VW CAROCHA

FÓRUM DE VW CAROCHAS E DERIVADOS TRANSFORMADOS
 
InícioInício  PortalPortal  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
Últimos assuntos
» A vareta da valvula saltou do martelo
Seg Jul 04, 2016 2:11 am por Boss

» Carocha esquecido
Seg Abr 13, 2015 1:00 pm por Verissimo

» Apresentação
Ter Fev 24, 2015 4:05 pm por LourencOldSchool

» rui 1302s
Sex Dez 26, 2014 2:57 pm por rui

» duvida carburador
Sab Dez 13, 2014 4:16 pm por martins

» preparação de cabeças de motor 1600cc
Qua Out 29, 2014 4:30 pm por Klavadish

» Problemas na afinação dos carburadores duplos
Ter Ago 05, 2014 5:03 am por f_valentim

» Restauro Carocha 72
Ter Jul 01, 2014 2:49 am por teixeirasergio

» Apresentação
Ter Jul 01, 2014 2:43 am por teixeirasergio

Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Fórum
Parceiros

Compartilhe | 
 

 Preparação Motor TIPO IV 2366cc

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
pavik



Mensagens : 56
Data de inscrição : 30/08/2009
Idade : 49
Localização : França região de Paris

MensagemAssunto: Preparação Motor TIPO IV 2366cc   Sab Out 24, 2009 11:00 am

Boa noite a todos...

Vou apresentar-vos uma preparação de um motor tipo 4.

A configuração é a seguinte:

-Bloco tipo 4 2,0L
-Cambota 71mm STD
-Volante de motor 215mm com kit embraiagem LUK
-Pouli graduada em aluminio
-Kit de pistons 103mm forjados
-Bielas BAS polidas e equilibradas
-Arvore de cames WEBCAM 86c 310 graus, 13mm abertura
-Varetas em cromoly
-tuches mecânicas WEBCAM
-Bomba de oleo Melling 30mm
-Cabeças CU com valvulas inox em 44x38mm com molas simples WEBCAM
-Colectores de admissão CSP
-Carburadores WEBER IDF 44mm com venturis em 38mm
-Linha de escape BAS com dois silenciadores
-Distribuidor 009
-Turbina PORSCHE

Depois desta descrição passamos a montagem...


Última edição por pavik em Sab Out 24, 2009 3:00 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
LOYO

avatar

Mensagens : 1083
Data de inscrição : 03/03/2009
Idade : 55
Localização : Tondela

MensagemAssunto: Re: Preparação Motor TIPO IV 2366cc   Sab Out 24, 2009 12:44 pm

Mais um motor exemplar, Shocked estes motores até fazem sonhar drunken
Venham as fotos Wink

Cumps
Voltar ao Topo Ir em baixo
pavik



Mensagens : 56
Data de inscrição : 30/08/2009
Idade : 49
Localização : França região de Paris

MensagemAssunto: Re: Preparação Motor TIPO IV 2366cc   Sab Out 24, 2009 1:00 pm

Aqui vão as fotos, depois so faltam os comentários...




Nestas duas primeiras fotos podem ver o motor montado para ensaiar e tirar medidas como DH (altura do topo do piston ao topo do cilindro). A barra que apertei contra o topo do cilindro serve a bloquear o cilindro para tirar uma medida correcta do DH.



Montei uma cabeça provisóriamente para verificar se todo se encaixa sem dificuldades assim como o volante de motor para verificar a folga axial.




Como podem verificar estes pistons têm saias extremamente curtas,








Desta vez a montagem foi definitiva o bloco foi apertado com os binários correspondentes...

Passamos de seguida a montagem das bielas, pois eu tenho o hábito de montar as bielas depois de fechar o bloco.





As bielas são as BAS polidas que vêm já com um muito bom acabamento, basta uns pequenos toques e é so montar.




O peso de cada biela é praticamente o mesmo, com um pequeno toque final e ficam ao top.







As bielas são apertadas a 4 N.m e tem de ficar livres, todos os bronzes
antes de montados são passados á lixa de 800 para limpar a primeira camada. Este procidimento aumenta a longividadedo motor.





Finalizo por hoje com a montagem do retentor do lado da poli...

Para a proxima há mais.
Voltar ao Topo Ir em baixo
LOYO

avatar

Mensagens : 1083
Data de inscrição : 03/03/2009
Idade : 55
Localização : Tondela

MensagemAssunto: Re: Preparação Motor TIPO IV 2366cc   Dom Out 25, 2009 10:09 am

Boas Pavik
Um trabalho impecável Wink

Montas as bielas depois de fechar o bloco, só no t4 ou no t1 tambem? e isso por alguma razão em especial?

