|
| Aumentar potência/performance de um 1600cc gastando poucos €€ | |
| | Autor | Mensagem |
---|
seixasbay
Mensagens : 9 Data de inscrição : 03/11/2009 Localização : Parede - Cascais
| Assunto: Aumentar potência/performance de um 1600cc gastando poucos €€ Qua Nov 04, 2009 1:13 am | |
| Eu sou muita chato, mas volto a perguntar aqui neste fórum também.... Brevemente irei ter a minha BenFas, uma bay de 1969 com motor 1600cc e gostava de saber o que posso fazer para Aumentar potência/performance, mas sem gastar muits €€ e sem penalizar muito o consumo... Que compontentes é que se podem instalar, que façam este serviço...? Vou a sites como o www.hoffmann-speedster.com e parecço um puto numa loja de brinquedos a querer ter tudo... | |
| | | pavik
Mensagens : 56 Data de inscrição : 30/08/2009 Idade : 56 Localização : França região de Paris
| Assunto: Re: Aumentar potência/performance de um 1600cc gastando poucos €€ Qua Nov 04, 2009 1:46 am | |
| Bom dia a todos Desculpa-me lá mas tenho que ser sincero contigo. Mas sem €€€ não consegues fazer nada, rien... Se conseguires fazer omoletes sem ovos, dá-me a receita SFF. Podes ler a história que eu contei do meu primeiro motor... Evita de gastar dinheiro duas vezes... Se quizeres montar um motor com perfomances e com alguma fiabilidade podemos falar se não nem vale a pena começar... Tchauuu. | |
| | | seixasbay
Mensagens : 9 Data de inscrição : 03/11/2009 Localização : Parede - Cascais
| Assunto: Re: Aumentar potência/performance de um 1600cc gastando poucos €€ Qua Nov 04, 2009 2:32 am | |
| Não digo que não se gaste algum €€, mas não acredito que não dê para fazer nada a não ser "escavacando" o motor todo...
Nao quero nenhuma carrinha para corridas, mas há de certeza alguns componentes que se podem acrescentar... Tozé não colocaste umas coisas no teu GIGI?? | |
| | | pavik
Mensagens : 56 Data de inscrição : 30/08/2009 Idade : 56 Localização : França região de Paris
| Assunto: Re: Aumentar potência/performance de um 1600cc gastando poucos €€ Qua Nov 04, 2009 3:09 am | |
| Boas
Conheço muito bem o motor de GIGI, esse motor está a andar muito bem, mas para fazeres um motor desses já tens de gastam algum dinheiro, OK...
Eu não faço somente motores para corridas como tu falas...
Se quizeres que eu te diga como deves fazeres um motor para a tua Benfas posso te ajudar...
Mas para começar vais desmontar o motor por completo para controlar tudo...
Somente a partir de uma boa base é que podes pretender tirar mais potência... | |
| | | seixasbay
Mensagens : 9 Data de inscrição : 03/11/2009 Localização : Parede - Cascais
| Assunto: Re: Aumentar potência/performance de um 1600cc gastando poucos €€ Qua Nov 04, 2009 4:15 am | |
| Ok Pavik
Bem, mas não preciso de um motor com um arranque maluco como o GIGI, apenas algo que ande um pouco mais... Por isso é que pensei que substituindo algumas peças/componentes ou adicionando outros daria para fazer a coisa. Não me apetcia nada era estar a descascar o motor todo... | |
| | | pavik
Mensagens : 56 Data de inscrição : 30/08/2009 Idade : 56 Localização : França região de Paris
| Assunto: Re: Aumentar potência/performance de um 1600cc gastando poucos €€ Qua Nov 04, 2009 5:27 am | |
| SeixasBay Eu tenho esta BAY dupla cabine com um motor 1600 de origem que foi todo refeito de novo... Como podes ver o motor está de origem, mas para min não chega, ele funciona bem depois de umas afinações minhas até consigo passar dos 140 km/h em linha recta... Mas quando começa a subir aí é que vemos que realmente um motor de origem não tem cavalos puxar a carroça... Eu vou fazer umas alterações sem abrir o motor mas já sei o que tenho como base... Vou colocar dois carburadores WEBER 36mm, o distribuidor BOSCH 009 já está montado e afinado, mais uma linha de escape, uma rampa de martelos CB em 1.3 para abrir mais as valvulas, guardando a arvore de cames de origem e vamos ver se o resultado se satisfaz. Se não já estou a pensar montar um 2,0L mas tipo 1 com um bom binário para puxar bem nas subidas... | |
| | | seixasbay
Mensagens : 9 Data de inscrição : 03/11/2009 Localização : Parede - Cascais
| Assunto: Re: Aumentar potência/performance de um 1600cc gastando poucos €€ Qua Nov 04, 2009 5:43 am | |
| Pavik, desde já obrigado pela tua disponibilidade para estes esclarecimentos.
Bem, o meu motor também vai estar de origem e bem afinafdinho pelo Álvaro (da Bidoeira - Leiria), que também tem fama de trabalhar muito bem os motores.
Assim a minha pergunta é: Os tais 140Km/h conseguem-se se o motor de origem estiver bem afinadinho ou tem que ter alguma afinação "especial" que tu fazes?
E já agora, (porque não percebo mesmo nada disso, mas quero aprender!!) o que esses tais dois carburadores WEBER 36mm, o distribuidor BOSCH 009 já está montado e afinado, mais uma linha de escape, uma rampa de martelos CB em 1.3 para abrir mais as valvulas, guardando a arvore de cames de origem vão fazer a performance do motor? Quanto é que essa brincadeira pode custar?
Obrigado | |
| | | pedro silva
Mensagens : 571 Data de inscrição : 27/08/2009 Idade : 44 Localização : santo tirso
| Assunto: Re: Aumentar potência/performance de um 1600cc gastando poucos €€ Qua Nov 04, 2009 7:45 am | |
| olá seixasbay, aqui nesta parte do fórum podes encontrar realmente muitos tópicos que te podem ajudar quais as combinações e varias formas de fazer uma preparação de um motor. eu por exemplo também vou refazer um motor 1300 para uns modestos 1640 , claro está que os €€€ tem de estar presentes nessa preparação. na minha opinião há realmente coisas em que se tem de gastar mesmo pois não é todos os dias que abrimos um motor para ver se ele está bem o mal acho também que há muitas coisas que são mais caras do que outras mas também temos de ver onde as compramos e a quem as compramos, há muitas formas de as ter por muitos preços eu vou seguir os concelhos do Pavik, acho mesmo que ele tem razão e cá para nós, se vamos investir tanto no restauro de um carro em chapa, pintura, interiores, jantes, porquê poupar no motor se é ele que vai garantir nos próximos anos a fiabilidade do nosso carro?? realmente uma coisa a pensar seriamente como te disse há preparações e preparações, eu quero uma que me satisfaça e que tenha o motor garantido por uns longos anos e não torne a fazer tudo de novo dentro de uns meses cada um tem de saber o que quer e pode fazer, não esqueço um post que li ( muitos fazem como as tartarugas, devagar e bem.....). cumps Pedro | |
| | | MiguelC
Mensagens : 245 Data de inscrição : 16/08/2009 Localização : [em Stand-by]
| Assunto: Re: Aumentar potência/performance de um 1600cc gastando poucos €€ Qua Nov 11, 2009 7:00 am | |
| - seixasbay escreveu:
- Pavik, desde já obrigado pela tua disponibilidade para estes esclarecimentos.
Bem, o meu motor também vai estar de origem e bem afinafdinho pelo Álvaro (da Bidoeira - Leiria), que também tem fama de trabalhar muito bem os motores.
Assim a minha pergunta é: Os tais 140Km/h conseguem-se se o motor de origem estiver bem afinadinho ou tem que ter alguma afinação "especial" que tu fazes?
E já agora, (porque não percebo mesmo nada disso, mas quero aprender!!) o que esses tais dois carburadores WEBER 36mm, o distribuidor BOSCH 009 já está montado e afinado, mais uma linha de escape, uma rampa de martelos CB em 1.3 para abrir mais as valvulas, guardando a arvore de cames de origem vão fazer a performance do motor? Quanto é que essa brincadeira pode custar?
Obrigado Não sei se estas consciente disto mas aqui vai. A velocidade máxima da Bay está em boa parte (não só) determinada pela rotação que o motor produz, ou seja, se alguem preparasse o motor para ser menos rotativo que o anterior, mesmo que fosse mais potente e tivesse muito mais binário a Bay ficaria mais lenta em velocidade de ponta, a não ser que ajustasse a caixa para ficar adequada a esse motor. No teu caso se a quisesses ver mais rápida em ponta penso que devias ver qual a rotação máxima permitida pelo motor, é dada pelo fabricante. Entretanto e a bem da ciência testar a velocidade máxima, se essa velocidade máxima for atingida ainda longe da rotação máxima quer dizer que ainda tens uma margem para aumentar a velocidade da Bay com algumas afinações e modificações leves. Agora se estiver próxima, ou seja, se a velocidade máxima for atingida já muito perto da rotação máxima do motor, nesse caso necessitas de modificações internas no motor. (claro que tudo se complica se não tiveres conta rotações ) Para permitir mais rotação, e isto é a fórmula classica, geralmente opta-se por arvores de cames mais agressivas e um motor mais quadrado, isto é, com componentes internos que permitam ao pistão um diametro e curso semelhantes. Pena que o motor do VW tenha as cames comandadas por varetas pois funcionam pior com o aumento da rotação. Mas estes pormenores deixo para os mestres dos motores que fazem disto profissão. | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Aumentar potência/performance de um 1600cc gastando poucos €€ | |
| |
| | | | Aumentar potência/performance de um 1600cc gastando poucos €€ | |
|
Tópicos semelhantes | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| |