VW CAROCHA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

VW CAROCHA

FÓRUM DE VW CAROCHAS E DERIVADOS TRANSFORMADOS
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
Últimos assuntos
» A vareta da valvula saltou do martelo
preparação de cabeças de motor 1600cc Icon_minitimeSeg Jul 04, 2016 2:11 am por Boss

» Carocha esquecido
preparação de cabeças de motor 1600cc Icon_minitimeSeg Abr 13, 2015 1:00 pm por Verissimo

» Apresentação
preparação de cabeças de motor 1600cc Icon_minitimeTer Fev 24, 2015 4:05 pm por LourencOldSchool

» rui 1302s
preparação de cabeças de motor 1600cc Icon_minitimeSex Dez 26, 2014 2:57 pm por rui

» duvida carburador
preparação de cabeças de motor 1600cc Icon_minitimeSáb Dez 13, 2014 4:16 pm por martins

» preparação de cabeças de motor 1600cc
preparação de cabeças de motor 1600cc Icon_minitimeQua Out 29, 2014 4:30 pm por Klavadish

» Problemas na afinação dos carburadores duplos
preparação de cabeças de motor 1600cc Icon_minitimeTer Ago 05, 2014 5:03 am por f_valentim

» Restauro Carocha 72
preparação de cabeças de motor 1600cc Icon_minitimeTer Jul 01, 2014 2:49 am por teixeirasergio

» Apresentação
preparação de cabeças de motor 1600cc Icon_minitimeTer Jul 01, 2014 2:43 am por teixeirasergio

Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Fórum
Parceiros

 

 preparação de cabeças de motor 1600cc

Ir para baixo 
+3
MiguelC
LOYO
pedro silva
7 participantes
AutorMensagem
pedro silva

pedro silva


Mensagens : 571
Data de inscrição : 27/08/2009
Idade : 43
Localização : santo tirso

preparação de cabeças de motor 1600cc Empty
MensagemAssunto: preparação de cabeças de motor 1600cc   preparação de cabeças de motor 1600cc Icon_minitimeSex Out 30, 2009 6:48 pm

boas a todos os entusiastas deste fórum, desta vez o que me trás até vos é algo que envolve muito conhecimento e pratica na preparação destes partes que compõe os nossos motores.

o que se pode realmente debater aqui é: depois de termos o kit de aumento de cilindrada montado no nosso bloco do antigo 1300cc para uns modestos 1640cc +2 carburadores + distribuidor 009 com bobine da boxe azul, chega a altura das cabeças poderem ter alguma preparação Twisted Evil

já nos é confirmado por muitos que um restaura de um vw ar não é barato e até esta fase já temos investidos uns largos €€ em toda a carroçaria e interiores + pneumáticos,jantes entre outras mais coisas mínimas mas que velam-nos os €€ sem nos dar conta Crying or Very sad

então chega a altura de trabalhar o motor, quais as alterações que se pode fazer para dar de novo uma nova vida ao bloco 1640cc??

quanto poderá custar uma preparação dessas e o que podemos esperar em relação a desempenho dessa preparação??

o que se pretende é um motor funcional, fiável mas com uma alma rejuvenescida e com uns cavalos mais agressivos Twisted Evil , agora a parte pior, olhando pela carteira de cada um e quanto se poderá gastar Rolling Eyes

podem postar a vontade as vossas duvidas, concelhos, dicas e tudo mais para tirarmos o máximo de matéria informativa a cerca do assunto deste tópico.

cumps a todos Wink

Pedro Silva
Ir para o topo Ir para baixo
LOYO

LOYO


Mensagens : 1083
Data de inscrição : 03/03/2009
Idade : 61
Localização : Tondela

preparação de cabeças de motor 1600cc Empty
MensagemAssunto: Re: preparação de cabeças de motor 1600cc   preparação de cabeças de motor 1600cc Icon_minitimeSáb Out 31, 2009 5:31 am

Esta pergunta é indicada para o PAVIK Wink

é um topico com muito interesse, vamos falar de várias coisas, nas cabeças tens as Molas, as Guias, os Martelos, e depois o mais dificil abrir as goelas sem as danificar ou comprometer muito a sua duração e isto feito a partir de umas cabeças de dupla admissão e em bom estado sem rachas.
Ir para o topo Ir para baixo
pedro silva

pedro silva


Mensagens : 571
Data de inscrição : 27/08/2009
Idade : 43
Localização : santo tirso

preparação de cabeças de motor 1600cc Empty
MensagemAssunto: Re: preparação de cabeças de motor 1600cc   preparação de cabeças de motor 1600cc Icon_minitimeSáb Out 31, 2009 7:44 am

LOYO escreveu:
Esta pergunta é indicada para o PAVIK Wink

é um topico com muito interesse, vamos falar de várias coisas, nas cabeças tens as Molas, as Guias, os Martelos, e depois o mais dificil abrir as goelas sem as danificar ou comprometer muito a sua duração e isto feito a partir de umas cabeças de dupla admissão e em bom estado sem rachas.

sim loyo, as cabeças tem uma parte crucial nas preparações ou não seriam elas as responsáveis pela saída de potencia do motor.

realmente o pavik é um expert na matéria e pode ajudar muito nesta matéria e até talvez na preparação de algumas cabeças Razz
Ir para o topo Ir para baixo
MiguelC

MiguelC


Mensagens : 245
Data de inscrição : 16/08/2009
Localização : [em Stand-by]

preparação de cabeças de motor 1600cc Empty
MensagemAssunto: Re: preparação de cabeças de motor 1600cc   preparação de cabeças de motor 1600cc Icon_minitimeSáb Out 31, 2009 12:48 pm

Pelo que me é possível assistir até agora a preparação de um motor VW pode ir de um custo modesto até muitos milhares de euros dependendo a performance pretendida. Devemos ter então em conta um equilíbrio entre bastantes factores, são eles o preço, performance, potência, utilização, consumo e fiabilidade.
Pelo que me foi dito algumas preparações mais agressivas tornam a utilização do motor mais complicada, com o relanti muito alto e pouca suavidade, aspectos negativos para quem gosta de fazer kms com o escarabajo.

Espero no entanto pelos comentários mais experientes de outros users. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
pedro silva

pedro silva


Mensagens : 571
Data de inscrição : 27/08/2009
Idade : 43
Localização : santo tirso

preparação de cabeças de motor 1600cc Empty
MensagemAssunto: Re: preparação de cabeças de motor 1600cc   preparação de cabeças de motor 1600cc Icon_minitimeSáb Out 31, 2009 1:35 pm

MiguelC escreveu:
Pelo que me é possível assistir até agora a preparação de um motor VW pode ir de um custo modesto até muitos milhares de euros dependendo a performance pretendida. Devemos ter então em conta um equilíbrio entre bastantes factores, são eles o preço, performance, potência, utilização, consumo e fiabilidade.
Pelo que me foi dito algumas preparações mais agressivas tornam a utilização do motor mais complicada, com o relanti muito alto e pouca suavidade, aspectos negativos para quem gosta de fazer kms com o escarabajo.

Espero no entanto pelos comentários mais experientes de outros users. Wink

sim podemos falar de um aumento de potencia que não compromete a fiabilidade e já nos dá um motor muito diferente do que estava-mos habituados.

kit de aumento de cilindrada montado no nosso bloco do antigo 1300cc para uns modestos 1640cc +2 carburadores + distribuidor 009 com bobine da boxe azul,faltando a preparação das cabeças que é o que queremos discutir aqui Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
pavik




Mensagens : 56
Data de inscrição : 30/08/2009
Idade : 55
Localização : França região de Paris

preparação de cabeças de motor 1600cc Empty
MensagemAssunto: Re: preparação de cabeças de motor 1600cc   preparação de cabeças de motor 1600cc Icon_minitimeDom Nov 01, 2009 8:18 am

Boa tarde a todos

Eu pessoalmente gosto muito dessa cilindrada 1641cc.

Andei bastantes anos com um motor desses no meu carocha com 125cv.

As minhas primeiras cabeças que preparei já la vão 20 anos, ainda as tenho estão neste momento desmontadas...

Inicialente eram cabeças 040 de um motor AB com valvulas 35x32mm admissão dupla.

Estiveram montadas nesse 1641cc com valvulas 39x34mm e molas duplas com as admissões bem trabalhadas com colectores de admissão EMPI e dois DELLORTOS 40 com uma arvore de cames ENGLE W120. Este motor chegava ás 8000 RPM... Twisted Evil

No teu motor tens de me dizer que arvore de cames utilizas e qual a utilização que pretendes para o teu motor.

