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 Preparação de motor Tipo I 1300

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MiguelC

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MensagemAssunto: Preparação de motor Tipo I 1300   Dom Ago 23, 2009 6:27 am

Olá a todos.
Como mostra o tópico Team 718RSK eu e o user Loyo estamos a preparar uma réplica deste histórico.
Para fazer jus à máquina que o original foi e é este projecto ainda vai demorar muito até que fique ao nosso gosto (tanto de mecânica quanto de carroçaria) mas lanço deste já este tópico para que com partilha de conhecimentos seja possível partir de uma base modesta como o Tipo I 1300 para um motor com alguma alma.

- Qual o melhor equipamento/material?
- Modificações obrigatórias para garantir potência com fiabilidade?
- Que níveis de potência e consumos podem ser esperados?
scratch

São alguns dos assuntos que pretendo debater.
abraço cheers
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LOYO

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MensagemAssunto: Re: Preparação de motor Tipo I 1300   Dom Ago 23, 2009 1:40 pm

Na minha opnião melhorar um motor 1300 sem reduzir muito a fiabilidade é muito difícil. Sad
No entanto sem abrir o Bloco podes:

Rebaixar as cabeças, aumentando a taxa de compressão.
Colocares cabeças de dupla admissão.
Mexeres no carburador ou aplicar dois, para tal novos colectores.
Polir colectores de admissão.
Polir colectores de escapes.
Aumentar o diâmetro das válvulas, no mínimo rodá-las.
Um escape de rendimento.
Utilizar uma bobine Azul da Bosch ou outra similar.
Um distribuidor 009.
Mais radical utilizar um turbo (comum no Brasil para os 1300)
Filtros de admissão de competição

Depois ainda à a opção de alguns Kits antigos tipo Okrasa e outros alguns com compressores (mas extremamente caros).

Mas todas estas modificações num 1300 ficam sempre muito caras, para manter alguma fiabilidade ou então o comprometimento da vida do motor.

O melhor e mais aconselhável, será aumentar a cilindrada, e ai a conversa é outra. Twisted Evil

De qualquer modo os motores 1300 na fórmula V com caixas transformadas passavam os 200. Mas eram super plumas.
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LOYO

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MensagemAssunto: Re: Preparação de motor Tipo I 1300   Dom Ago 23, 2009 2:03 pm

Aumentando para 1600cc (atenção que também não é assim tão linear) mesmo sem abrir o motor, podes conseguir um carocha que faz de 0 a 100 cerca de 10 a 11 segundos e em 400 metros chegas aos 127 km/h , e acredito que faças de ponta 160 km/h, e isto tudo com um peso superior a 800 kg e com uma aerodinâmica problemática.
Como o mais importante é a relação peso/potência imagina agora essa mecânica num peso de 500 kg (menos 300kg) e com uma muito boa aerodinâmica, claro que vai ter umas prestações deveras interessante, e o único entrave ao andamento vai ser a desmultiplicação da caixa e a segurança.
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MiguelC

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MensagemAssunto: Re: Preparação de motor Tipo I 1300   Dom Ago 23, 2009 2:59 pm

Exacto também tenho essa ideia, a mim não me importa de aumentar a cilindrada, o Kit da Mahle até nem é muito caro para o que oferece pelo que será "obrigatório" essa modificação.

- kit 1600 e cabeça trabalhada
- 2x Weber 40 com os filtros de admissão no topo em rede
- Distribuidor 009
- Bobine XPTO

Posso esperar uma potência superior a 90cv?
Twisted Evil
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Kami-Sama



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MensagemAssunto: Re: Preparação de motor Tipo I 1300   Ter Ago 25, 2009 1:46 pm

Só com isto=> não.
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PSRPINTO

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MensagemAssunto: Re: Preparação de motor Tipo I 1300   Ter Ago 25, 2009 4:52 pm

Em quanto ficara os carburadores weberpara o 1500
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LOYO

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MensagemAssunto: Re: Preparação de motor Tipo I 1300   Ter Ago 25, 2009 5:27 pm

Olá PSRPINTO

Podes comprar num sucateiro, um par de um Alfa Romeo 33 são os IDF verticais a partir de 75 euros depende do estado, se quiuzeres podes aproveitar tambem o distribuidor, tens os 36, 40 e 44 muito raros, hà Webber e Delortos, para os segundos à menos material.
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PSRPINTO

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MensagemAssunto: Re: Preparação de motor Tipo I 1300   Ter Ago 25, 2009 5:46 pm

idiquem um bom sitio para encontrar uns bons carburadores scratch
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LOYO

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MensagemAssunto: Re: Preparação de motor Tipo I 1300   Qua Ago 26, 2009 2:23 am

Mandei um contacto por pm

Abraço
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Kami-Sama



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MensagemAssunto: Re: Preparação de motor Tipo I 1300   Qua Ago 26, 2009 2:21 pm

Para os Dlra, há imenso material=> CB Performance http://www.cbperformance.com/cataloglist.asp?Search=dellorto

Quanto a IDF ou Dlra=> vencedor Dlra

Dlra para a facilidade de uso, de afinação (não é necessário ter vários tubos de emulsão), melhor eficiência do circuito de de baixas rotação (menos soluços) / progressão do que os IDF (menos On/ Off que os IDF), uma melhor relação potencia/ tamanho carburador a diâmetro igual (IDF/ Dlra). Tente dar vazão com uns 40 IDF ou Dlra num motor a volta dos 150cv, e vais ver o qual dos dois esta mais a vontade.
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LOYO

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MensagemAssunto: Re: Preparação de motor Tipo I 1300   Qua Ago 26, 2009 4:00 pm

Boas Kami-Sama

Também concordo, pois também nos Alfa-Romeo os Dellortos sempre conseguem melhores performances, no entanto aqui no nosso mercado é muito mais facil encontrar uns IDF. Cada vez é mais dificil conseguir uns Dellortos usados e bons Crying or Very sad

PSRPINTO como refere o Kami-Sama tambem podes perguntar pelos Dellortos.

Mas antes de comprar algo que seja para o motor, deves idealizar a sua configuração, pois corres o risco de os carburadores não servirem para o projecto, se tiveres dificuldades nessa configuração, coloca a questão, abre um tópico para o teu motor aqui ou no teu projecto, de certo que vais ter ajuda.
Para facilitar, indica qual a cilindrada e finalidade Question e euros Very Happy
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Santos

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MensagemAssunto: Re: Preparação de motor Tipo I 1300   Qui Ago 27, 2009 2:30 pm

Arrow Motor 1300 hummmm ....por mais que se mexa vai saber sempre a pouco...

Acho para se fazer algo realmente que nos possa deixar satisfeitos devemos partir de uma base 1600 e depois é só pensar nos €€€€€ que podemos gastar.....

No meu buggy tenho uns 40 IDF e estou satisfeito embora o relentim não seja o mais estavél, mas em aceleração porta-se muito bem... Acho que o ponto dinamico do motor não esteje correcto mas não tenho a certeza .. Mad

Tenho uns Dellort 40 que irei aplicar num motor 1600 em que a sua configuração ainda está só em pensamento... motor já tenho falta o resto €€€.
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MiguelC

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MensagemAssunto: Re: Preparação de motor Tipo I 1300   Qui Ago 27, 2009 3:02 pm

Bom, diga-se que não sou muito exigente quanto a potência. E relativamente a fiabilidade desde que faça entre os 40 e 50 mil kms mesmo bem tratado sem abrir está bom.
Aí uns 90 cavalitos calhava mesmo bem, é que o carro não deve passar muito dos 550 kg o que permite uma relação Peso/Potência interessante. Very Happy
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fabricio.vergetti



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MensagemAssunto: Re: Preparação de motor Tipo I 1300   Seg Ago 31, 2009 10:42 am

nao acho que 1300 seja uma boa configuracao para performance , partiria para um 1600 ou maior , se for trocar os kits , podes optar por kits de maior diametro como os 92 ou 94mm , caso nao , faça um 1600 nao vejo muita diferenca entre preparar um 1300 e um 1600 , a nao ser o proprio kit , acho que os amigos estao esquecendo um item barato e fundamental em qualquer preparacao , que seria um comando de valvulas mais bravo , tpo w 100/w110 ou mesmo um tcs 10 ( original ou copia) para melhor desempenho.

para alcancar rotacoes mais altas seria obrigatorio uso de cabecotes de dupla entrada , bam como as recomendacoes do amigo acima .

existe uma tabela que usamos aqui no brasil , e que tende a ser bem fiel quanto a determinacao de desempenho.


configuracao :

motor 1600 ( 85,5x69mm) , comando tcs10 , valvulas 32x35mm , taxa de 9/1 (gasolina), carburacao weber ou dellorto dupas 40mm.

potencia = 108 cv @ 6000 rpm
torque = 18kgf/m @ 3000 rpm

com comando w 110:

potencia = 115 cv @ 6300 rpm
torque = 15,7 kgf/m @ 4000 rpm.

espero ter ajudado.
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f_valentim



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MensagemAssunto: Re: Preparação de motor Tipo I 1300   Ter Out 05, 2010 6:58 am

Discordo por completo.Se for um 1300 de admissao dupla, fica muito proximo de um 1600. Já meti um duplo central num motor desses e ficou muito bom. Não esquecer que as valvulas são iguais e os pistons mais altos. Mudar para 1600 ou 1641 basta abrir as cabeças.
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LOYO

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MensagemAssunto: Re: Preparação de motor Tipo I 1300   Ter Out 05, 2010 11:29 am

Boas

O mesmo problema o Fabricio está a falar dos Fuscas Brasileiros, um motor AB ou AS Europeu é completamente diferente, radiador deslocado, passagem de oleo maiores etc.. este sim basta aumentar a cilindrada e é tudo igual , no Brasil os motores com radiador deslocado sairam muito mais tarde salvo erro na decada de 90 por exemplo nas Kombis, os motores 1300 no brasil na decada de 70 em vez de cambota forjada era fundida isto até ao fim da produção estes motores equipavam tambem os Fuscas e Brasilias que vieram para Portugal.
(só os primeiros modelos sairam lá com Cambota (vira) forjado ,
Portanto é muito dificil comparar os motores equivalentes do mesmo ano em Portugal ou no Brasil, eu participo nalguns foruns Brasileiros e ao principio (e ainda agora) vejo-me às aranhas para perceber muitas vezes o porquè de algumas coisas

Outro exemplo, nós por cá falamos muito das chapas dentro da caixa da turbina (no Brasil é gamela do motor) que é asneira tirar etc.. lá simplesmente sairam sem elas Very Happy
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MensagemAssunto: Re: Preparação de motor Tipo I 1300   

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