VW CAROCHA

FÓRUM DE VW CAROCHAS E DERIVADOS TRANSFORMADOS
 
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 PREPARAÇÃO ATÉ 100CV

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LOYO

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MensagemAssunto: PREPARAÇÃO ATÉ 100CV   Seg Set 07, 2009 7:24 am

Através de algumas pesquisas vou colocar configurações de baixo custo, que com poucos euros ainda podemos alcançar boas prestações, e boas para quem se quer iniciar na preparação light do seu carocha.
Partindo do motor 1300cc original até a um 1600cc com aproximadamente 100cv,
As cabeças dos motores aqui mencionados são de admissão simples.
Prestações com caixas originais 35x8; 33x8 e 31x8.
Atenção que os pneus podem condicionar muito estas referências.
Estas opções de desempenho são com base no Carocha e acessórios da década de 60 a 70 com um peso em torno de 780kg em ordem de marcha. Buggys Replicas etc... terão acelerações e velocidades diferentes.
Os cálculos foram realizados com base em simuladores de desempenho.
Portanto todas as vossas opiniões e contribuições serão bem vinda, assim como outras configurações com outras cilindradas e preparações.

Do Motor 1300cc original até uma versão aumentada para 1600cc

Nº1

Motor 1300cc original, Potência – 38cv @ 4200 rpm (DIN) Torque – 8,4 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)

Desempenho com Caixa original do 1300 (35x8 )
Velocidade máxima – 127 km/h
Aceleração 0-100km/h – 22,0 seg.

Caixa original do 1500 (33x8 )
Velocidade máxima – 127 km/h
Aceleração 0-100km/h – 22,0 seg.

Caixa original do 1303S (31x8 )
Velocidade máxima – 129 km/h
Aceleração 0-100km/h – 22,5 seg.
Pneu no eixo traseiro 185/60 R14


Nº2

Motor 1300cc com uma preparação muito suave
Modificações:

Filtro competição
Folga do platinado de 0,15mm
Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
Gicleur de combustível 125 ou 127,5
Folga das válvulas reguladas a frio 0,05mm
Escape dimensionado 4x1
Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha)
Potência – 43cv @ 4200 rpm (DIN)
Torque – 8,6 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)

Desempenho máximo.

Caixa original do 1300 (35x8 )
Velocidade máxima – 131 km/h
Aceleração 0-100km/h – 20,6 seg.

Caixa original do 1500 (33x8 )
Velocidade máxima – 131 km/h
Aceleração 0-100km/h – 20,7 seg.

Caixa original do 1303s (31x8 )
Velocidade máxima – 132 km/h
Aceleração 0-100km/h – 20,9 seg.

Nº3

Motor 1300cc preparação light com dois carburadores
Modificações:

Filtros de competição
Folga do platinado 0,15mm
Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
Dois carburadores solex 32 original.
Folga das válvulas reguladas a frio 0,05mm
Escape dimensionado 4x1
Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha)
Potência – 46cv @ 4200 rpm (DIN)
Torque – 9,3 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)

Desempenho máximo.

Caixa original do 1300 (35x8 )
Velocidade máxima – 133 km/h
Aceleração 0-100km/h – 19 seg.

Caixa original do 1500 (33x8 )
Velocidade máxima – 136 km/h
Aceleração 0-100km/h – 19,2 seg.

Caixa original do 1303s (31x8 )
Velocidade máxima – 136 km/h
Aceleração 0-100km/h – 19,2 seg.


Nº4

Motor 1300cc preparação light com dois carburadores e arvore de cames “W100” de 276 graus Marca Engle
Modificações:

Filtros de competição
Folga de platinado de 0,15mm
Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
Dupla carburação solex 32.
Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
Escape dimensionado 4x1
Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha)
Comando Engle W100 (276 graus)
Potência – 69cv @ 6000 rpm (DIN)
Torque – 10,4 kgf.m @ 3800 rpm (DIN)

Desempenho máximo.

Caixa original do 1300 (35x8 )
Velocidade máxima – 159 km/h
Aceleração 0-100km/h – 12,8 seg.

Caixa original do 1500 (33x8 )
Velocidade máxima – 159 km/h
Aceleração 0-100km/h – 13,3 seg.

Caixa original do 1303s (31x8 )
Velocidade máxima – 157 km/h
Aceleração 0-100km/h – 14 seg.


Motor com 1500cc

Nº5

Motor 1500cm3 original
Potência – 42cv @ 4200 rpm (DIN)
Torque – 9,4 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)

Desempenho máximo.

Caixa original do 1300 (35x8 )
Velocidade máxima – 132 km/h
Aceleração 0-100km/h –19,6seg.

Caixa original do 1500 (33x8 )
Velocidade máxima – 133 km/h
Aceleração 0-100km/h – 19,8 seg.

Caixa original do 1303s (31x8 )
Velocidade máxima – 133 km/h
Aceleração 0-100km/h – 19,7 seg.


Última edição por LOYO em Seg Set 07, 2009 7:46 am, editado 3 vez(es)
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LOYO

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MensagemAssunto: Re: PREPARAÇÃO ATÉ 100CV   Seg Set 07, 2009 7:25 am

Nº6

Motor 1500cc preparação light
Modificações:

Filtro competição
Folga de platinado de 0,15mm
Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
Gicleur de combustível 132,5 ou 135
Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
Escape dimensionado 4x1
Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha)
Potência – 48cv @ 4200 rpm (DIN)
Torque – 9,5 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)

Desempenho máximo.

Caixa original do 1300 (35x8 )
Velocidade máxima – 133 km/h
Aceleração 0-100km/h – 18,3 seg.

Caixa original do 1500 (33x8 )
Velocidade máxima – 137 km/h
Aceleração 0-100km/h – 18,6 seg.

Caixa original do 1303s (31x8 )
Velocidade máxima – 137 km/h
Aceleração 0-100km/h – 18,5 seg.

Nº7

Motor 1500cc preparação light com dois carburadores
Modificações:

Filtros competição
Folga de platinado de 0,15mm
Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
Dupla carburação solex 32 original da Brasílias.
Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
Escape dimensionado 4x1
Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha)
Potência – 52cv @ 4200 rpm (DIN)
Torque – 10,3 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)

Desempenho máximo.

Caixa original do 1300 (35x8 )
Velocidade máxima – 134 km/h
Aceleração 0-100km/h – 16,9 seg.
Pneu no eixo traseiro 195/65R15

Caixa original do 1500 (33x8 )
Velocidade máxima – 140 km/h
Aceleração 0-100km/h – 17 seg.
Pneu no eixo traseiro 195/65 R15

Caixa original do 1303s (31x8 )
Velocidade máxima – 141 km/h
Aceleração 0-100km/h – 17,1 seg.
Pneu ino eixo traseiro 185/60 R15

Nº8

Motor 1500cc preparação light com dupla carburação, comando “W100” de 276 graus Engle
Modificações:

Filtros comprtição
Folga de platinado de 0,15mm
Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
Dupla carburação solex 32 original da Brasília.
Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
Escape dimensionado 4x1
Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha)
Comando das válvula Engle W100 (276 graus)
Potência – 74cv @ 6000 rpm (DIN)
Torque – 11,1 kgf.m @ 3800 rpm (DIN)

Desempenho máximo.

Caixa original do 1300 (35x8 )
Velocidade máxima – 162 km/h
Aceleração 0-100km/h – 11,9 seg.
Pneu no eixo traseiro 185/60R14

Caixa original do 1500 (33x8 )
Velocidade máxima – 163 km/h
Aceleração 0-100km/h – 12,4 seg.
Pneu no eixo traseiro 185/60 R14

Caixa original do 1303s (31x8 )
Velocidade máxima – 162 km/h
Aceleração 0-100km/h – 13,1 seg.
Pneu no eixo traseiro 185/60 R14


Última edição por LOYO em Seg Set 07, 2009 7:46 am, editado 1 vez(es)
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LOYO

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MensagemAssunto: Re: PREPARAÇÃO ATÉ 100CV   Seg Set 07, 2009 7:28 am

Motor 1600cc

Nº9

Motor 1600cc original carburador simples
Potência – 50cv @ 4200 rpm (DIN)
Torque – 10,7 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)

Desempenho máximo.

Caixa original do 1300 (35x8 )
Velocidade máxima – 133 km/h
Aceleração 0-100km/h –16,7seg.
Pneu no eixo traseiro 195/70R14

Caixa original do 1500 (33x8 )
Velocidade máxima – 139 km/h
Aceleração 0-100km/h – 17 seg.
Pneu no eixo traseiro 185/65 R15

Caixa original do 1303s (31x8 )
Velocidade máxima – 139 km/h
Aceleração 0-100km/h – 17,1 seg.
Pneu no eixo traseiro 185/60 R15

Nº 10

Motor 1600cc original carburação dupla
Potência – 54cv @ 4200 rpm (DIN)
Torque – 11,5 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)

Desempenho máximo.

Caixa original do 1300 (35x8 )
Velocidade máxima – 133 km/h
Aceleração 0-100km/h –15,5seg.
Pneu no eixo traseiro 195/70R14

Caixa original do 1500 (33x8 )
Velocidade máxima – 141 km/h
Aceleração 0-100km/h – 15,8 seg.
Pneu no eixo traseiro 185/65 R15

Caixa original do 1303s (31x8 )
Velocidade máxima – 144 km/h
Aceleração 0-100km/h – 15,9 seg.
Pneu no eixo traseiro 195/70 R14

Nº11

Motor 1600cc carburador simples
Modificações:

Filtro competição
Folga de platinado de 0,15mm
Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
Gicleur de combustível 132,5 ou 135
Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
Escape dimensionado 4x1
Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha)
Potência – 55 cv @ 4200 rpm (DIN)
Torque – 10,9 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)

Desempenho máximo.

Caixa original do 1300 (35x8 )
Velocidade máxima – 133 km/h
Aceleração 0-100km/h –15,5seg.
Pneu no eixo traseiro 195/70R14

Caixa original do 1500 (33x8 )
Velocidade máxima – 141 km/h
Aceleração 0-100km/h – 15,8 seg.
Pneu no eixo traseiro 185/65 R15

Caixa original do 1303s (31x8 )
Velocidade máxima – 144 km/h
Aceleração 0-100km/h – 15,9 seg.
Pneu no eixo traseiro 195/70 R14

Nº12

Motor 1600cc carburação dupla preparação light
Modificações:

Filtro competição
Folga de platinado de 0,15mm
Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
Dupla carburação solex 32 original da Brasílias.
Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
Escape dimensionado 4x1
Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha)
Potência – 59cv @ 4200 rpm (DIN)
Torque – 11,7 kgf.m @ 2200 rpm (DIN)

Desempenho máximo.

Caixa original do 1300 (35x8 )
Velocidade máxima – 133 km/h
Aceleração 0-100km/h – 14,7 seg.
Pneu no eixo traseiro 195/70R14

Caixa original do 1500 (33x8 )
Velocidade máxima – 141 km/h
Aceleração 0-100km/h – 14,9 seg.
Pneu no eixo traseiro 195/70 R14

Caixa original do 1303s (31x8 )
Velocidade máxima – 148 km/h
Aceleração 0-100km/h – 15,1 seg.
Pneu no eixo traseiro 195/70 R14

Nº13

Motor 1600cc preparação light dupla carburação, comando “W100” de 276 graus da Marca Engle
Modificações:

Filtro competição
Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
Dupla carburação solex 32 original da Brasília.
Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
Escape dimensionado 4x1
Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha)
Comando Engle W100 (276 graus)
Potência – 84cv @ 6000 rpm (DIN)
Torque – 12,6 kgf.m @ 3800 rpm (DIN)

Desempenho máximo.

Caixa original do 1300 (35x8 )
Velocidade máxima – 169 km/h
Aceleração 0-100km/h – 10,6 seg.
Pneu no eixo traseiro 185/60R14

Caixa original do 1500 (33x8 )
Velocidade máxima – 170 km/h
Aceleração 0-100km/h – 11 seg.
Pneu no eixo traseiro 185/60 R14

Caixa original do 1303s (31x8 )
Velocidade máxima – 170 km/h
Aceleração 0-100km/h – 11,5 seg.
Pneu no eixo traseiro 185/60 R14

Nº14

Motor 1600cc preparação light dupla carburação, comando “W110” de 284 graus da Marca Engle
Modificações:

Filtros competição
Folga de platinado de 0,15mm
Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
Dupla carburação solex 32 original da Brasília.
Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
Escape dimensionado 4x1
Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha)
Comando Engle W110 (284 graus)
Molas de válvulas reforçadas ou duplas para suportar a RPM sem flutuar.
Potência – 98cv @ 6300 rpm (DIN)
Torque – 13,3 kgf.m @ 4000 rpm (DIN)

Desempenho máximo.

Caixa original do 1300 (35x8 )
Velocidade máxima – 179 km/h
Aceleração 0-100km/h – 9,8 seg.
Pneu no eixo traseiro 185/60R14

Caixa original do 1500 (33x8 )
Velocidade máxima – 179 km/h
Aceleração 0-100km/h – 10,1 seg.
Pneu no eixo traseiro 185/60 R14

Caixa original do 1303s (31x8 )
Velocidade máxima – 179 km/h
Aceleração 0-100km/h – 10,6 seg.
Pneu no eixo traseiro 185/60 R14
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MiguelC

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MensagemAssunto: Re: PREPARAÇÃO ATÉ 100CV   Seg Set 07, 2009 1:33 pm

Brutal tópico para dar uma idéia aos novatos de quanto podem extrair dos seus motores.
Agora é imprimir o numero 14 e entregar ao mecânico Twisted Evil
A puxar uns 550kg já deve dar o seu gozo. Laughing
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LOYO

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MensagemAssunto: Re: PREPARAÇÃO ATÉ 100CV   Seg Set 07, 2009 2:03 pm

calma, ainda à muitas configurações, ainda é cedo para ir ao mecânico Wink
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PedroK



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MensagemAssunto: Re: PREPARAÇÃO ATÉ 100CV   Qua Jun 30, 2010 8:22 am

Boas!

Reparei que isto é um género de simulação e que de certeza deu muito trabalho a fazer e a apurar e que pode não corresponder realmente à verdade, mas existem alguns dados no final (modificações 13 e 14) que me deixaram um pouco intrigado. scratch

Quer dizer que com uma caixa de um 1300 conseguimos alcançar aquela velocidade de ponta, a mesma que as outras mais longas Question

Reparando nos valores de velocidade nas modificações anterioes... O uso das arvores de cames Engle faz a velocidade máxima disparar. Estas fazem assim tanta diferença?

Sempre pensei que uma caixa tem um limite e por mais alterações que se façam ao bloco, a velocidade de ponta fica sempre comprometida com a caixa, não?
Eu percebo muito pouco ou nada de mecânica e longe de mim duvidar do vosso conhecimento, mas... não deixa de me parecer estranho scratch

Tudo isto porque eu estava a pensar comprar uma caixa (8x33) para o meu bloco 1600 (Brasilia) que pretendo modificar ligeiramente, por exemplo mod. 13 ou 14, mas pelo que vejo aqui... mais vale deixar a caixa do 1300 onde está, não é? Very Happy

Muito obrigado pela resposta (adiantado) e os meus melhores cumprimentos Wink
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MiguelC

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MensagemAssunto: Re: PREPARAÇÃO ATÉ 100CV   Qua Jun 30, 2010 9:17 am

PedroK escreveu:
Boas!

Reparei que isto é um género de simulação e que de certeza deu muito trabalho a fazer e a apurar e que pode não corresponder realmente à verdade, mas existem alguns dados no final (modificações 13 e 14) que me deixaram um pouco intrigado. scratch

Quer dizer que com uma caixa de um 1300 conseguimos alcançar aquela velocidade de ponta, a mesma que as outras mais longas Question

Reparando nos valores de velocidade nas modificações anterioes... O uso das arvores de cames Engle faz a velocidade máxima disparar. Estas fazem assim tanta diferença?

Sempre pensei que uma caixa tem um limite e por mais alterações que se façam ao bloco, a velocidade de ponta fica sempre comprometida com a caixa, não?
Eu percebo muito pouco ou nada de mecânica e longe de mim duvidar do vosso conhecimento, mas... não deixa de me parecer estranho scratch

Tudo isto porque eu estava a pensar comprar uma caixa (8x33) para o meu bloco 1600 (Brasilia) que pretendo modificar ligeiramente, por exemplo mod. 13 ou 14, mas pelo que vejo aqui... mais vale deixar a caixa do 1300 onde está, não é? Very Happy

Muito obrigado pela resposta (adiantado) e os meus melhores cumprimentos Wink

Os valores apresentados nas preparações são meramente exemplificativos, a velocidade máxima da caixa mais curta ser igual à de outras mais longas não podem, pois claro, ser levados muito a sério.

No entanto repara que a velocidade máxima de um carro é determinada pela quanta rotação o motor consegue atingir na relação mais alta que a caixa disponibiliza. Ou seja, imagina um que chega à velocidade máxima a 160, se o motor conseguir fazer mais 1000 rpm (o que já é necessário mexer alguma coisa) tem-se no fim um carro com bastante mais ponta. No entanto a 160 vai na mesma rotação que anteriormente.
Daí que a árvore de cames modificada com cabeças preparadas possa ter tanta influencia em ponta.

Para exemplificar melhor fui a este topico
http://carocha.forumeiros.com/c-a-i-x-a-t-r-a-n-s-m-i-s-s-a-o-f5/calculo-dos-rapports-da-caixa-de-velocidades-t99.htm

e com os dados da caixa 1300 calculei as relações.

O resultado foi o seguinte.



Nada mau para a caixa do 1300.
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LOYO

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MensagemAssunto: Re: PREPARAÇÃO ATÉ 100CV   Dom Jul 04, 2010 1:32 pm

As caixas carochas 1500 têm 8x33 e uma quarta 0,88.
As caixas 1303S (AT) são 8x31 com a quarta 0,93 que é mais curta.

8x31=3,875 Assim: (8x31) 3,875x0,93=3,60

8x33=4,125 Assim:(8x33) 4,125x0,88=3,63

uma diferença minima, o resultado é uma velocidade de ponta muito idêntica

Cumps
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MensagemAssunto: Re: PREPARAÇÃO ATÉ 100CV   Sab Ago 14, 2010 9:55 pm

o unico problema que vejo nos exemplos citados , sao as cabecas de entrada simples , que vao " amarrar" o motor acima de 4500 rpm , aqui so fazemos preparacoes com comandos giradores com "cabecas " de entrada dupla.

existe ainda a posibilidade de usar o comando w110 ou mesmo os da linha turbo como o tcs 10 , que vao dar uma boa marcha lenta e girar bem mais que o comando original.

quanto a velocidade de ponta , alem da rotacao atingida , temos aindaque considerar a aerodinamica que exige mais do motor conforme aumenta a velocidade , uma caixa longe pode ter menor velocidade que uma mais curta se o motor nao tiver forca pra " encher a caixa" , sendo , nesse caso preferivel usar uma mais curta.
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fabricio.vergetti



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MensagemAssunto: Re: PREPARAÇÃO ATÉ 100CV   Sab Ago 14, 2010 10:00 pm

LOYO escreveu:
As caixas carochas 1500 têm 8x33 e uma quarta 0,88.
As caixas 1303S (AT) são 8x31 com a quarta 0,93 que é mais curta.

8x31=3,875 Assim: (8x31) 3,875x0,93=3,60

8x33=4,125 Assim:(8x33) 4,125x0,88=3,63

uma diferença minima, o resultado é uma velocidade de ponta muito idêntica

Cumps

aqui so existem para as longas ( 8x31) a relacao de 4ª marcha 0,88 , tornando nossas caixas longas mesmo.

assim : (8x31) 3,875x0,88 = 3,41

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LOYO

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MensagemAssunto: Re: PREPARAÇÃO ATÉ 100CV   Sex Ago 27, 2010 3:27 pm

Obrigado pela partilha fabricio.vergetti

Já agora sabes se no Brasil as relações das caixas 8x33 do Fusca 1500 de 1976 é igual às da Brasilia 1600?

Cumprimentos
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arvardai



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MensagemAssunto: Re: PREPARAÇÃO ATÉ 100CV   Dom Set 19, 2010 6:38 am

Ola pessoal,parabens pelo forum,acabei de comprar um 80 1300L vou andar com ele sempre carregado,e por rodovias planas,poucas subidas,qual seria amelhor config para o fukinha

abraco a todos
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arvardai



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MensagemAssunto: Re: PREPARAÇÃO ATÉ 100CV   Dom Set 19, 2010 6:40 am

Filtros de competição
Folga de platinado de 0,15mm
Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
Dupla carburação solex 32.
Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
Escape dimensionado 4x1
Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha)
Comando Engle W100 (276 graus)
Potência – 69cv @ 6000 rpm (DIN)
Torque – 10,4 kgf.m @ 3800 rpm (DIN)


tava pensando nisto aqui,mais nao sei se e o certo

desculpe o flood Basketball
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LOYO

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MensagemAssunto: Re: PREPARAÇÃO ATÉ 100CV   Dom Set 19, 2010 12:55 pm

Bem vindo ao forum, Pois fusca de 1980 só no Brasil e Mexico salvo edições especiais na Europa.

Colocava tambem um distribuidor 009 de preferência electronico, isto se já não tiver pois as configurações no Brasil têm algumas diferênças.

atenção que as folgas mencionadas tambêm ficam limitadas pelo desgaste do motor, caso não tenha sido rectificado.


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arvardai



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MensagemAssunto: Re: PREPARAÇÃO ATÉ 100CV   Dom Set 19, 2010 10:42 pm

LOYO escreveu:
Bem vindo ao forum, Pois fusca de 1980 só no Brasil e Mexico salvo edições especiais na Europa.

Colocava tambem um distribuidor 009 de preferência electronico, isto se já não tiver pois as configurações no Brasil têm algumas diferênças.

atenção que as folgas mencionadas tambêm ficam limitadas pelo desgaste do motor, caso não tenha sido rectificado.



Pretendo retificar na hora da montagem
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f_valentim



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MensagemAssunto: Re: PREPARAÇÃO ATÉ 100CV   Seg Out 04, 2010 10:35 am

Tenho aqui algumas questões:

-folga de 0,15 no platinado


Qual distribuidor? A faísca sai melhor?

- folga de 0,05 a frio

0,15 não é bom? menos folga quando motor aquecer não vai deixar as válvulas abertas? eu já experimentei e o resultado não foi muito bom

- 15 graus de avanço inicial?

qual distribuidor?
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LOYO

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MensagemAssunto: Re: PREPARAÇÃO ATÉ 100CV   Seg Out 04, 2010 1:56 pm

Deve ser para trabalhar com Álcool, dá mais potência, e as afinações são diferêntes.
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f_valentim



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MensagemAssunto: Re: PREPARAÇÃO ATÉ 100CV   Seg Out 04, 2010 6:04 pm

Pois...... não se encaixa no nosso país.
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MensagemAssunto: Re: PREPARAÇÃO ATÉ 100CV   Qui Maio 19, 2011 7:37 am

Quanto poderá custar a preparaçãp nº8 ?

Lamento mas não tenho a mínima ideia quanto a custos.

Estou a pensar em procurar dois carburadores do alfa 33 para mexer no meu motor (é um 1500) Tinha pensado só em mudar os carburadores, os platinados e uma ou outra coisa pequena. Quanto poderá ser o aumento de potência só com os carburadores duplos weber 36 ou 40 IDF?

obrigado pela ajuda.
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MensagemAssunto: Re: PREPARAÇÃO ATÉ 100CV   Qui Maio 19, 2011 3:12 pm

Boas para um motor 1500 sem alterar a cilindrada nem mexer no interior, (arvore de cames, molas, tuches etc...) basta colocar dois carburadores solex provenientes da Brasilia, e mesmo assim convem colocar um distribuidor 009 e uma bobine azul Bosch, e um escape 4/1, vais notar algumas melhorias mas nada de extraordinário, se o VW é um 1500 de origem terás uma caixa de velocidades com uma relação 8x33.
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MensagemAssunto: Re: PREPARAÇÃO ATÉ 100CV   Sex Maio 20, 2011 3:03 am

os carburadores do alfa não são melhores ???
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MensagemAssunto: Re: PREPARAÇÃO ATÉ 100CV   Sex Maio 20, 2011 3:26 am

Aqui vão umas imagens tiradas à pressa do menino antes de mexer (só tirei o motor para reparar a embraiagem) só para abrir o apetite.







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Ludo



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MensagemAssunto: Re: PREPARAÇÃO ATÉ 100CV   Sex Jun 03, 2011 6:21 am

Estou a pensar em fazer a preparação nº 8:

Motor 1500cc preparação light com dupla carburação, comando “W100” de 276 graus Engle
Modificações:

Filtros comprtição
Folga de platinado de 0,15mm
Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
Dupla carburação solex 32 original da Brasília.
Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
Escape dimensionado 4x1
Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha)
Comando das válvula Engle W100 (276 graus)
Potência – 74cv @ 6000 rpm (DIN)
Torque – 11,1 kgf.m @ 3800 rpm (DIN)

Mas não queria alterar o comando das válvulas, pois não me apetece abrir outra vez o motor. Averá algum problema em não alterar o comando das válvulas?
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f_valentim



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MensagemAssunto: Re: PREPARAÇÃO ATÉ 100CV   Sex Jun 03, 2011 2:51 pm

1600 stock
carburadores brasilia ( sem filtros )

87cv 6000rpm


Se não meteres uma àrvore de cames agora, não vai ser depois que a metes sem abrires o motor.


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MensagemAssunto: Re: PREPARAÇÃO ATÉ 100CV   Qui Jul 14, 2011 1:38 pm

LOYO escreveu:
Boas para um motor 1500 sem alterar a cilindrada nem mexer no interior, (arvore de cames, molas, tuches etc...) basta colocar dois carburadores solex provenientes da Brasilia, e mesmo assim convem colocar um distribuidor 009 e uma bobine azul Bosch, e um escape 4/1, vais notar algumas melhorias mas nada de extraordinário, se o VW é um 1500 de origem terás uma caixa de velocidades com uma relação 8x33.


OK.

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