Depois posso-te ajudar...
Ir para o topo Ir para baixo
TÓ-ZÉ

TÓ-ZÉ


Mensagens : 445
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 55
Localização : Seixal - margem sul - Setubal

preparação de cabeças de motor 1600cc Empty
MensagemAssunto: Re: preparação de cabeças de motor 1600cc   preparação de cabeças de motor 1600cc Icon_minitimeDom Nov 01, 2009 2:59 pm

pavik escreveu:
Boa tarde a todos

Eu pessoalmente gosto muito dessa cilindrada 1641cc.

Andei bastantes anos com um motor desses no meu carocha com 125cv.

As minhas primeiras cabeças que preparei já la vão 20 anos, ainda as tenho estão neste momento desmontadas...

Inicialente eram cabeças 040 de um motor AB com valvulas 35x32mm admissão dupla.

Estiveram montadas nesse 1641cc com valvulas 39x34mm e molas duplas com as admissões bem trabalhadas com colectores de admissão EMPI e dois DELLORTOS 40 com uma arvore de cames ENGLE W120. Este motor chegava ás 8000 RPM... Twisted Evil

No teu motor tens de me dizer que arvore de cames utilizas e qual a utilização que pretendes para o teu motor.

Depois posso-te ajudar...


...eu ainda estou cá para testemunhar... Laughing ...velhos tempos..."oooohhhh tempo volta pra traz"... Crying or Very sad
Ir para o topo Ir para baixo
pedro silva

pedro silva


Mensagens : 571
Data de inscrição : 27/08/2009
Idade : 43
Localização : santo tirso

preparação de cabeças de motor 1600cc Empty
MensagemAssunto: Re: preparação de cabeças de motor 1600cc   preparação de cabeças de motor 1600cc Icon_minitimeSeg Nov 02, 2009 8:37 am

olá TÓ-ZÉ imagino como seria esses tempos Twisted Evil

essas são muitas das razões que os VW AR são carros lendários e que passam de geração para geração com o mesmo entusiasmo e encanto que os caracterizaram, sendo eles preparados ou não.

pavik, a configuração desse motor agrada-me bastante,quanto ao meu projecto para essa preparação está em fase de elaboração e de ver o que podemos fazer, daí eu aceitar as dicas e opiniões de quem faz das preparações uma obra de arte Twisted Evil

cumps
Pedro
Ir para o topo Ir para baixo
pedro silva

pedro silva


Mensagens : 571
Data de inscrição : 27/08/2009
Idade : 43
Localização : santo tirso

preparação de cabeças de motor 1600cc Empty
MensagemAssunto: Re: preparação de cabeças de motor 1600cc   preparação de cabeças de motor 1600cc Icon_minitimeQua Nov 04, 2009 8:18 am

pavik escreveu:
Boa tarde a todos

Eu pessoalmente gosto muito dessa cilindrada 1641cc.

Andei bastantes anos com um motor desses no meu carocha com 125cv.

As minhas primeiras cabeças que preparei já la vão 20 anos, ainda as tenho estão neste momento desmontadas...

Inicialente eram cabeças 040 de um motor AB com valvulas 35x32mm admissão dupla.

Estiveram montadas nesse 1641cc com valvulas 39x34mm e molas duplas com as admissões bem trabalhadas com colectores de admissão EMPI e dois DELLORTOS 40 com uma arvore de cames ENGLE W120. Este motor chegava ás 8000 RPM... Twisted Evil

No teu motor tens de me dizer que arvore de cames utilizas e qual a utilização que pretendes para o teu motor.

Depois posso-te ajudar...


olá pavik, então posso te adiantar algumas coisas que já são certas.
bloco de motor será todo calibrado numa rectificadora ainda a ver onde será.

então vamos avançar com aumento para 1640, 2 carburadores weber 40, cames -uma 120, distribuidor com modulo electrónico, linha de escap 4-1, bobine azul.

