveu:
- Boa tarde a todos
Eu pessoalmente gosto muito dessa cilindrada 1641cc.
Andei bastantes anos com um motor desses no meu carocha com 125cv.
As minhas primeiras cabeças que preparei já la vão 20 anos, ainda as tenho estão neste momento desmontadas...
Inicialente eram cabeças 040 de um motor AB com valvulas 35x32mm admissão dupla.
Estiveram montadas nesse 1641cc com valvulas 39x34mm e molas duplas com as admissões bem trabalhadas com colectores de admissão EMPI e dois DELLORTOS 40 com uma arvore de cames ENGLE W120. Este motor chegava ás 8000 RPM...
No teu motor tens de me dizer que arvore de cames utilizas e qual a utilização que pretendes para o teu motor.
Depois posso-te ajudar... olá pavik, então posso te adiantar algumas coisas que já são certas. bloco de motor será todo calibrado numa rectificadora ainda a ver onde será. então vamos avançar com aumento para 1640, 2 carburadores weber 40, cames -uma 120, distribuidor com modulo electrónico, linha de escap 4-1, bobine azul. falta agora as cabeças que estou em pulgas para ver o que fazer cumps | |
|  | | fabricio.vergetti
Mensagens : 36 Data de inscrição : 30/08/2009 Idade : 50 Localização : maceio - alagoas - brasil
 | Assunto: Re: preparação de cabeças de motor 1600cc Qua Nov 18, 2009 2:21 pm | |
| aqui no brasil se faz uma modificacao nas camaras de combustao dos cabecotes vw a ar , abre-se espaco no entorno das valvulas alterando o formato da camara de combustao , melhorando a passagem dos gases e dessa forma melhorando o rendimento desse motor , preparadores daqui dizem que isto e ponto crucial na preparacao de qualquer vw a ar , pode se fazer o serviço em casa mesmo , eu fiz os meus com uma microretifica rotativa , tem que medir ( cubicar) as camaras de combustao para acertar a taxa de compressao desses motores depois de feito o serviço, isso e feito com um disco de acrilico (porta cd serve) cortado no diametro da camara de combustao , com um furo por onde se colocara o oleo atravez de uma seringa ou bureta graduada , para medir o tamanho da camara , elas tem que ficar com os "cc" iguais.     | |
|  | | pedro silva

Mensagens : 571 Data de inscrição : 27/08/2009 Idade : 42 Localização : santo tirso
 | Assunto: Re: preparação de cabeças de motor 1600cc Qui Nov 19, 2009 10:32 am | |
| muito interessante, obrigado pela partilha Fabricio. é um trabalho que requer sabedoria e experiência tenho de deixar isso para quem sabe cumps  | |
|  | | fabricio.vergetti
Mensagens : 36 Data de inscrição : 30/08/2009 Idade : 50 Localização : maceio - alagoas - brasil
 | Assunto: Re: preparação de cabeças de motor 1600cc Sex Nov 20, 2009 11:50 am | |
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|  | | pedro silva

Mensagens : 571 Data de inscrição : 27/08/2009 Idade : 42 Localização : santo tirso
 | Assunto: Re: preparação de cabeças de motor 1600cc Sex Nov 20, 2009 12:03 pm | |
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|  | | fabricio.vergetti
Mensagens : 36 Data de inscrição : 30/08/2009 Idade : 50 Localização : maceio - alagoas - brasil
 | Assunto: Re: preparação de cabeças de motor 1600cc Sex Nov 20, 2009 12:53 pm | |
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|  | | pavik
Mensagens : 56 Data de inscrição : 30/08/2009 Idade : 54 Localização : França região de Paris
 | Assunto: Re: preparação de cabeças de motor 1600cc Sáb Nov 21, 2009 12:18 pm | |
| Boa noite a todos Para começar não estou de acordo contigo Fabricio... A preparação de cabeças não é um trabalho facil e depois não se resume a alterar as camaras de combustão e a medir o seu volume. Eu já faz anos que preparo cabeças e motores estou sempre a aprender e a melhorar os meus trabalhos... As cabeças para serem preparadas depende da configuração do motor e do resultado que pretendemos obter, umas cabeças para funcionarem em baixas rotações e com um bom binário. Não são preparadas da mesm forma que para um motor rotativo em potência a altos regimes. Depois para confirmarmos os resultados e igularmos todas as admissões com o mesmo debito e velocidades recuremos a um BANCO de FLOW. Somente com um banco deste é que conseguimos ter a certeza que todos os cilindros vão obter as mesmas potências o flow é medido em Litros /segundo... Por isso não banalizes as coisas, podes exprimentar a preparar as tuas cabeças mas até conseguires bons resultados não é com o primeiro par de cabeçotes que vai fazer alguma coisa de jeito...  | |
|  | | fabricio.vergetti
Mensagens : 36 Data de inscrição : 30/08/2009 Idade : 50 Localização : maceio - alagoas - brasil
 | Assunto: Re: preparação de cabeças de motor 1600cc Sáb Nov 28, 2009 11:48 am | |
| - pavik escreveu:
- Boa noite a todos
Para começar não estou de acordo contigo Fabricio...
A preparação de cabeças não é um trabalho facil e depois não se resume a alterar as camaras de combustão e a medir o seu volume.
Eu já faz anos que preparo cabeças e motores estou sempre a aprender e a melhorar os meus trabalhos...
As cabeças para serem preparadas depende da configuração do motor e do resultado que pretendemos obter, umas cabeças para funcionarem em baixas rotações e com um bom binário. Não são preparadas da mesm forma que para um motor rotativo em potência a altos regimes.
Depois para confirmarmos os resultados e igularmos todas as admissões com o mesmo debito e velocidades recuremos a um BANCO de FLOW.
Somente com um banco deste é que conseguimos ter a certeza que todos os cilindros vão obter as mesmas potências o flow é medido em Litros /segundo...
Por isso não banalizes as coisas, podes exprimentar a preparar as tuas cabeças mas até conseguires bons resultados não é com o primeiro par de cabeçotes que vai fazer alguma coisa de jeito...  obrigado pela aula pavik , minha "cabecas " estao funcionando , muito bem , mesmo com 10,5/1 de taxa de compressao usando alcool como combustivel , usando turbo soprando 1,5 kg de pressao nas cabecas , sem pre ignicao , sem almento de temperatura , e " respirando muitissimo bem " existem muitos outro artificio para melhorar as "cabecas" mas esta camara usa o formato dos motores ap da volkvagem refrigerados a agua , almentando a area de passagem dos gazes no entorno das valvulas e melhorando sim ,e muito a eficiencia das mesmas ,diminuindo a temperatura de trabalho nas camaras e podendo-se almentar a taxa de compressao do motor otimizando a queima e almentando a potencia , quando falei em medir o volume , me referi ao calculo da taxa de compressao desses motores , usinar materal das "cabecas , pode sim ser feito em casa , meu carro e de muitos foristas do fusca forum brasil , sao prova disso , banco de fluxo , realmente seria a cereja do bolo , a pergunta e , quantos foristas o tem a disposicao? esqueci de citar , uso valvulas de 40X35,5mm usando valvula de admissao original , no escapamento e nunca soltou uma sede , sinal que minhas " cabecas estao funcionando dentro do limite de temperatura de trabalhos deste motor , tendo ainda pistoes cabecudos e "cabecas com apenas 6 aletas de refrigeracao. quanto a medicao do fluxo , um simples vacuometro instalado em cada uma das bancadas de cilindro , pode te dar uma leitura do fluxo por "cabeca", claro que um banco de fluxo com tubos de pitot , seria mais apropriado. sugiro a leitura do topico abaixo , para os que nao tem conhecimento e querem se aventurar por esse territorio. se puder postar algumas dicas , ficaremos gratos. http://www.forumfuscabrasil.com/index.php/topic,2899.msg442210.html#msg442210 | |
|  | | LOYO

Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 60 Localização : Tondela
 | Assunto: Re: preparação de cabeças de motor 1600cc Sáb Nov 28, 2009 1:50 pm | |
| Boas Para visualizarem o forum fuscabrasil têm de se registar, mas vale a pena Cumprimentos | |
|  | | pavik
Mensagens : 56 Data de inscrição : 30/08/2009 Idade : 54 Localização : França região de Paris
 | Assunto: Re: preparação de cabeças de motor 1600cc Ter Dez 08, 2009 3:42 pm | |
| Boa noite a todos. Eu não tenho tido tempo de vir aqui ao forum... Mas continuando o nosso assunto, para começar um motor que trabalha a alcool não tem grandes problemas de aquecimento. O poder calorifico do alcool é muito inferior ao da gasolina. Podes utilizar taxas de compressão de mais de 10:1 e com a pressão de turbo a valores de 1,5 Bars sem grandes problemas, Mas aqui na Europa poucos Paises têm ALCOOL como combustivel. Aqui o maximo de taxa de compressão premitida num motor turbo é de 8,5:1 para uma pressão de 1,5 Bars ou mais... Se passarmos dos 8,5 temos problemas de auto Ignição e de enormes aquecimentos nas cabeças e pistons com graves consequências...