Boas
Pois é infelizmente este veiculo arejado não é meu nem para mim , mas sim de um amigo e no qual estou envolvido na realização do projecto.
Depois de constatar que por essa net fora praticamente não existe um projecto destes descrito, e as enormes dificuldades que tivemos a fazer o estudo e a recolha de elementos, achei por bem abrir este tópico que espero dê uma ajuda a quem queira fazer algo similar, ou até a quem tenha lá por casa uma à espera de ser feita (ainda á várias), estas carroçarias têm uma história que anda algures na net.
Antes de mais quero agradecer ao Robalo pois foi ele praticamente que possibilitou este projecto desde o contacto para compra até muitos pormenores de construção que se disponibilizou sempre a fornecer, desde já em nome dos construtores
obrigado Robalo, mas ainda vamos necessitar de mais dicas.
Resumidamente aqui vai a aventura, conheço estas réplicas há muitos anos através de revistas da especialidade, entretanto a primeira que vi ao vivo foi numa concentração do Pardal salvo erro na primeira em Loures, e de tão perfeita que era foi necessário apalpa-la
para chegar à conclusão que era fibra.
Mais tarde e para aguçar o apetite saiu uma descrição na revista alemã VW Speed aonde trazia uma amarela que era simplesmente espectacular.
Em conversas e explicações lá convenci e levei mais um a ficar apanhado pelo vírus, ele nos passeios aqui pelo fórum descobriu a do Robalo e em conversas ficou a saber de uma que ainda restava para venda, depois de contactar o vendedor lá realizou o negócio.
Mas havia um problema a resolver o transporte, que acabou por ser feito pelo vendedor (pessoa simpática e prestável) mas sem antes ter feito uma operação que não era muito aconselhável cortar a carroçaria em duas para a transportar numa simples Ford Transit. Mas pronto lá acabou por chegar.
Que são perfeitas não tenho duvidas, tem uma qualidade e pormenores dignos de um veículo em fibra feito nas mais prestigiadas marcas de automóveis. Para quem aprecia a qualidade de construção de automóveis em fibra como o Lotus e outros desportivos esta é capaz de estar uns pontos acima, pronto chega de conversa é “alemã”
.
Alem da carroçaria trazia os tubos necessários alguns já soldados (por informação na oficina F. Pardal) para a montagem de um sub-chassi a ser montado no chassis VW, e um folheto com as instruções de montagem, que é muito vago e aqui sim o único ponto negativo, as instruções deviam ser mais completas e proporcionar mais informação, dá para ver e ficar com uma ideia, mas é tudo muito superficial, aqui foi muito útil as dicas do Robalo e inclusive as fotos que ele teve a amabilidade de andar a tirar e a enviar.
Entretanto o chassis já tinha sido todo decapado e pintado, no entanto esse trabalho foi mais para proteger da oxidação, pois a cor final será o preto.
Algumas imagens que tenho mas depois irei editar com mais de modo a completar.
Era necessário fazer o trabalho da fixação dos tubos do sub-chassis que vinham já unidos ao chassi vw original, optamos por aproveitar estes tubos e fixar tudo de novo, como opção recorreu-se a um profissional chapeiro da zona de Tondela, levou-se tudo para lá e confiou-se-lhe o trabalho, aqui um dissabor para o dono pois ele é que teve de acarretar com 44 horas de trabalho de soldadura rebarbar e alinhar, algo exagerado só para estas soldaduras, mas já estava feito, toca de ir buscar.
Aqui começaram os problemas quando observado em pormenor não foi utilizado o nível e tem medidas e diferenças na simetria entre os dois lados, e a carroçaria não assenta devidamente e perfeitamente em cima do chassis como devia, outro problema são as portas, aquando a soldadura ficou ligeiramente desalinhada em altura a frente com a traseira muito pouco mas o suficiente para as portas não fecharem e não alinharem perfeitamente.
O que parecia ser fácil e que era agora colocar a carroçaria e toca a montar, não vai ser vamos tornar a cortar a carroçaria e soldar de novo e fazer algumas correcções no sub-chassis, dois trabalhos, e uma sensação de frustração pelos euros e perca de tempo.
Desnível na soldadura
Provoca
Uma torção no sub chassi e desnivelamento provoca o seguinte
Umas imagens para ficarem com uma ideia de como são as entranhas de uma réplica deste tipo e a junção da carroçaria com o chassis
Actualidade.
A carroçaria foi retirada, e o chassis antes de mais pintado para proteger o metal da oxidação, se for necessário volta-se a pintar aonde for corrigida.
Hoje não foi possível tirar fotos deste trabalho mas amanhã cá estarão.
Até breve