falta agora as cabeças que estou em pulgas para ver o que fazer Suspect

cumps
Ir para o topo Ir para baixo
fabricio.vergetti




Mensagens : 36
Data de inscrição : 30/08/2009
Idade : 51
Localização : maceio - alagoas - brasil

preparação de cabeças de motor 1600cc Empty
MensagemAssunto: Re: preparação de cabeças de motor 1600cc   preparação de cabeças de motor 1600cc Icon_minitimeQua Nov 18, 2009 2:21 pm

aqui no brasil se faz uma modificacao nas camaras de combustao dos cabecotes vw a ar , abre-se espaco no entorno das valvulas alterando o formato da camara de combustao , melhorando a passagem dos gases e dessa forma melhorando o rendimento desse motor , preparadores daqui dizem que isto e ponto crucial na preparacao de qualquer vw a ar , pode se fazer o serviço em casa mesmo , eu fiz os meus com uma microretifica rotativa , tem que medir ( cubicar) as camaras de combustao para acertar a taxa de compressao desses motores depois de feito o serviço, isso e feito com um disco de acrilico (porta cd serve) cortado no diametro da camara de combustao , com um furo por onde se colocara o oleo atravez de uma seringa ou bureta graduada , para medir o tamanho da camara , elas tem que ficar com os "cc" iguais.

preparação de cabeças de motor 1600cc 240820081562.th

preparação de cabeças de motor 1600cc 240820081563.th

preparação de cabeças de motor 1600cc 240820081561.th

preparação de cabeças de motor 1600cc Photo20070503204333.th
Ir para o topo Ir para baixo
pedro silva

pedro silva


Mensagens : 571
Data de inscrição : 27/08/2009
Idade : 43
Localização : santo tirso

preparação de cabeças de motor 1600cc Empty
MensagemAssunto: Re: preparação de cabeças de motor 1600cc   preparação de cabeças de motor 1600cc Icon_minitimeQui Nov 19, 2009 10:32 am

muito interessante, obrigado pela partilha Fabricio.

é um trabalho que requer sabedoria e experiência scratch

tenho de deixar isso para quem sabe pale

cumps Wink
Ir para o topo Ir para baixo
fabricio.vergetti




Mensagens : 36
Data de inscrição : 30/08/2009
Idade : 51
Localização : maceio - alagoas - brasil

preparação de cabeças de motor 1600cc Empty
MensagemAssunto: Re: preparação de cabeças de motor 1600cc   preparação de cabeças de motor 1600cc Icon_minitimeSex Nov 20, 2009 11:50 am

pedro silva escreveu:
muito interessante, obrigado pela partilha Fabricio.

é um trabalho que requer sabedoria e experiência scratch

tenho de deixar isso para quem sabe pale

cumps Wink


nao e dificil de fazer , nunca tinha feito , fiz de primeira , mas se quiser testar , compra um cabecote velho e tenta , vai ver que e muito facil
Ir para o topo Ir para baixo
pedro silva

pedro silva


Mensagens : 571
Data de inscrição : 27/08/2009
Idade : 43
Localização : santo tirso

preparação de cabeças de motor 1600cc Empty
MensagemAssunto: Re: preparação de cabeças de motor 1600cc   preparação de cabeças de motor 1600cc Icon_minitimeSex Nov 20, 2009 12:03 pm

fabricio.vergetti escreveu:
pedro silva escreveu:
muito interessante, obrigado pela partilha Fabricio.

é um trabalho que requer sabedoria e experiência scratch

tenho de deixar isso para quem sabe pale

cumps Wink


nao e dificil de fazer , nunca tinha feito , fiz de primeira , mas se quiser testar , compra um cabecote velho e tenta , vai ver que e muito facil

Razz gostei dessa Twisted Evil

vamos ver se arranjo algum dador para servir de cobaia Laughing

cumps Wink
Ir para o topo Ir para baixo
fabricio.vergetti




Mensagens : 36
Data de inscrição : 30/08/2009
Idade : 51
Localização : maceio - alagoas - brasil

preparação de cabeças de motor 1600cc Empty
MensagemAssunto: Re: preparação de cabeças de motor 1600cc   preparação de cabeças de motor 1600cc Icon_minitimeSex Nov 20, 2009 12:53 pm

pedro silva escreveu:
fabricio.vergetti escreveu:
pedro silva escreveu:
muito interessante, obrigado pela partilha Fabricio.

