| Restauro do meu Buggy | |
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Autor | Mensagem |
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Ludo
Mensagens : 48 Data de inscrição : 17/05/2011 Localização : Faro
| Assunto: Restauro do meu Buggy Ter maio 31, 2011 3:10 am | |
| Bom dia a todos.
Em boa hora descubri este forum, pois estou a iniciar a recuperação do meu buggy e para além de poder recorrer a ajuda externa (preciosa) poderei apresentar a evolução do meu trabalho e ajudar alguém que, como eu, tem dúvidas nalguma matéria.
O meu Buggy provêm de um carocha 1500 de 1969. Foi transformado à cerca de 27 anos. Há cerca de 14 anos estava quase na sucata e fiz um modesto restauro. A nível de motro foi todo desmanchado, levou camisas e segmentos novos etc. O chassi foi apenas pintado com primário (onde chegava com a trincha). A fibra sofreu pequenas alterações (nomeadamente nos piscas de trás) e foi repintado. As napas foram todas novas e o estofador foi o mesmo que fez tudo (je, moi meme ).
Por um pequeno problema da embraiagem e por falta de tempo, ficou encostado e foi-se degradando.
Agora pretendo fazer uma recuperação completa e duradoira.
Vai ser tudo desmontado peça por peça e aplicado os melhores produtos. os estofos vão a um profissional. O motor vai ser "vitaminado".
Vou postar aqui alguma fotografias de como estava antes e da sua evolução.
Última edição por Ludo em Sex maio 04, 2012 1:59 pm, editado 1 vez(es) | |
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Ludo
Mensagens : 48 Data de inscrição : 17/05/2011 Localização : Faro
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Ludo
Mensagens : 48 Data de inscrição : 17/05/2011 Localização : Faro
| Assunto: Re: Restauro do meu Buggy Ter maio 31, 2011 3:38 am | |
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Última edição por Ludo em Sex maio 04, 2012 1:59 pm, editado 1 vez(es) | |
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Ludo
Mensagens : 48 Data de inscrição : 17/05/2011 Localização : Faro
| Assunto: Re: Restauro do meu Buggy Ter maio 31, 2011 3:50 am | |
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Última edição por Ludo em Sex maio 04, 2012 2:00 pm, editado 1 vez(es) | |
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LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: Re: Restauro do meu Buggy Ter maio 31, 2011 4:07 pm | |
| Boa sorte no restauro Se necessitares de alguma informação dispõe, vou dar a minha opnião se puderes colocar só um arco de proteção acho mais bonito, os Buggys compridos se forem bem acabados ficam muito agradáveis e com a vantagem de poderem transportar a familia confortavelmente. | |
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LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: Re: Restauro do meu Buggy Ter maio 31, 2011 4:11 pm | |
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Ludo
Mensagens : 48 Data de inscrição : 17/05/2011 Localização : Faro
| Assunto: Re: Restauro do meu Buggy Qui Jun 02, 2011 2:42 am | |
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Última edição por Ludo em Sex maio 04, 2012 2:01 pm, editado 1 vez(es) | |
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Ludo
Mensagens : 48 Data de inscrição : 17/05/2011 Localização : Faro
| Assunto: Re: Restauro do meu Buggy Qui Jun 02, 2011 3:07 am | |
| Mais fotos: Depósito Já sem a bomba de óleo de travões e sem pedais: A ferrugem a aparecer debaixo do "flintcoat" Pedais A bomba de óleo de travões A bomba de travão Por hoje é tudo. Vou-vos mantendo a par da evolução da obra.
Última edição por Ludo em Sex maio 04, 2012 2:02 pm, editado 1 vez(es) | |
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pedro silva
Mensagens : 571 Data de inscrição : 27/08/2009 Idade : 44 Localização : santo tirso
| Assunto: Re: Restauro do meu Buggy Qui Jun 02, 2011 4:22 am | |
| parabéns, bom trabalho. agora é preciso ter calma e não desanimar , o pouquinho que faças de cada vez é sempre uma evolução boa sorte e continua. abraço Pedro | |
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Kami-Sama
Mensagens : 31 Data de inscrição : 29/07/2009
| Assunto: Re: Restauro do meu Buggy Qui Jun 02, 2011 6:40 am | |
| Pela curiosidade histórica, é um buggy de concepção e de fabrico português, um Mintara da empresa Tara da Marques Pereira & Teles. Atrás, devia ter um roll-bar revestido de fibra, mas possivelmente, perdeu-se :/ | |
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Ludo
Mensagens : 48 Data de inscrição : 17/05/2011 Localização : Faro
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Ludo
Mensagens : 48 Data de inscrição : 17/05/2011 Localização : Faro
| Assunto: Re: Restauro do meu Buggy Qua Jun 08, 2011 10:57 am | |
| O eixo frontal desmontado Bombas dos travões de disco Antes Depois A bomba do óleo de travões Antes Depois Nesta última também podem ver os amortecedores e o motor de arranque.
Última edição por Ludo em Sex maio 04, 2012 2:06 pm, editado 1 vez(es) | |
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pedro silva
Mensagens : 571 Data de inscrição : 27/08/2009 Idade : 44 Localização : santo tirso
| Assunto: Re: Restauro do meu Buggy Qui Jun 09, 2011 6:16 am | |
| bem... isso está a andar rapidíssimo parabéns acho que mais umas semanas e tens o carro na estrada abraço | |
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Ludo
Mensagens : 48 Data de inscrição : 17/05/2011 Localização : Faro
| Assunto: Re: Restauro do meu Buggy Qui Jun 09, 2011 6:43 am | |
| Tem sido sempre a bolir e com estes fins-de-semana grandes tenciono dar um grande avanço.
Hoje à noite vou começar a etapa do fim-de-semana. Vamos ver o que consigo adiantar.
Domingo à noite dou noticias da evolução. | |
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Ludo
Mensagens : 48 Data de inscrição : 17/05/2011 Localização : Faro
| Assunto: Re: Restauro do meu Buggy Qua Jun 15, 2011 2:34 pm | |
| Mais umas fotos da evolução: A "trasera" Antes: Depois: Alguns contratempos: Os podres debaixo da fibra que forrava o chão (traseiro) As polis depois de tratadas e com a primeira-de-mão
Última edição por Ludo em Sex maio 04, 2012 2:07 pm, editado 1 vez(es) | |
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pedro silva
Mensagens : 571 Data de inscrição : 27/08/2009 Idade : 44 Localização : santo tirso
| Assunto: Re: Restauro do meu Buggy Qui Jun 16, 2011 3:44 pm | |
| está a ficar com bom aspecto, parabéns continua a tratar bem esses fundos pois se o fizeres bem tão sedo não tens problemas abraço | |
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IceMan
Mensagens : 7 Data de inscrição : 30/03/2011
| Assunto: Re: Restauro do meu Buggy Sex Jun 17, 2011 3:20 pm | |
| - pedro silva escreveu:
- está a ficar com bom aspecto, parabéns
continua a tratar bem esses fundos pois se o fizeres bem tão sedo não tens problemas
abraço Na minha opinião, e por já ter passado por isso, bom bom é uns fundos novos (que até são baratos). No meu tópico tenho as fotos dos fundos do meu carocha, e acredita que antes de os começar a raspar eu até pensei "Eh pah, até não estão maus...", até chegar ao ponto de ter medo de continuar a raspar... Continua o bom trabalho que tás a fazer!! | |
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Ludo
Mensagens : 48 Data de inscrição : 17/05/2011 Localização : Faro
| Assunto: Re: Restauro do meu Buggy Ter Jul 05, 2011 2:11 am | |
| Estou a pensar em aplicar a alteração nº 8:
Motor 1500cc preparação light com dupla carburação, comando “W100” de 276 graus Engle Modificações:
Filtros comprtição Folga de platinado de 0,15mm Avanço de ignição em 15 graus iniciais. Dupla carburação solex 32 original da Brasília. Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm Escape dimensionado 4x1 Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha) Comando das válvula Engle W100 (276 graus) Potência – 74cv @ 6000 rpm (DIN) Torque – 11,1 kgf.m @ 3800 rpm (DIN)
Já tenho os carburadores do alfa 33 (dellroto) mas estava a pensar em não alterar o comando das válvulas. Será que não me trás problemas futuras? Será que o aumento de potência (que me parece ser maior que o anunciado pois os carburadores são mais "eficazes" que os solex32) poderá fazer as válvulas trabalharem a uma velocidade superior ao que elas aguentam e o motor berrar?
Se me puderem dar uma ajuda agradecia.
Já agora, também não vou mudar o escape para um 4x1 mais por motivos estéticos pois trata-se de um buggy. Julgo que isso não alterará a potência.
Obrigado a todos. | |
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Ludo
Mensagens : 48 Data de inscrição : 17/05/2011 Localização : Faro
| Assunto: Re: Restauro do meu Buggy Ter Jul 05, 2011 1:45 pm | |
| Aqui vão mais algumas fotos: O fundo de trás do lado esquerdo (teve que ser substituido) A parte inferior do fundo e do chassi depois de levar a primeira de mão de Hammerit A caixa de velocidades: Antes de montar os foles O Eixo da frente quase acabado
Última edição por Ludo em Sex maio 04, 2012 2:11 pm, editado 2 vez(es) | |
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LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: Re: Restauro do meu Buggy Ter Jul 05, 2011 2:53 pm | |
| Antes de mais parabéns pelo desempenho, o projecto está a ser muito rápido.
Quanto ao motor é para abrir o bloco ou não?
A cames é muito importante para o aumento de potência, se mantiveres a cames original assim como valvulas e taxa de compressão do 1500 não vai adiantar colocar os dois duplos alem disso terás de ver se tens as cabeças de dupla admissão ou simples, o melhor mesmo será começares a repensar qual o objectivo e a finalidade do motor e a partir dai fazer um projecto para o motor.
Se a finalidade é ter um Buggy Street ou para TT.
Boa continuação | |
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Ludo
Mensagens : 48 Data de inscrição : 17/05/2011 Localização : Faro
| Assunto: Re: Restauro do meu Buggy Qua Jul 06, 2011 2:14 am | |
| Bom dia LOYO.
Obrigado pela rapidez na resposta.
A cabeça é simples. A ideia é aumentar a potência do motor, não para corridas nem ralis mas para "curtir" em estrada e na cidade. Gostava de ter melhores prestações, sobertudo no arranque. Estava a tentar evitar abrir o bloco para não gastar muito dinheiro. A árvore de cames não é assim tão cara, mas se tivermos de mudar balancetes, válvulas etc, vai ficar carote... Se a diferença de potência ou a fiabilidade justificarem lá terá de ser...
Obrigado pela ajuda. | |
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LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: Re: Restauro do meu Buggy Qua Jul 06, 2011 3:00 am | |
| Podes arriscar e para já manter assim esse bloco, talvez arranjares umas cabeças de dupla admissão (para colocar os dois carburadores quase todos os colectores de admissão À venda são para elas) e mexeres nos periféricos, um 009, dois carburadores podes colocar os duplos embora te vá dar mais trabalho para afinares bem dai a utilização dos dois simples solex é que são muito mais fáceis de afinar acabando por terem mais rendimento do que os duplos fora do ponto. Podes tambem mexer nos martelos aumentando a abertura das valvulas, e na taxa de compressão, mas todas estas transformações se o bloco e os seus componentes não estiverem muito bons vai reduzir muito a vida do motor, mas tambem vai servir para teres mais conhecimentos sobre ele o seu comportamento etc... e depois então refazes o motor completamente mais tarde. | |
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Ludo
Mensagens : 48 Data de inscrição : 17/05/2011 Localização : Faro
| Assunto: Re: Restauro do meu Buggy Qua Jul 06, 2011 6:20 am | |
| Obrigado pela ajuda. Provavelmente vou ter de comprar as cabeças de dupla admissão (são bastante caras). Ou então levar os colectores do alfa a um torneiro para adaptar para a cabeça simples. O bloco penso estar bom. Foi aberto e mexido à cerca de 8 anos e depois disso não andou mais de 1.000 Km. O meu medo é que a rotatividade do motor e o aumento de potência dêm cabo do bloco. Às vezes, por ignorância, basta-nos mudar uma ou duas pequenas peças (e baratas) para não colocar em risco o motor. A árvore de cames ronda os 100€, mas se tivermos de mudar outras peças então a mexida fica bem cara.
Um abraço | |
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LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: Re: Restauro do meu Buggy Qua Jul 06, 2011 3:36 pm | |
| Boas no caso de um motor com tão poucos kilometros depois de aberto, trnta arranjar umas cabeças de dupla admissão mesmo usada e mandas colocar guias e valvulas caso necessitem, quanto ao aumento de RPM não vais ter problemas pois só com uma nova cames é que poderia colocar em causa o motor. Mas um motor com dupla carburação filtros de competição um 009 um bom escape já vai dar para umas curvas e vais subir tudo em 4º | |
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Ludo
Mensagens : 48 Data de inscrição : 17/05/2011 Localização : Faro
| Assunto: Re: Restauro do meu Buggy Seg Jul 11, 2011 6:44 am | |
| Tenho o chassi quase pronto. a parte inferior do fundo está acabada e falta a última de-mão dos fundos para acabar. Próximo fim-de-semana termino o chassi e monto a caixa (acabada) e o eixo dianteiro (acabado) depois posto aqui fotos. O projecto está a andar bem. A parte do motor é que vai ser pior. Mexe com mais €€€€€, logo vai demorar mais tempo. | |
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| Assunto: Re: Restauro do meu Buggy | |
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