(destruição de varias peças) O que funciona bem o vosso País aqui não funciona unica e simplesmente porque não temos os mesmos combustiveis. Dai que muitos dos vossos concelhos e dicas podem não funciona aqui na Europa... Aqui em França temos em poucas Bombas mas existe a venda Alcool mas tem 15% e gasolina, esta mistura eu já exprimentei com exito... Num motor sem turbo com uma taxa de 12,5:1 a trabalhar a Alcool obtivemos 201cv, este mesmo motor com uma taxa de 10.5 e a trabalhar a gasolina menos de 180cv... Por sua vez a Alcool este motor não aquecia e tinha dificuldade em atingir a temperatura ideal de funcionamento. Aqui em França é possivel passar as nossas cabeças VW e outras ao banco de Flow e ficamos logo a saber o potêncial dos nossos motores antes de estarem terminados, sabemos logo que potência podemos obter depois de bem afinarmos os nossos bolides... Aqui na minha região existem dois bancos da SUPER FLOW um mais sofisticado ao TOP e o segundo mais simples. Eu estou a pensar sériamente em comprar um banco SUPER FLOW para poder passar todas as cabeças que preparo e obter melhores resultados e mais rápidamente... Até breve. | |
|  | | LOYO

Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 60 Localização : Tondela
 | Assunto: Re: preparação de cabeças de motor 1600cc Qua Dez 09, 2009 3:09 am | |
| Boas Pavik Eu vou fazer uma pergunta que de certo quase todos gostavam de saber Qual o valor aproximado da preparação de umas cabeças com uma configuração idênticas às que utilizaste no teu motor 1641? claro que sabemos que à muitos factores que podem influenciar o valor, mas falo de uma ideia geral, porque julgo que muitos têm interesse em mandar fazer este trablho em vez de se aventurarem a estragar cabeças Cumprimentos | |
|  | | pavik
Mensagens : 56 Data de inscrição : 30/08/2009 Idade : 54 Localização : França região de Paris
 | Assunto: Re: preparação de cabeças de motor 1600cc Sáb Dez 12, 2009 1:41 am | |
| Bom dia a todos
Ok LOYO eu vou abrir o jogo e explicar-vos como podem ter uma cabeças com um bom Potêncial...
Para começar vou dar-vos valores:
Umas 041 nuas 350€ Valvulas inox 40x35mm 100€ Molas Hi-perf BUGPACK 35€ Chapeus em cromoly 25€ Anilhas de calibração 10€ Colectores de admissão 80€ a 120€ dependendo do modelo.
Isto tudo se não me engano faz 600€ ou no maximo 640€ se utilizarmos uns colectores mais caros.
Porque comprar as cabeças nuas, a razão é para economizar dinheiro. Se comprarem as 041 completas as valvulas e as molas não servem, má qualidade.
Outra solução é comprar as 044 que ficam em cerca de 600€ e vêm já com valvulas em inox 40x35mm molas CB e chapeus em cromoly, mas falta adicionar os colectores de admissão, logo faz um total de 680€ a 720€. Por sua vez as 044 têm menos arrefecimento que as 041. As cabeças 044 são ideiais para grandes motores pois podemos trabalhar mais as admissões para maiores debitos.
Para continuar temos depois os trabalhos a executar:
-Rectificação das sedes em 3 ângulos 80€ -Rectificação para molas duplas 30€ -Alinhamento das admissões com os colectores 40€ -Trabalho de preparação admissões, camaras de combustão e escapes 250€
Se não for necessário passar a molas duplas podem contar com 350€ para fazer todas as modificações necessárias, com molas duplas 400€ com taragem das respectivas molas...
Estes preços são aplicaveis tanto as 041 como as 044.
Para motores mais potentes a partir de 120 a 130cv a preparacão das cabeças ficam um pouco mais caras, mais de 500€ dependendo do tempo que passarmos nos acabamentos.
A meu ver as 041 são uma muito boa opção para motores de estrada. Quem quizer um motor mais potente pode passar as 044 que são sempre evolutivas.
Eu comprei as minhas primeiras 044 com valvulas 40x35mm e molas duplas e depois de uma pequena preparação obtive 130cv com um binário de 210N.m num motor 2,1L.
Neste momento estas mesmas cabeças tem valvulas 42x37,5mm com admissões WEDGE Ported e os colectores BIG BEEF com 50 L/s o que os dá um potencial de 180cv.
Vão ser utilizadas no meu futuro motor 2275cc.
Resumindo e concluido umas 041 já preparadas podem custar entre 950€ e 1000€.
Até breve. | |
|  | | fabricio.vergetti
Mensagens : 36 Data de inscrição : 30/08/2009 Idade : 50 Localização : maceio - alagoas - brasil
 | Assunto: Re: preparação de cabeças de motor 1600cc Sáb Ago 14, 2010 9:40 pm | |
| senhores , apos 40.000 km , abri meu motor para trocar as cabecas por outras de valvulas menores e fazer algumas modificacoes , relato o otimo estado das duas cabecas que continuam em otimo estado , apesar de estar trocando-as , refiz os trabalhos na cabeca , segue fotos.  Uploaded with ImageShack.us  Uploaded with ImageShack.us  Uploaded with ImageShack.us recomendo , sem detonacao ou superaquecimento. lembro as nossos amigos do forum , que apesar de usar alcool como combustivel , em motores turbo quaquer dificit na mistura faz a temperatura subir sim , e muito , a ponto de furar os pistaos , informo tambem que aqui temos temperaturas ambiente de ate 42º , o que prejudica bastante a refrigeracao dos motores a ar . a melhora de fluxo ajuda qualquer cabecote independente de qual combustivel use , ou em que lugar esteja rodando. sem mais , agradeço. | |
|  | | LOYO

Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 60 Localização : Tondela
 | Assunto: Re: preparação de cabeças de motor 1600cc Sex Ago 27, 2010 3:29 pm | |
| Mais uma optima dica partilhada,
Realmente estão com bom aspecto. | |
|  | | Klavadish

Mensagens : 1 Data de inscrição : 11/12/2013 Idade : 57 Localização : Lisboa
 | Assunto: Nem mais. Qua Out 29, 2014 4:30 pm | |
| - fabricio.vergetti escreveu:
- pavik escreveu:
- Boa noite a todos
Para começar não estou de acordo contigo Fabricio...
A preparação de cabeças não é um trabalho facil e depois não se resume a alterar as camaras de combustão e a medir o seu volume.
Eu já faz anos que preparo cabeças e motores estou sempre a aprender e a melhorar os meus trabalhos...
As cabeças para serem preparadas depende da configuração do motor e do resultado que pretendemos obter, umas cabeças para funcionarem em baixas rotações e com um bom binário. Não são preparadas da mesm forma que para um motor rotativo em potência a altos regimes.
Depois para confirmarmos os resultados e igularmos todas as admissões com o mesmo debito e velocidades recuremos a um BANCO de FLOW.
Somente com um banco deste é que conseguimos ter a certeza que todos os cilindros vão obter as mesmas potências o flow é medido em Litros /segundo...
Por isso não banalizes as coisas, podes exprimentar a preparar as tuas cabeças mas até conseguires bons resultados não é com o primeiro par de cabeçotes que vai fazer alguma coisa de jeito...  obrigado pela aula pavik , minha "cabecas " estao funcionando , muito bem , mesmo com 10,5/1 de taxa de compressao usando alcool como combustivel , usando turbo soprando 1,5 kg de pressao nas cabecas , sem pre ignicao , sem almento de temperatura , e " respirando muitissimo bem " existem muitos outro artificio para melhorar as "cabecas" mas esta camara usa o formato dos motores ap da volkvagem refrigerados a agua , almentando a area de passagem dos gazes no entorno das valvulas e melhorando sim ,e muito a eficiencia das mesmas ,diminuindo a temperatura de trabalho nas camaras e podendo-se almentar a taxa de compressao do motor otimizando a queima e almentando a potencia , quando falei em medir o volume , me referi ao calculo da taxa de compressao desses motores , usinar materal das "cabecas , pode sim ser feito em casa , meu carro e de muitos foristas do fusca forum brasil , sao prova disso , banco de fluxo , realmente seria a cereja do bolo , a pergunta e , quantos foristas o tem a disposicao?
esqueci de citar , uso valvulas de 40X35,5mm usando valvula de admissao original , no escapamento e nunca soltou uma sede , sinal que minhas " cabecas estao funcionando dentro do limite de temperatura de trabalhos deste motor , tendo ainda pistoes cabecudos e "cabecas com apenas 6 aletas de refrigeracao.
quanto a medicao do fluxo , um simples vacuometro instalado em cada uma das bancadas de cilindro , pode te dar uma leitura do fluxo por "cabeca", claro que um banco de fluxo com tubos de pitot , seria mais apropriado.
sugiro a leitura do topico abaixo , para os que nao tem conhecimento e querem se aventurar por esse territorio.
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|  | | | preparação de cabeças de motor 1600cc | |
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