é um trabalho que requer sabedoria e experiência scratch

tenho de deixar isso para quem sabe pale

cumps Wink


nao e dificil de fazer , nunca tinha feito , fiz de primeira , mas se quiser testar , compra um cabecote velho e tenta , vai ver que e muito facil

Razz gostei dessa Twisted Evil

vamos ver se arranjo algum dador para servir de cobaia Laughing

cumps Wink


nao esquece de medir a quantidade de oleo que cabe na camara , depois tem que deixar com a mesma medida , para nao alterar a taxa , o diminuir a quantidade rebaixando as cabecas para almentar a taxa.
Ir para o topo Ir para baixo
pavik




Mensagens : 56
Data de inscrição : 30/08/2009
Idade : 55
Localização : França região de Paris

preparação de cabeças de motor 1600cc Empty
MensagemAssunto: Re: preparação de cabeças de motor 1600cc   preparação de cabeças de motor 1600cc Icon_minitimeSáb Nov 21, 2009 12:18 pm

Boa noite a todos

Para começar não estou de acordo contigo Fabricio...

A preparação de cabeças não é um trabalho facil e depois não se resume a alterar as camaras de combustão e a medir o seu volume.

Eu já faz anos que preparo cabeças e motores estou sempre a aprender e a melhorar os meus trabalhos...

As cabeças para serem preparadas depende da configuração do motor e do resultado que pretendemos obter, umas cabeças para funcionarem em baixas rotações e com um bom binário. Não são preparadas da mesm forma que para um motor rotativo em potência a altos regimes.

Depois para confirmarmos os resultados e igularmos todas as admissões com o mesmo debito e velocidades recuremos a um BANCO de FLOW.

Somente com um banco deste é que conseguimos ter a certeza que todos os cilindros vão obter as mesmas potências o flow é medido em Litros /segundo... Very Happy

Por isso não banalizes as coisas, podes exprimentar a preparar as tuas cabeças mas até conseguires bons resultados não é com o primeiro par de cabeçotes que vai fazer alguma coisa de jeito... Evil or Very Mad
Ir para o topo Ir para baixo
fabricio.vergetti




Mensagens : 36
Data de inscrição : 30/08/2009
Idade : 51
Localização : maceio - alagoas - brasil

preparação de cabeças de motor 1600cc Empty
MensagemAssunto: Re: preparação de cabeças de motor 1600cc   preparação de cabeças de motor 1600cc Icon_minitimeSáb Nov 28, 2009 11:48 am

pavik escreveu:
Boa noite a todos

Para começar não estou de acordo contigo Fabricio...

A preparação de cabeças não é um trabalho facil e depois não se resume a alterar as camaras de combustão e a medir o seu volume.

Eu já faz anos que preparo cabeças e motores estou sempre a aprender e a melhorar os meus trabalhos...

As cabeças para serem preparadas depende da configuração do motor e do resultado que pretendemos obter, umas cabeças para funcionarem em baixas rotações e com um bom binário. Não são preparadas da mesm forma que para um motor rotativo em potência a altos regimes.

Depois para confirmarmos os resultados e igularmos todas as admissões com o mesmo debito e velocidades recuremos a um BANCO de FLOW.

Somente com um banco deste é que conseguimos ter a certeza que todos os cilindros vão obter as mesmas potências o flow é medido em Litros /segundo... Very Happy

Por isso não banalizes as coisas, podes exprimentar a preparar as tuas cabeças mas até conseguires bons resultados não é com o primeiro par de cabeçotes que vai fazer alguma coisa de jeito... Evil or Very Mad

obrigado pela aula pavik , minha "cabecas " estao funcionando , muito bem , mesmo com 10,5/1 de taxa de compressao usando alcool como combustivel , usando turbo soprando 1,5 kg de pressao nas cabecas , sem pre ignicao , sem almento de temperatura , e " respirando muitissimo bem " existem muitos outro artificio para melhorar as "cabecas" mas esta camara usa o formato dos motores ap da volkvagem refrigerados a agua , almentando a area de passagem dos gazes no entorno das valvulas e melhorando sim ,e muito a eficiencia das mesmas ,diminuindo a temperatura de trabalho nas camaras e podendo-se almentar a taxa de compressao do motor otimizando a queima e almentando a potencia , quando falei em medir o volume , me referi ao calculo da taxa de compressao desses motores , usinar materal das "cabecas , pode sim ser feito em casa , meu carro e de muitos foristas do fusca forum brasil , sao prova disso , banco de fluxo , realmente seria a cereja do bolo , a pergunta e , quantos foristas o tem a disposicao?

esqueci de citar , uso valvulas de 40X35,5mm usando valvula de admissao original , no escapamento e nunca soltou uma sede , sinal que minhas " cabecas estao funcionando dentro do limite de temperatura de trabalhos deste motor , tendo ainda pistoes cabecudos e "cabecas com apenas 6 aletas de refrigeracao.

