| | travões de disco | |
| | Autor | Mensagem |
---|
pedro silva
Mensagens : 571 Data de inscrição : 27/08/2009 Idade : 43 Localização : santo tirso
| Assunto: travões de disco Qua Dez 23, 2009 11:17 am | |
| olá a todos, embora ésta não seja uma das preparações muito praticada por os amantes das restaurações feitas ao pormenor há ainda muita gente a querer saber mais e melhor desta parte. pois bem, como os nossos exemplares trazem travões de tambor muitos são transformados ou convertidos para travões de disco, pela pesquisa que tenho vindo a fazer muitos o fizeram e tem boas impressões dos resultados há muitas formas de o fazer e cabe a cada um de nós (os interessados) optar pela que lhe mostra mais fiabilidade e eficácia, tanto na montagem como no seu posterior desempenho para já e porque ainda não consegui igual matéria para os travões dianteiros vou vos mostrar algumas preparações para conversão de tambor para disco no eixo traseiro. basta clicar nos links e ler e ver atentamente como se pode fazer, bem como as diferentes técnicas. obs: (as fontes ao qual fui biscar esta informação podem ser consultadas por qualquer um, resolvi partilhar com vocês assim como também partilham comigo ) http://planetabuggy.com.br/mecanica/freiodiscotras.htm http://toxjp.multiply.com/photos/album/9/Freio_a_disco_na_traseira_do_Fusca_como_adaptar_aqui_mostra_com_fotos# espero que esta partilha possa ser útil, podem também enriquecer este tópico com mais experiências pois está a faltar o eixo dianteiro cumps | |
| | | MiguelC
Mensagens : 245 Data de inscrição : 16/08/2009 Localização : [em Stand-by]
| Assunto: Re: travões de disco Qua Dez 23, 2009 11:56 am | |
| Boas Pedro! Esta alteração não é daquelas mais complexas, é facil de ser feita porque existem kits e apenas se substitui material por outro. Para a frente que é a alteração que estou a fazer de momento comprei o sistema de travagem todo novo pois o que lá estava já estava muito degradado mas quem faça a transformação tendo em conta que o restante material está OK penso que seja apenas necessario discos, mangas de eixo adequadas, pinças e os tubos que ligam à bomba central de travões. Para quem quiser gastar menos pode procurar umas pinças usadas das versões que trouxeram de origem, as mangas de eixo para discos podem ser usadas dependendo da versão do carro. Se a geometria da suspensão for de barras de torção então as mangas de eixo devem vir de um carro com a mesma geometria. Penso que os 1500 já vinham com discos portanto podem ser usadas essas. Se for a versão com a suspensão McPherson á frente é fazer o upgrade para as versões acima. Penso não haver grandes segredos, basta seguir a ordem de montagem das coisas. Os problemas que podem ocorrem prendem-se com a falta de material e de experiencia em apertar e desapertar parafusos. Seguir a ordem de montagem. | |
| | | pedro silva
Mensagens : 571 Data de inscrição : 27/08/2009 Idade : 43 Localização : santo tirso
| Assunto: Re: travões de disco Dom Dez 27, 2009 1:26 pm | |
| bem relativamente a esta situação deve ser a forma mais fácil e correta de fazer esta transformação. o que eu pretendia agora para o eixo dianteiro era o mesmo que se fez no traseiro, uma forma de aplicar discos nas mangas de eixo do próprio modelo, não é impossível fazer isso pois já vi fotos de carochas com pinças da porsche e discos bem grandes , essas alterações é que importava saber fazer e debater aqui. cumps | |
| | | LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 61 Localização : Tondela
| Assunto: Re: travões de disco Dom Dez 27, 2009 1:59 pm | |
| Pedro quase tudo é possivel Mas cuidado porque não basta começar a aumentar as travagens à frente e atrás sem fazer um bom estudo primeiro, pois corres o risco de bloquear rodas à frente ou atrás, tem de ser tudo feito com nexo e bem pensado entrando em conta com a distribuição de massas, ou não aguentar a fadiga etc..e cada VW transformado é um caso não se pode vulgarizar transformações, o que pode ser bom para um 718 com 550 kilos pode não servir para o 1303 com 900 kilos, acho que realmente podemos aproveitar este tópico para desenvolver e divulgar vários estudos e soluções para a travagem. | |
| | | MiguelC
Mensagens : 245 Data de inscrição : 16/08/2009 Localização : [em Stand-by]
| Assunto: Re: travões de disco Dom Dez 27, 2009 2:37 pm | |
| - LOYO escreveu:
- Pedro quase tudo é possivel
Mas cuidado porque não basta começar a aumentar as travagens à frente e atrás sem fazer um bom estudo primeiro, pois corres o risco de bloquear rodas à frente ou atrás, tem de ser tudo feito com nexo e bem pensado entrando em conta com a distribuição de massas, ou não aguentar a fadiga etc..e cada VW transformado é um caso não se pode vulgarizar transformações, o que pode ser bom para um 718 com 550 kilos pode não servir para o 1303 com 900 kilos, acho que realmente podemos aproveitar este tópico para desenvolver e divulgar vários estudos e soluções para a travagem. Exacto, tenho esta ideia, não basta colocar material à toa pois pode desiquilibrar o chassis na travagem. Carros houve produzidos em série que tiveram problemas por "travar demais". Como é o caso do Lancia Montecarlo em que teve produção suspensa pois bloqueava facilmente as rodas, a solução foi simples, removeram o servofreio. | |
| | | fabricio.vergetti
Mensagens : 36 Data de inscrição : 30/08/2009 Idade : 51 Localização : maceio - alagoas - brasil
| Assunto: Re: travões de disco Seg Nov 08, 2010 3:30 pm | |
| no meu uso os dianteiros originais , e os traseiros do golf , pincas e discos , melhora bastante a capacidade de frenagem sem travamentos ou esforcos excessivos , aluns amigos aqui usam os sistemas do brasilia , que tem tambores traseiros maiores que os do fusca , fica bom tambem , e tem o custo mais baixo por poser ser encontrado ja pronto.
nao me arrependo e recomendo a tranformacao para discos nas 4 rodas , se por algum motivo ocorer travamento em algum dos eixos , pode-se usar uma valvula equalizadora de freios como as usadas nos eixos traseiros das picapes e furgoes leves , resolvera o problema.
em tempo , tambem uso uma bomba de freio de duplo circuito e com maior capacidade que a original , no meu caso a da kombi cliper. | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: travões de disco | |
| |
| | | | travões de disco | |
|
Tópicos semelhantes | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| |