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| MOTOR 1600 OU 1641 TURBO | |
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Autor | Mensagem |
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LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO Qua Set 29, 2010 5:14 am | |
| Boas Vou aqui colocar a debate e pedir a colaboração na configuração de um motor cujo objectivo será conseguir uma pototência na ordem dos 140 cv.
A Base será partir de um bloco AB já armado (fechado) todo com material de origem, rectificado e calibrado, a edeia será através do recurso ao Turbo e outras coisas mais
Logo já despejo o que estou a pensar fazer. | |
| | | pedro silva
Mensagens : 571 Data de inscrição : 27/08/2009 Idade : 44 Localização : santo tirso
| Assunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO Qua Set 29, 2010 5:25 am | |
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| | | LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO Qua Set 29, 2010 6:58 am | |
| Tópico para umas dicas e ajuda sobre a colocação de um turbo num motor 1600 ou 1641, os turbos é algo que existe em grande quantidade nos desmanches de automoveis praticamente novos.
O Motor para o turbo é:
VW a AR tipo 1 Alemão 1973 designação do Bloco "AB" com radiador deslocado, este motor é proveniente de um 1303. Foi todo rectificado e calibrado tudo com material de origem, bronzes, capas tudo novo. As cabeças são de dupla admissão ainda originais Tem distribuidor 009 Bobine Azul Bosch Dois carburadores Solex originais de uma Brasilia 1600 Escape 4/1
Já fiz a rodagem a este motor, rodou cerca de 10.000, os primeiros 1.000 a baixa rotação sem passar dos 70 km/h, até aos 2.000 abaixo dos 90, depois aumentei gradualmente e consegui velocidades de ponta na ordem dos 150 km/h, viagens de 300 km sem aquecer e sem nenhum problema, isto num Carocha com 740 kg roda 15 pneu 195/50.
Agora vai levar molas reforçadas ou duplas, valvulas novas e guias. carter suplementar bomba de oleo de grande débito radiador de oleo suplementar exterior Caso necessário um aumento de cilindrada para 1641. Dois carburadores Weber duplos IDF Bomba de gasolina electrica kit electronico para o 009
A ideia é conseguir uma potência na ordem dos 140 cv para colocar na réplica.
Algumas duvidas que vou tentando esclarecer e se alguem der umas dicas melhor.
-Qual o melhor turbo para colocar num motor com esta configuração?
Aqui um link para fazerem uma ideia de Turbos à venda em Portugal:
http://www.olx.pt/searchpages.php?searchbox=vendo+turbo+garrett+§ion=377&nq=%7C%7C%7C%7C&o=65&p=1
http://www.olx.pt/searchpages.php?searchbox=vendo+turbo+kkk§ion=377&nq=%7C%7C%7C%7C&o=65&p=1
Última edição por LOYO em Qua Set 29, 2010 7:14 am, editado 1 vez(es) | |
| | | LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO Qua Set 29, 2010 7:06 am | |
| Nos motores vw 1600 custuma-se usar turbos pequenos. O mais simples é acrescentar o kit turbo recalibrando os carburadores e usar pressão baixa( até 0,6 bar) o que pode servir algo deste tipo. http://moimentadabeira.olx.pt/vendo-turbo-iveco-kkk14-em-bom-estado-iid-23094470 http://www.olx.pt/searchpages.php?searchbox=turbo+garrett+para+golf+§ion=377&nq=%7C%7C%7C%7C&o=65&p=1 O motor é este de origem com radiador deslocado, assim como passagens de oleo interiores maiores. a taxa de compressão é de 7,5:1, aqui as especifiçações de origem. Está meio desmontado para colocar as guias e valvulas | |
| | | LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO Qua Set 29, 2010 7:10 am | |
| boas dicas para mexer nos motores http://www.cbperformance.com/techguide.asp http://www.cbperformance.com/techtalk.asp e podem tirar o catalogo para sonhar http://www.cbperformance.com/catalog.asp?ProductID=408 Algo assim | |
| | | pedro silva
Mensagens : 571 Data de inscrição : 27/08/2009 Idade : 44 Localização : santo tirso
| Assunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO Qua Set 29, 2010 9:12 am | |
| isto dá que pensar gostei particularmente desta ultima foto onde vemos o turbo instalado na parte inferior onde dá a ideia de ficar mais arrumadinho , todas as fotos de motores com turbos só vejo tubos retorcidos e ficam na parte superior agora vamos as duvidas, para se montar um turbo qual seria o ideal? pode ser de um carro a diesel? é necessário alguma electrónica , ligação de tubos de óleo ou é só ligar escape e admissão ?? abraço | |
| | | LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO Qua Set 29, 2010 3:15 pm | |
| - pedro silva escreveu:
- isto dá que pensar
gostei particularmente desta ultima foto onde vemos o turbo instalado na parte inferior onde dá a ideia de ficar mais arrumadinho , todas as fotos de motores com turbos só vejo tubos retorcidos e ficam na parte superior
agora vamos as duvidas, para se montar um turbo qual seria o ideal? pode ser de um carro a diesel? é necessário alguma electrónica , ligação de tubos de óleo ou é só ligar escape e admissão ??
abraço Os turbos dos diesel dão, o problema é qual o ideal para o motor, à os de geometria variável e fixa, depois o problema da pressão pois num motor deste tipo vamos ter pressões de 0.5 a 0,8 Bar para ter um motor fiável, enquanto num diesel pode andar entre os 1,5 a 2,0 Bar ou mais. temos por exemplo alguns que dão como os das Iveco, Golf 2, os Garret os KKK etc..por enquanto é esse o trabalho de casa
Última edição por LOYO em Qua Set 29, 2010 3:19 pm, editado 1 vez(es) | |
| | | LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO Qua Set 29, 2010 3:17 pm | |
| Um 1600 stock com Turbo e a 0.5 Bar tem entre 90 a 100 cv. | |
| | | pedro silva
Mensagens : 571 Data de inscrição : 27/08/2009 Idade : 44 Localização : santo tirso
| Assunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO Qua Set 29, 2010 3:27 pm | |
| - LOYO escreveu:
- pedro silva escreveu:
- isto dá que pensar
gostei particularmente desta ultima foto onde vemos o turbo instalado na parte inferior onde dá a ideia de ficar mais arrumadinho , todas as fotos de motores com turbos só vejo tubos retorcidos e ficam na parte superior
agora vamos as duvidas, para se montar um turbo qual seria o ideal? pode ser de um carro a diesel? é necessário alguma electrónica , ligação de tubos de óleo ou é só ligar escape e admissão ??
abraço Os turbos dos diesel dão, o problema é qual o ideal para o motor, à os de geometria variável e fixa, depois o problema da pressão pois num motor deste tipo vamos ter pressões de 0.5 a 0,8 Bar para ter um motor fiável, enquanto num diesel pode andar entre os 1,5 a 2,0 Bar ou mais.
temos por exemplo alguns que dão como os das Iveco, Golf 2, os Garret os KKK etc..por enquanto é esse o trabalho de casa sim ok, isso depois teria de se ver bem qual o turbo a usar mas... em relação a ligações?? é um sistema fácil para se montar ou tem electrónica pelo meio?? é preciso ligações de tubos de óleo extra?? | |
| | | f_valentim
Mensagens : 87 Data de inscrição : 02/10/2010 Idade : 50 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO Sáb Out 02, 2010 4:33 pm | |
| Aspecto actual: Resultado actual: Teste 1 é o estado em que estava antes do turbo. Teste 2 com turbo e pressão normal ( 0,5 bar). Depois do teste aumentou-se o caudal da gasolina pq estava-se a revelar insuficiente como mostra o gráfico. Teste 5 com 0,7 bar de pressão no turbo e pequeno atraso no distribuidor. Parou o teste quando o tubo de admissão saltou. 1641cc é o próximo | |
| | | LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO Dom Out 03, 2010 8:55 am | |
| Boas Valentim Obrigado pela partilha, desculpa lá a curiosidade Qual é o turbo? O motor tem o bloco e cabeças com as configurações de origem? Cumprimentos | |
| | | f_valentim
Mensagens : 87 Data de inscrição : 02/10/2010 Idade : 50 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO Dom Out 03, 2010 12:23 pm | |
| Turbo de fiat uno
motor 1600 original
martelos 1:25 | |
| | | pedro silva
Mensagens : 571 Data de inscrição : 27/08/2009 Idade : 44 Localização : santo tirso
| Assunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO Dom Out 03, 2010 2:09 pm | |
| olá valentim, sei que todo este teu projecto ainda está em testes e alterações mas a malta aqui é curiosa e gosta de aprender tem que se fazer muitas alterações a nível de electrónica ou mesmo tubagens de óleo? achas que com este projecto se pode criar uma base modelo de montagem? já vi muitas fotos de motores com turbo, uns mais elaborados que outros e outros que olho e até não me parece difícil de montar pois está montado de uma forma muito básica e simples, mas falta saber os pormenores da montagem abraço Pedro | |
| | | f_valentim
Mensagens : 87 Data de inscrição : 02/10/2010 Idade : 50 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO Dom Out 03, 2010 2:25 pm | |
| começas como eu. Primeiro não percebia nada de turbos. Andei 5 meses a estudar o assunto e quando parti para a violência já tinha uma ideia do que queria fazer. Electronicamnete só meti um 009 com pertronix e a bobine. A nivel das tubagens é que é um problema. Fazer bater tudo certo a nivel de tamanhos e posiçao de turbo e passagens. De pois temos problema das fugas. Depois é testes e ver o que mais se adequa. O que está feito pode ser vir de base. Já fiz duas versões e esta realmente resulta melhor. Mas prefiro escape directo. | |
| | | pedro silva
Mensagens : 571 Data de inscrição : 27/08/2009 Idade : 44 Localização : santo tirso
| Assunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO Dom Out 03, 2010 2:37 pm | |
| - f_valentim escreveu:
- começas como eu. Primeiro não percebia nada de turbos. Andei 5 meses a estudar o assunto e quando parti para a violência já tinha uma ideia do que queria fazer.
Electronicamnete só meti um 009 com pertronix e a bobine.
A nivel das tubagens é que é um problema. Fazer bater tudo certo a nivel de tamanhos e posiçao de turbo e passagens. De pois temos problema das fugas.
Depois é testes e ver o que mais se adequa.
O que está feito pode ser vir de base. Já fiz duas versões e esta realmente resulta melhor.
Mas prefiro escape directo. , valentim, realmente trabalhar todos esse tubos é obra o turbo que tens montado tem tubos de óleo?? acho que vais levar com as perguntas e as duvidas não desistas por causa disso vê lá | |
| | | f_valentim
Mensagens : 87 Data de inscrição : 02/10/2010 Idade : 50 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO Dom Out 03, 2010 3:29 pm | |
| Não tem problema.
Tubos de óleo existem. Para alimentar o turbo vem da válvula de pressão. O retorno tive de tirar obrigatoriamente a bomba original. Mas estou a pensar no próximo motor meter uma entrada para o efeito. Assim vejo o comportamento com uma bomba original e sempre fica de reserva no caso de a eléctrica falhar.
Mas essa é uma parte pacifica.
Agora usa um óleo 10w40 o que não é o melhor mas por causa do turbo tem de ser. Mesmo assim ainda não falei com alguém de turbos para saber qual é o problema de usar amsoil. Trazia a vantagem de lubrificar melhor e reduzir a temperatura do motor.
Meter um circuito de lubrificação à parte foi uma ideia mas que ficou por terra por causa do valor (1500€ +-).
Mas é um caso em estudo até para a concepção do novo motor. | |
| | | LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO Dom Out 03, 2010 3:47 pm | |
| - f_valentim escreveu:
- Turbo de fiat uno
motor 1600 original
martelos 1:25 Gostei do gráfico só com estas configurações, mais um pouco de trabalho vai aproximar-se dos 100 cv A minha situação é idêntica ando a ler tudo e a disparar perguntas para tentar evitar o quando partir para a violência não me aleijar O turbo é do Uno TD ou IE ? Cumprimentos | |
| | | f_valentim
Mensagens : 87 Data de inscrição : 02/10/2010 Idade : 50 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO Dom Out 03, 2010 4:00 pm | |
| Turbo ie.
Vou lá voltar. Agora o motor está equilibrado. Na altura tinha um carburador a funcionar de maneira diferente.
À semelhança da outra vez, dá mais uns pós mas a curva fica mais limpa.
Vou a proveitar para subir a pressão para 0,6 agora que comprei uma torneira para o efeito.
O manómentro está a a chegar. | |
| | | LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO Dom Out 03, 2010 4:42 pm | |
| Com a configuração de origem a taxa a 7,5 do 1600 deve aguentar até 0,8 é o limite aceitável a partir dai deve ser muito arriscado.
Eu para ja estou a pensar colocar turbo no motor mantendo tambem as configurações de origem mas com uns weber 36.
O teu motor é um AB?
Cumps | |
| | | f_valentim
Mensagens : 87 Data de inscrição : 02/10/2010 Idade : 50 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO Dom Out 03, 2010 4:44 pm | |
| Sim ab.
Neste momento uso de brasilia pq é o que tenho. Se arranjar duplos a preço completos com colectores e tirantes é um caso a pensar.
Penso que o limite seja mesmo os 0,7. | |
| | | LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO Dom Out 03, 2010 4:55 pm | |
| O grande salto é mesmo na utilização de uma Cames para o turbo, ai a potência dispara A minha grande duvida é a compra do turbo tenho vários em vista e até a preços em conta, talvez aposte num garret t2 No turbo ie a injecção é multiponto e isso faz milagres eu tenho um AX GTI a injecção é multiponto e mesmo sem turbo é um espectáculo. | |
| | | f_valentim
Mensagens : 87 Data de inscrição : 02/10/2010 Idade : 50 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO Dom Out 03, 2010 5:03 pm | |
| Motor preparado para turbo com cames e demais acessórios, vai ser um 1776cc em bloco de alumínio. Estes dois é para amadurecer a ideia e chegar ao 1776 já com outro modo de ver as coisas. | |
| | | fabricio.vergetti
Mensagens : 36 Data de inscrição : 30/08/2009 Idade : 51 Localização : maceio - alagoas - brasil
| Assunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO Dom Out 31, 2010 6:56 pm | |
| algumas consideracoes a cerca dos turbos , bombas de combustivel originais nao aceitam presoes superiores a 0,2 bar , o combustivel retornaria pro tanque causando mistura pobre e deretimento dos pistoes , o turbo indicado para motores 1600 , seria realmente o garret t2 ou similar , aguenta bem ate 1,2 kg de pressao sem entrar em overspeed , usamos muitas t2 no brasil , como ai nao vao passar de 0,7 , use a t2 , vai ter "pegada" em baixa rotacao , e um bom desempenho ate 6000 rpm , comandos para turbos sao recomendaveis, recomendo comandos da linha tcs , tcs 10 ( o que uso) ou tcs 20 , os maiores , sao para motores maiores. , coletores de escapamentos para motores turbo , podem ser confeccionados a partir de coletores originais de vw que usaram catalizador , retira-se o catalizador e coloca-se o turbo no mesmo local , os diferentes tamanhos dos canos , entregam diferentes pressoes de escapamento em diferentes rotacoes , otimizando o funcionamento da turbina , carburadores solex 32 originais podem ser usados com otimos resultados nesse caso , usei por algum tempo , com injetores suplementares. bomba de combustivel eletrica com regulador de pressao de combustivel ,que sobe a pressao do comb. junto com a pressao da turbina pois quando a turbina entra , a propria pressao extra de combustivel ajuda a suprir a nescessidade de mais combustivel , a nescessidade de carburadores grandes , e suprida em parte pela pressao extra que a turbina descarrega no motor , outra coisa , a curva de avanco do distribuidor deve ser alterada para menor avanco centrifugo , em alguns casos , esse avanco deve ser eliminado , para evitar pre ignicao e detonacao , escapes mais livres apos a turbina tambem sao recomentados para evitar contra pressao no sistema.
aqui usamos alcool , mas com gasolina acredito ser possivel alcancar 120cv com esse comando e carburadores solex 32 @ 0,7 bar de pressao. | |
| | | f_valentim
Mensagens : 87 Data de inscrição : 02/10/2010 Idade : 50 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO Seg Nov 01, 2010 9:43 am | |
| eu uso um regulador de pressão com retorno e uma bomba de gasolina que debita 100l/h. Se aumento a pressão encharca os carburadores. A alimentaçao de gasolina ainda é uma dor de cabeça. | |
| | | A.V.
Mensagens : 27 Data de inscrição : 10/01/2010
| Assunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO Ter Nov 02, 2010 12:33 pm | |
| Boas, Estive à ler esta transformação , com bastante gosto.
Também em tempo tive esta ideia e passeia a pratica , pregando num motor base 1600 cc, ao qual baixamos a taxa de compressão através de anéis , pistões forjados, uma cames 110, um turbo garret T2 regulado para 1 bar , utilizado as admissões de origem do carro com pequena alteração, um carburador de origem vw Pic 34 alterado , com uma pequena diferença no meu caso o carburador estava antes do turbo. Foi também aumentada a folga das válvulas, um distribuidor B 009 e o avanço estava na ordem dor 27 graus.
Nunca o levei ao teste de potencia, mas por aquilo que me parecia era que deveria tem entre os 90 e 100 Cv , era mosca morta até as 3000 Rmp mas depois até 6000 Rpm, digamos que era um bom 1,835 cc . Esta aventura foi montada num vw carocha 1500 e trabalhava às mil maravilhas, só como não tinha documentos do 1500 , e não foi concluída , mais tarde foi vendido, mas antes tirei toda a transformação e o motor , que ainda mora cá em casa à espera de melhores dias.
Hoje fui a procura de uma revista já com uns anos da SuperVW magezine que em tempos tive a ler com muita atenção na altura da minha transformação, e cá estava em casa.
Motor 1600 base México Turbo intercooled regulado a 1 bar Injection mono ponto Potencia alterada de 46 para 90 CV as 4 400 RPM 177 KM/H 9,4 S dos 0 oas 100 KM/H Uma Maquina .
A.V.
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| Assunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO | |
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