quanto a medicao do fluxo , um simples vacuometro instalado em cada uma das bancadas de cilindro , pode te dar uma leitura do fluxo por "cabeca", claro que um banco de fluxo com tubos de pitot , seria mais apropriado.

sugiro a leitura do topico abaixo , para os que nao tem conhecimento e querem se aventurar por esse territorio.

se puder postar algumas dicas , ficaremos gratos.

http://www.forumfuscabrasil.com/index.php/topic,2899.msg442210.html#msg442210
Ir para o topo Ir para baixo
LOYO

LOYO


Mensagens : 1083
Data de inscrição : 03/03/2009
Idade : 61
Localização : Tondela

preparação de cabeças de motor 1600cc Empty
MensagemAssunto: Re: preparação de cabeças de motor 1600cc   preparação de cabeças de motor 1600cc Icon_minitimeSáb Nov 28, 2009 1:50 pm

Boas

Para visualizarem o forum fuscabrasil têm de se registar, mas vale a pena cheers

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
pavik




Mensagens : 56
Data de inscrição : 30/08/2009
Idade : 55
Localização : França região de Paris

preparação de cabeças de motor 1600cc Empty
MensagemAssunto: Re: preparação de cabeças de motor 1600cc   preparação de cabeças de motor 1600cc Icon_minitimeTer Dez 08, 2009 3:42 pm

Boa noite a todos.

Eu não tenho tido tempo de vir aqui ao forum...

Mas continuando o nosso assunto, para começar um motor que trabalha a alcool não tem grandes problemas de aquecimento. O poder calorifico do alcool é muito inferior ao da gasolina. Podes utilizar taxas de compressão de mais de 10:1 e com a pressão de turbo a valores de 1,5 Bars sem grandes problemas, Mas aqui na Europa poucos Paises têm ALCOOL como combustivel. Aqui o maximo de taxa de compressão premitida num motor turbo é de 8,5:1 para uma pressão de 1,5 Bars ou mais...
Se passarmos dos 8,5 temos problemas de auto Ignição e de enormes aquecimentos nas cabeças e pistons com graves consequências...(destruição de varias peças)

O que funciona bem o vosso País aqui não funciona unica e simplesmente porque não temos os mesmos combustiveis.

Dai que muitos dos vossos concelhos e dicas podem não funciona aqui na Europa...

Aqui em França temos em poucas Bombas mas existe a venda Alcool mas tem 15% e gasolina, esta mistura eu já exprimentei com exito...

Num motor sem turbo com uma taxa de 12,5:1 a trabalhar a Alcool obtivemos 201cv, este mesmo motor com uma taxa de 10.5 e a trabalhar a gasolina menos de 180cv...

Por sua vez a Alcool este motor não aquecia e tinha dificuldade em atingir a temperatura ideal de funcionamento.

Aqui em França é possivel passar as nossas cabeças VW e outras ao banco de Flow e ficamos logo a saber o potêncial dos nossos motores antes de estarem terminados, sabemos logo que potência podemos obter depois de bem afinarmos os nossos bolides... Very Happy
Aqui na minha região existem dois bancos da SUPER FLOW um mais sofisticado ao TOP e o segundo mais simples.

Eu estou a pensar sériamente em comprar um banco SUPER FLOW para poder passar todas as cabeças que preparo e obter melhores resultados e mais rápidamente...

Até breve.
Ir para o topo Ir para baixo
LOYO

LOYO


Mensagens : 1083
Data de inscrição : 03/03/2009
Idade : 61
Localização : Tondela

preparação de cabeças de motor 1600cc Empty
MensagemAssunto: Re: preparação de cabeças de motor 1600cc   preparação de cabeças de motor 1600cc Icon_minitimeQua Dez 09, 2009 3:09 am

Boas Pavik

Eu vou fazer uma pergunta que de certo quase todos gostavam de saber Very Happy

Qual o valor aproximado da preparação de umas cabeças com uma configuração idênticas às que utilizaste no teu motor 1641? claro que sabemos que à muitos factores que podem influenciar o valor, mas falo de uma ideia geral, porque julgo que muitos têm interesse em mandar fazer este trablho em vez de se aventurarem a estragar cabeças Wink

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
pavik




Mensagens : 56
Data de inscrição : 30/08/2009
Idade : 55
Localização : França região de Paris

preparação de cabeças de motor 1600cc Empty
MensagemAssunto: Re: preparação de cabeças de motor 1600cc   preparação de cabeças de motor 1600cc Icon_minitimeSáb Dez 12, 2009 1:41 am

Bom dia a todos

Ok LOYO eu vou abrir o jogo e explicar-vos como podem ter uma cabeças com um bom Potêncial...

Para começar vou dar-vos valores:

Umas 041 nuas 350€
Valvulas inox 40x35mm 100€
Molas Hi-perf BUGPACK 35€
Chapeus em cromoly 25€
Anilhas de calibração 10€
Colectores de admissão 80€ a 120€ dependendo do modelo.

Isto tudo se não me engano faz 600€ ou no maximo 640€ se utilizarmos uns colectores mais caros.

Porque comprar as cabeças nuas, a razão é para economizar dinheiro.
Se comprarem as 041 completas as valvulas e as molas não servem, má qualidade.

Outra solução é comprar as 044 que ficam em cerca de 600€ e vêm já com valvulas em inox 40x35mm molas CB e chapeus em cromoly, mas falta adicionar os colectores de admissão, logo faz um total de 680€ a 720€.
Por sua vez as 044 têm menos arrefecimento que as 041. As cabeças 044 são ideiais para grandes motores pois podemos trabalhar mais as admissões para maiores debitos.

Para continuar temos depois os trabalhos a executar:

-Rectificação das sedes em 3 ângulos 80€
-Rectificação para molas duplas 30€
-Alinhamento das admissões com os colectores 40€
-Trabalho de preparação admissões, camaras de combustão e escapes 250€

Se não for necessário passar a molas duplas podem contar com 350€ para fazer todas as modificações necessárias, com molas duplas 400€ com taragem das respectivas molas...

Estes preços são aplicaveis tanto as 041 como as 044.

Para motores mais potentes a partir de 120 a 130cv a preparacão das cabeças ficam um pouco mais caras, mais de 500€ dependendo do tempo que passarmos nos acabamentos.

A meu ver as 041 são uma muito boa opção para motores de estrada.
Quem quizer um motor mais potente pode passar as 044 que são sempre evolutivas.

Eu comprei as minhas primeiras 044 com valvulas 40x35mm e molas duplas e depois de uma pequena preparação obtive 130cv com um binário de 210N.m num motor 2,1L.

Neste momento estas mesmas cabeças tem valvulas 42x37,5mm com admissões WEDGE Ported e os colectores BIG BEEF com 50 L/s o que os dá um potencial de 180cv.

Vão ser utilizadas no meu futuro motor 2275cc.

Resumindo e concluido umas 041 já preparadas podem custar entre 950€ e 1000€.

Até breve.
Ir para o topo Ir para baixo
fabricio.vergetti




Mensagens : 36
Data de inscrição : 30/08/2009
Idade : 51
Localização : maceio - alagoas - brasil

preparação de cabeças de motor 1600cc Empty
MensagemAssunto: Re: preparação de cabeças de motor 1600cc   preparação de cabeças de motor 1600cc Icon_minitimeSáb Ago 14, 2010 9:40 pm

senhores , apos 40.000 km , abri meu motor para trocar as cabecas por outras de valvulas menores e fazer algumas modificacoes , relato o otimo estado das duas cabecas que continuam em otimo estado , apesar de estar trocando-as , refiz os trabalhos na cabeca , segue fotos.

preparação de cabeças de motor 1600cc 300720101331.th

Uploaded with ImageShack.us
preparação de cabeças de motor 1600cc 300720101329.th

Uploaded with ImageShack.us
preparação de cabeças de motor 1600cc 300720101328.th

Uploaded with ImageShack.us

recomendo , sem detonacao ou superaquecimento.

lembro as nossos amigos do forum , que apesar de usar alcool como combustivel , em motores turbo quaquer dificit na mistura faz a temperatura subir sim , e muito , a ponto de furar os pistaos , informo tambem que aqui temos temperaturas ambiente de ate 42º , o que prejudica bastante a refrigeracao dos motores a ar .

a melhora de fluxo ajuda qualquer cabecote independente de qual combustivel use , ou em que lugar esteja rodando.