A passgem de lixa 800 nos bronzes, vai fazer com que a lubrificação melhor devido à textura e ao aumento de quantidade de oleo que conseguem reter??

É a curiosidade Very Happy

Cumprimentos
Voltar ao Topo Ir em baixo
MiguelC

avatar

Mensagens : 245
Data de inscrição : 16/08/2009
Localização : [em Stand-by]

MensagemAssunto: Re: Preparação Motor TIPO IV 2366cc   Dom Out 25, 2009 1:14 pm

Muito interessante ver o trabalho minucioso que esse motor leva, o resultado final deverá ser fantástico.
Voltar ao Topo Ir em baixo
pavik



Mensagens : 56
Data de inscrição : 30/08/2009
Idade : 49
Localização : França região de Paris

MensagemAssunto: Re: Preparação Motor TIPO IV 2366cc   Qua Out 28, 2009 10:26 am

Boas LOYO

Para responder a tua questão; Eu monto sempre as bielas depois de fechar o bloco tanto para um tipo1 como para um tipo 4.

Uma das razões é que se torna mais fácil a montagem da combota e o alinhamento dos bronzes no bloco com os respectivos pinos devido ao menor peso. Pois com as bielas já montadas o conjunto é mais pesado e mais dificil de alinhar.

Outra razão é que sem as bielas e uma vez montado o volante de motor e o bloco correctamente apertado, podemos fazer rodar o conjunto para verificar se não existem prisões no movimento rotativo da cambota...

Se lançarmos o volante de motor ele tem de dar mais de duas voltas completas livremente. com as bielas pendurádas não é possivel fazer rodar a combota pois elas batem por todo o lado...

São poucos os que montam o motor VW desta forma... Very Happy

Até breve.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Santos

avatar

Mensagens : 60
Data de inscrição : 09/04/2009
Idade : 45
Localização : NELAS

MensagemAssunto: Re: Preparação Motor TIPO IV 2366cc   Qua Out 28, 2009 1:31 pm

cheers
Fantástico...

Uma pergunta ...é facil a montagem das bielas depois?? o acesso para o aperto não me parce muito grande ou é preciso algum truque?... o espaço é o suficente?

Simplesmente fantástico...

Só por curiosidade, Quanto pode custar um projecto destes?? Se poderes responder claro se não eu compreendo...

Cumprimentos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
pavik



Mensagens : 56
Data de inscrição : 30/08/2009
Idade : 49
Localização : França região de Paris

MensagemAssunto: Re: Preparação Motor TIPO IV 2366cc   Sex Out 30, 2009 12:28 pm

Boa noite a todos

Quanto a tua pergunta Santos, as bielas montam-se bem num motor tipo 4, no tipo 1 é um pouco mais apertado mas dá para passar as mãos para encaixar as bielas e aperta-las correctamente.

Quanto ao orçamento este motor completo e montado num carocha com escape BAS e turbina PORSCHE passa dos 10K€... Evil or Very Mad Evil or Very Mad

Mas com um motor destes e com um bom chassi mais uma caixa de velocidades compativel, podes picar-te com todo o tipo de automovel desportivo... Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

Por enquanto este projecto está parado pois estou a espera das cabeças, que foram para a rectificação...

Até breve
Voltar ao Topo Ir em baixo
LOYO

avatar

Mensagens : 1083
Data de inscrição : 03/03/2009
Idade : 55
Localização : Tondela

MensagemAssunto: Re: Preparação Motor TIPO IV 2366cc   Sex Out 30, 2009 1:34 pm

Boas Pavik

Uma curiosidade, estou farto de procurar e não encontro nada sobre pesos ( não é K€ Very Happy ) é mesmo os pesos dos motores, sabes qual o peso de um Motor completo Ti preparado 1914cc e um t4 equivalente, é um tema que não encontro, se souberes agradeço mesmo que seja valores aproximados.
Desculpa estar sempre com perguntas Embarassed

Abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo
pavik



Mensagens : 56
Data de inscrição : 30/08/2009
Idade : 49
Localização : França região de Paris

MensagemAssunto: Re: Preparação Motor TIPO IV 2366cc   Sex Out 30, 2009 2:08 pm

Boa noite LOYO

Para um tipo 1 1915cc podemos obter um peso de 3K€ ou um pouco mais dependendo da escolha dos carburadores e linha de escape.

Para um tipo 4 a turbina PORSCHE e a linha de escape fazem aumenter bastante o orçamento e as peças são mais caras por isso para um 2,0 L podemos contar com 6K€

Eu neste momento estou a acabar um 1915cc que devo começar a rodagem para o mês que vem...

Este motor depois de rodado é para vender...(fica aqui a informação)

Até breve...
Voltar ao Topo Ir em baixo
MiguelC

avatar

Mensagens : 245
Data de inscrição : 16/08/2009
Localização : [em Stand-by]

MensagemAssunto: Re: Preparação Motor TIPO IV 2366cc   Sab Out 31, 2009 4:53 am

Penso que o loyo estava curioso era sim em saber o peso na balança e não o peso na carteira. Wink
Voltar ao Topo Ir em baixo
LOYO

avatar

Mensagens : 1083
Data de inscrição : 03/03/2009
Idade : 55
Localização : Tondela

MensagemAssunto: Re: Preparação Motor TIPO IV 2366cc   Sab Out 31, 2009 5:22 am

Era isso mesmo o peso na balança Very Happy

De qualquer modo essa informação do Pavik também é importante Wink
E preços muito interessantes Very Happy

Cumprimentos
Voltar ao Topo Ir em baixo
fanando

avatar

Mensagens : 44
Data de inscrição : 03/11/2009
Idade : 35
Localização : Algarve

MensagemAssunto: Re: Preparação Motor TIPO IV 2366cc   Qua Nov 04, 2009 9:35 am

Espectacular Pavik

Quando a chapa e chassis da van estiverem restaurados, vamos ver ke veneno podemos pôr la dentro Twisted Evil

Consegues dar uma ideia de consumos, tanto deste tipo IV como o tipo I?
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.57bastard.blogspot.com
TÓ-ZÉ

avatar

Mensagens : 445
Data de inscrição : 29/07/2009
Idade : 49
Localização : Seixal - margem sul - Setubal

MensagemAssunto: Re: Preparação Motor TIPO IV 2366cc   Qua Nov 04, 2009 1:28 pm

fanando escreveu:
Espectacular Pavik

Quando a chapa e chassis da van estiverem restaurados, vamos ver ke veneno podemos pôr la dentro Twisted Evil

Consegues dar uma ideia de consumos, tanto deste tipo IV como o tipo I?

Laughing ...enquanto estiver em rodagem...18L /100 Kms a 20L/100Kms ou até um pouco mais... Rolling Eyes mas não te assustes que isso depois passa... Laughing
Voltar ao Topo Ir em baixo
pavik



Mensagens : 56
Data de inscrição : 30/08/2009
Idade : 49
Localização : França região de Paris

MensagemAssunto: Re: Preparação Motor TIPO IV 2366cc   Qui Nov 05, 2009 9:45 am

Boa noite a todos

Depois da rodagem podes contar com médias entre os 10 e 15 Litros depende do estilo de condução...

Mas um 2,4 L não é propriamente um motor para olhar para os consumos...

Com um 2,0 L tipo 1 pode contar com medias mais baixas mas dificil de descer abaixo dos 9 litros numa typo 2.

Nos carochas conseguem-se médias melhores... Very Happy
Voltar ao Topo Ir em baixo
fanando

avatar

Mensagens : 44
Data de inscrição : 03/11/2009
Idade : 35
Localização : Algarve

MensagemAssunto: Re: Preparação Motor TIPO IV 2366cc   Qui Nov 05, 2009 11:32 am

Isso na rodagem chupa eheh- Mas até são os consumos que etava a espera depois da rodagem.

Já ha carro para colocar este motor? Força ai com estas bombas
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.57bastard.blogspot.com
pavik



Mensagens : 56
Data de inscrição : 30/08/2009
Idade : 49
Localização : França região de Paris

MensagemAssunto: Re: Preparação Motor TIPO IV 2366cc   Sex Jan 22, 2010 2:55 pm

Este motor já está a trabalhar...

Montei-o num carocha 1303 com uma caixa de 1303S reforçada com um super Dif.

Ainda está em rodagem mas já dá para ver a raça do bicho.

Fiz apenas 300km com ele ainda falta un bons Km para poder fazer as ultimas afinações e poder puxar a fundo...

Mesmo em rodagem como este caroche tens jantes em 17" deu para rolar a 140Km/h, velocidade que ele atinge com relativa facilidade.

Até breve.
Voltar ao Topo Ir em baixo
LOYO

avatar

Mensagens : 1083
Data de inscrição : 03/03/2009
Idade : 55
Localização : Tondela

MensagemAssunto: Re: Preparação Motor TIPO IV 2366cc   Sab Jan 23, 2010 3:16 pm

Quando tiveres umas fotos ou uns videos manda esse deve estar uma bomba Wink
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Preparação Motor TIPO IV 2366cc   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Preparação Motor TIPO IV 2366cc
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Mexida no motor (preparação + turbina)
» preparação motor vw1600
» Preparação de motor ;)
» Alguém fez alguma preparação no Tiida?
» TT 600 - preparaçao SM [video]

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
VW CAROCHA :: FORUNS TÉCNICOS :: M O T O R E S-
Ir para: