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| problemas suspensão Karmann ghia | |
| | Autor | Mensagem |
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sergiob
Mensagens : 10 Data de inscrição : 19/11/2009
| Assunto: problemas suspensão Karmann ghia Sáb Jan 09, 2010 1:52 am | |
| boas, preciso de uma ajuda. o meu karmann ghia veio para a minha mão com a suspensão a roçar nos "batentes", que fica com aspecto muito giro mas não consigo andar com ele sem roçar com o escape em todo o lado e outras coisas mais, tudo roça. tem um kit sway a way e mangas eixo rebaixadas, mas não consigo levanta-lo nem por nada. No ar, afino os "parafusos do sway a way", ou seja, os braços suspensão para baixo mas assim que baixo o carro, o afinadores ao meio do eixo ficam quietos, mas o carro fica nos batentes do amortecedor outra vez. alguma coisa está mal, será que por ter o eixo sway a way e simultaneamente as mangas eixo rebaixadas estou no max da altura (então imagino o que será o minimo...) ou tenho o feixe molas sem "pressão", partido degulado, qq coisa, pois com o eixo cá fora, parece tudo bem, mas com o peso do carro vai por ai a baixo sem pressao? ou tenho o kit partido a meio das molas que não as consiga fixar e por fora os afinadores não mexem e por dentro as molas continuam soltas? Aqui fica umas fotos para tentar exemplificar: como está no ar com afinadores ao max: afinadores no max. mangas eixo rebaixadas deem lá uma ajuda... porque senão segunda feira começo a cortar o eixo para ver o que está lá por dentro das peças do sway a way. | |
| | | LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: Re: problemas suspensão Karmann ghia Dom Jan 10, 2010 3:46 am | |
| Boas Se o Kit estiver bem posicionado devia inclusive aumentar a altura, mas já disseste quase tudo. As mangas de eixo rebaixadas mais o Kit realmente permite rebaixar mesmo muito, e o Karmann Ghia está muito bonito grande look caso não dê mesmo para subir mais ou mudas as mangas de eixo ou .a posição do Kit Pode ser molas partidas ou até falta delas, o problema é que quando somos nós a fazer sabemos o que lá está assim é complicado à sempre duvida, eu pessoalmente tirava o eixo e fazia uma revisão completa, pois as suspensões rodas e travões são uma questão de segurança, e assim ficas a saber o que lá está
Última edição por LOYO em Dom Jan 10, 2010 10:07 am, editado 1 vez(es) | |
| | | MiguelC
Mensagens : 245 Data de inscrição : 16/08/2009 Localização : [em Stand-by]
| Assunto: Re: problemas suspensão Karmann ghia Dom Jan 10, 2010 7:34 am | |
| Antes de mais parabéns pelo Karmann, está lindo nessa cor e jantes. Quanto à suspensão acho realmente estranho o facto de não ter "pressão" e com o carro levantado fica realmente com um curso longo. "ou tenho o kit partido a meio das molas que não as consiga fixar e por fora os afinadores não mexem e por dentro as molas continuam soltas?" Também me lembrei disto Sabe-se que a suspensão é constuituida por laminas de aço fixas nas pontas pelos braços de suspensão e no meio por um parafuso que as segura, aí onde é aplicado o sistema sway a way. Ao alterar a posição do parafuso central faz com que a suspensão baixe ou levante. Concordo que pode ter acontecido o parafuso no interior de uma das barras de torção se tenha solto ou partido, depois é claro que se isto acontecer as laminas no interior deixam de fazer qualquer força e rodam soltas dentro, desta forma o curso maximo e minimo fica ainda maior pois apenas uma das barras de torção fica a funcionar e pode não ter rigidez suficiente para suportar o peso do carro. Problema ainda mais ampliado pelas mangas rebaixadas. A situação das laminas partidas também é plausivel mas quando acontece geralmente o carro fica com mais força de um lado que doutro, fica até inclinado. Ainda assim UMA mola partida não me parece que tenha todo esse impacto, pois o meu chassis tinha uma das molas partidas e ainda assim a suspensão suportava suficientemente o peso. Parece-me ser necessário ter várias molas partidas para ter todo esse efeito, uma situação não comum, improvavel. De qualquer forma não há muito que dizer ou fugir, seguramente que vai ter de ser aberto para ver como aquilo está por dentro, processo ainda algo trabalhoso mas que seguramente compensa pois é a segurança que está em risco. P.S: O sistema de rebaixamento que tenho no meu é um Kit Avis da Gene Berg que esta montado nas duas barras de torção da frente, no meu caso está feito para que mesmo soltando o parafuso que segura o sistema é possivel depois voltar a apontá-lo como estava sem dificuldade. Se tivesse um problema desses no chassis começava por ver se as duas barras tão a exercer força alternadamente. Não posso no entanto recomendar a fazer isto nesse caso pois o kit é diferente. Força nisso que essa máquina bem merece. | |
| | | sergiob
Mensagens : 10 Data de inscrição : 19/11/2009
| Assunto: Re: problemas suspensão Karmann ghia Seg Jan 11, 2010 12:43 pm | |
| obrigado pela ajuda.
a conselho do julio da montyparts disse-me para anular um dos sistemas, ou o sway a way ou mangas eixo, pois as duas coisas duplicam o rebaixamento...
Já arranjei um eixo usado, e tem muito mais "pressão" nas laminas que o meu.
De qualquer modo vou ensaiar e se resultar - se bem com as minhas mangas eixo, não vai haver milagres - vou tentar comprar laminas novas e reparar tudo.
amanhã já devo ter noticias melhores... | |
| | | LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: Re: problemas suspensão Karmann ghia Ter Jan 12, 2010 2:55 pm | |
| Realiza ai um bom trabalho pois a maquina merece Mas o teu se estivesse tudo OK vastava colocar o Kit no maxmo de altura e ficavam só as mangas de eixo a rebaixar o Karmann Ghia. Coloca depois as novidades | |
| | | sergiob
Mensagens : 10 Data de inscrição : 19/11/2009
| Assunto: Re: problemas suspensão Karmann ghia Qua Jan 13, 2010 5:40 am | |
| acho que descobri o problema
No eixo rebaixado os amortecedores não tem que ser a gás com pressão ao "fechar", ou seja, estarem a fazer força, sempre esticados?
ou podem ser os de origem que tem pressão ao "abrir"?
Como hei-de explicar, por ex, os amortecedores a óleo não "tem pressão", simplesmente fechamos ou abrimos ou amortecedor à mão tendo apenas "atrito" e quando largamos fica na posição em que está.
Nos amortecedores a gás, nós pressionamos e quando largamos faz tipo mola, esticam...
Não será esse o problema, eu tenho amortecedores a óleo no eixo da frente e não deveriam ser a gás, esticando e metendo o eixo na max altura? | |
| | | MiguelC
Mensagens : 245 Data de inscrição : 16/08/2009 Localização : [em Stand-by]
| Assunto: Re: problemas suspensão Karmann ghia Qua Jan 13, 2010 8:08 am | |
| Penso que não, uma coisa pouco ou nada está relacionada com outra.
Numa suspensão compete às molas (no caso do carocha, laminas) suportar o peso do carro e absorver irregularidades, aos amortecedores por outro lado, o seu propósito é controlar os movimentos da mola estabilizando-a para que a roda se mantenha em contacto com a estrada.
Esse efeito que os amortecedores a gas fazem não tem o propósito de suportar o peso do carro até porque tais como os outros podem ser recolhidos à mão. Eles são é geralmente classificados de heavy duty, amortecedores de rendimento mais elevado e mais duros dai que seja mais dificil de os fazer recolher.
No meu chassis não tenho os amortecedores colocados e ele tem a pressão normal caso o peso que coloque em cima do chassis não se mova. Se saltar em cima da suspensão, como não tem os amortecedores a fazer o efeito de "prisão" das laminas é claro que o curso vai ser maior.
Com o eixo rebaixado, dependendo claro do nível de rebaixamento, os amortecedores não podem ser os de origem, isto porque vão bater no fim. Como no meu caso isto acontece é devido a este aspecto que ainda não comprei os amortecedores para a réplica. Vou ter de medir o curso que tenho disponivel e comprar amortecedores rebaixados.
Quanto à ao anulamento de um dos sistemas, tal como já disse o LOYO, se o sistema tivesse a funcionar correctamente bastava colocar na posição original. O melhor mesmo é ver o que se passa com essas laminas. | |
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