sem mais , agradeço.
Ir para o topo Ir para baixo
LOYO

LOYO


Mensagens : 1083
Data de inscrição : 03/03/2009
Idade : 61
Localização : Tondela

preparação de cabeças de motor 1600cc Empty
MensagemAssunto: Re: preparação de cabeças de motor 1600cc   preparação de cabeças de motor 1600cc Icon_minitimeSex Ago 27, 2010 3:29 pm

Mais uma optima dica partilhada,

Realmente estão com bom aspecto.
Ir para o topo Ir para baixo
Klavadish

Klavadish


Mensagens : 1
Data de inscrição : 11/12/2013
Idade : 58
Localização : Lisboa

preparação de cabeças de motor 1600cc Empty
MensagemAssunto: Nem mais.   preparação de cabeças de motor 1600cc Icon_minitimeQua Out 29, 2014 4:30 pm

fabricio.vergetti escreveu:
pavik escreveu:
Boa noite a todos

Para começar não estou de acordo contigo Fabricio...

A preparação de cabeças não é um trabalho facil e depois não se resume a alterar as camaras de combustão e a medir o seu volume.

Eu já faz anos que preparo cabeças e motores estou sempre a aprender e a melhorar os meus trabalhos...

As cabeças para serem preparadas depende da configuração do motor e do resultado que pretendemos obter, umas cabeças para funcionarem em baixas rotações e com um bom binário. Não são preparadas da mesm forma que para um motor rotativo em potência a altos regimes.

Depois para confirmarmos os resultados e igularmos todas as admissões com o mesmo debito e velocidades recuremos a um BANCO de FLOW.

Somente com um banco deste é que conseguimos ter a certeza que todos os cilindros vão obter as mesmas potências o flow é medido em Litros /segundo... Very Happy

Por isso não banalizes as coisas, podes exprimentar a preparar as tuas cabeças mas até conseguires bons resultados não é com o primeiro par de cabeçotes que vai fazer alguma coisa de jeito... Evil or Very Mad

obrigado pela aula pavik ,  minha "cabecas " estao funcionando , muito bem , mesmo com 10,5/1 de taxa de compressao usando alcool como combustivel , usando turbo soprando 1,5 kg de pressao nas cabecas , sem pre ignicao , sem almento de temperatura , e " respirando muitissimo bem " existem muitos outro artificio para melhorar as "cabecas" mas esta camara usa o formato dos motores ap da volkvagem refrigerados a agua , almentando a area de passagem dos gazes no entorno das valvulas e melhorando sim ,e muito a eficiencia das mesmas ,diminuindo a temperatura de trabalho nas camaras e podendo-se almentar a taxa de compressao do motor otimizando a queima e almentando a potencia , quando falei em medir o volume , me referi ao calculo da taxa de compressao desses motores  , usinar materal das "cabecas , pode sim ser feito em casa , meu carro e de muitos foristas do fusca forum brasil , sao prova disso , banco de fluxo , realmente seria a cereja do bolo , a pergunta e , quantos foristas o tem a disposicao?

esqueci de citar , uso valvulas de 40X35,5mm usando valvula de admissao original , no escapamento e nunca soltou uma sede , sinal que minhas " cabecas estao funcionando dentro do limite de temperatura de trabalhos deste motor , tendo ainda pistoes cabecudos e "cabecas com apenas 6 aletas de refrigeracao.

quanto a medicao do fluxo , um simples vacuometro instalado em cada uma das bancadas de cilindro , pode te dar uma leitura do fluxo por "cabeca", claro que um banco de fluxo com tubos de pitot , seria mais apropriado.

sugiro a leitura do topico abaixo , para os que nao tem conhecimento e querem se aventurar por esse territorio.

se puder postar algumas dicas , ficaremos gratos.

http://www.forumfuscabrasil.com/index.php/topic,2899.msg442210.html#msg442210
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





preparação de cabeças de motor 1600cc Empty
MensagemAssunto: Re: preparação de cabeças de motor 1600cc   preparação de cabeças de motor 1600cc Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
preparação de cabeças de motor 1600cc
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Preparação Motor TIPO IV 2366cc
» PREPARAÇÃO LIGHT SEM ABRIR O MOTOR VW
» Preparação de motor Tipo I 1300
» preciso de ajuda com o motor vw t 3 com o motor 2,0 air boxer
» PREPARAÇÃO ATÉ 100CV

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
VW CAROCHA :: FORUNS TÉCNICOS :: M O T O R E S-
Ir para: