| duvida sobre carburador | |
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Autor | Mensagem |
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pedro silva
Mensagens : 571 Data de inscrição : 27/08/2009 Idade : 44 Localização : santo tirso
| Assunto: duvida sobre carburador Seg Set 14, 2009 8:38 am | |
| boa tarde caros amigos, este fim de semana tirei algum tempo para dar uma olhadela ao meu motor. como sabem adquiri recente mente o meu carocha onde vai ser alvo de um restauro como já vos tinha dito mas surge alguma duvidas as quais quero partilhar com os amigos. aqui fica o foto do meu motor r, não sei se tem alguma coisa de especial ou não, ja falaram na cor da bobine esta e vermelha... 1 situação e o facto do antigo dono me dizer que o carburador ja não é o do carro, será que este e o mais aconselhado??? 2- situação e o facto de uma das peças junto ao cabo do acelerador parecer não estar devidamente correcto, suponho ser o sistema que acciona a borboleta de arranque a frio pois não tem qualquer cabo que o faça accionar e a borboleta fica em posição de fechada , não sei se em outros modelos é assim ou é alguma coisa que não esta bem... aqui fica a foto para explicar melhor. depois de todas estas duvidas só me resta dizer que o cheiro a gasolina também e um dos factores que me preocupa, segundo a explicação do antigo dono é o facto do carburador não ser o de la e expulsar a gasolina que é dada em excesso, mas estive a ver e não vejo qualquer respiro no carburador , acho que o cheiro pode vir do respiro do deposito que pode estar alguma coisa fora do sitio . aguardo a vossa ajuda e que me possam aconselhar da melhor forma, qualquer opinião e sempre bem vinda, o que interessa aqui é podermos partilhar uns com os outros estas coisas cumps a todos. Pedro | |
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LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: Re: duvida sobre carburador Seg Set 14, 2009 2:55 pm | |
| Boas Quanto ao carburador, não é o desse motor pois esse deve ser um motor AB com cabeças de dupla admissão, portanto um motor dos 1303 e 1302, o carburador já mais evoluído. Depois posto aqui qual seria o de origem.
Quanto à borboleta, do lado contrário ao da indicação da foto e ligado a esse veio tens um termóstato eléctrico que a partir do momento em que ligas a chave ele deve começar a aquecer e progressivamente vai abrir a borboleta, se estiver avariado a borboleta não abre, podes ligar a chave e ficas a ver se ele abre pois ele funciona por dilatação, aceleras e a posição vai alterando ficando fixo nessas ranhuras cada vez mais aberta.
Quanto ao cheiro a gasolina pode ser várias coisas, por exemplo: a borboleta não abrir e a gasolina não é aspirada e vai sair pelo veio, mas esse carburador também tem um giggler eléctrico, essa peça cilíndrica saliente que tem como função abrir e fechar a passagem da gasolina, quando desligas o motor esse giggler deve fechar e assim evitar que a gasolina passe, quando ligas ele abre permitindo passar a gasolina, para verificares se está em bom estado, com a corrente ligada tiras o fio e colocas e ai deves ouvir um "tic" quando retiras o fio também, ou seja é agulha a fechar e abrir. Se não abrir a gasolina não passa se estiver aberto quando desligas o carro a gasolina vai passar e dai o cheiro, muitas vezes está sujo podes retirar e dar uma limpeza, e verificas logo se a agulha funciona encostas a parte lateral à massa e 12v na ligação e podes ver e ouvir a agulha.
De qualquer modo o melhor mesmo é retirar esse carburador ou outro indicado e comprar um kit de reparação é barato, e lavares tudo muito bem, soprar, e montar. | |
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LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: Re: duvida sobre carburador Seg Set 14, 2009 2:59 pm | |
| Esse carburador em principio não dá gasolina em excesso para esse motor | |
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pedro silva
Mensagens : 571 Data de inscrição : 27/08/2009 Idade : 44 Localização : santo tirso
| Assunto: Re: duvida sobre carburador Seg Set 14, 2009 4:47 pm | |
| excelente explicação obrigado, acho que com pessoas destas aqui no fórum não haverá problema que não se resolva já agora qual seria o carburador a indicar para lá??? é que realmente como tinha-mos falado a uns dias sobre o aumento de potencia fiquei a gostar da ideia, mas não seria para já, vou fazer o restauro na chapa e interior e posteriormente poderia passar para o motor, mas gostava que me aconselha-se sobre esta parte do carburador e se mexer agora também daria quando o aumento de potencia nessa altura | |
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pedro silva
Mensagens : 571 Data de inscrição : 27/08/2009 Idade : 44 Localização : santo tirso
| Assunto: Re: duvida sobre carburador Qua Set 16, 2009 7:46 am | |
| então malta, já alguém sabe qual o carburador mais indicado para o meu motor??? | |
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LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: Re: duvida sobre carburador Qua Set 16, 2009 12:51 pm | |
| Boas para esse motor é o Solex 34 PICT-3, ou em segunda opção Solex 31 PICT-3, isto mantendo as configurações originais. Caso não tenhas podes colocar , um anuncio nas Compras e Vendas pode ser que alguem tenha | |
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pedro silva
Mensagens : 571 Data de inscrição : 27/08/2009 Idade : 44 Localização : santo tirso
| Assunto: Re: duvida sobre carburador Qua Set 16, 2009 3:39 pm | |
| ok, deixa ver se entendo, estas que referes e para manter as prestações de origem. agora se eu quiser uma prestação melhorada a fim de me dar mais resposta posso optar por colocar o kê? [ tendo em atenção se colocar o kit 1600 e que esta alteração de carburador satisfaça as 2 prestações ] desculpa LOYO estar a chatear com isto mas éra de grande ajuda cumps | |
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LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: Re: duvida sobre carburador Qua Set 16, 2009 4:29 pm | |
| Vais optar pelas cabeças de origem 1600 e sem alterações no interior do blocq, ou pretendes fazer um 1600 com uma arvore de cames mais race, e cambota contra balançada para aguentar mais rpm? Vais abrir o motor?
O melhor é optar por dois carburadores duplos Weber 36 ou 40 IDF ou Dellorto, podem ser encontrados nos Alfas Romeos 33. | |
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pedro silva
Mensagens : 571 Data de inscrição : 27/08/2009 Idade : 44 Localização : santo tirso
| Assunto: Re: duvida sobre carburador Qua Set 16, 2009 4:47 pm | |
| LOYO, a ideia base passa por colocar aquele kit que falamos a dias, onde me mostraste o site onde pude ver os preços e muitas coisas mais onde fiquei realmente deslumbrado com tanto material acho que eram o jogo de cilindros mais cabeças de motor para ficar em 1600, acho que com isso + a bobine + distribuidor e lá esta a minha duvida do carburador. os weber são caríssimos mais de 1000€€ novos . o que pretendia era saber o que poço meter lá de forma a obter uma boa resposta de momento e depois quando vir a mexer no motor sem ter de gastar de novo €€ no carburador. o projecto do motor vai ficar para já a aguardar mas queria ficar com tudo registado para ir vendo. desde já obrigado pela a ajuda | |
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LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: Re: duvida sobre carburador Qui Set 17, 2009 2:34 am | |
| Boas Pois novos são caros, mas como referi podes arranjar uns de um Alfa 33 Webber ou Dellorto, são os que se usam mais, só vais ter depois de os afinar para o motor pretendido, com a cantagem de se um dia aumentares mais a cilindrada todos estes periféricos servirem. Ainda se conseguem esses carburadores na orden dos 100e o par, mais ou menos.
Cumps | |
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pedro silva
Mensagens : 571 Data de inscrição : 27/08/2009 Idade : 44 Localização : santo tirso
| Assunto: Re: duvida sobre carburador Qui Set 17, 2009 6:55 am | |
| fix, mas passaria para a admissão dupla [um de cada lado ] ?? falaste em 100€ o par isso quer dizer 2 carburadores? | |
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LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: Re: duvida sobre carburador Qui Set 17, 2009 9:13 am | |
| sim mais coisa menos coisa depende do estado deles Sim o melhor para isso é cabeças de dupla admisão, e tens aqui no forum craques a preparar cabeças. | |
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pedro silva
Mensagens : 571 Data de inscrição : 27/08/2009 Idade : 44 Localização : santo tirso
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LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: Re: duvida sobre carburador Qui Set 24, 2009 2:30 pm | |
| Dá para os solex e outros mas de corpo simples mas atenção que esses salvo erro são do tipo 3 de um motor que tem algumas diferenças e para os colocares a funcionar simultaneamente tens de ter uma engrenagem que o faça. Se queres optar por colocares dois carburadores 34 o mais indicado seria mesmo os de uma Brasilia com o mecanismo será o mais simples e barato | |
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pedro silva
Mensagens : 571 Data de inscrição : 27/08/2009 Idade : 44 Localização : santo tirso
| Assunto: Re: duvida sobre carburador Qui Set 24, 2009 3:09 pm | |
| ok, pensei que dava, por acaso estava a bom preço e assim ia reunindo material para a parte dr motor cumps e mais uma vez obrigado pela dica. | |
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LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: Re: duvida sobre carburador Qui Set 24, 2009 3:53 pm | |
| - pedro silva escreveu:
- ok, pensei que dava, por acaso estava a bom preço e assim ia reunindo material para a parte dr motor
cumps e mais uma vez obrigado pela dica. Dá para dois carburadores simples, mas depois vais ter de comprar a rngrenagem para os carburadores acaba no fim por ficar mais caro. Os 2 carburadores da Brasilia já com a engrenagem que é fácil de colocares e com a vantagem de normalmente aumentar o rendimento e diminuir o consumo num motor 1600 aparecem à venda entre os 100€ e os 150€ tudo. | |
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pedro silva
Mensagens : 571 Data de inscrição : 27/08/2009 Idade : 44 Localização : santo tirso
| Assunto: Re: duvida sobre carburador Qui Set 24, 2009 4:01 pm | |
| - LOYO escreveu:
- pedro silva escreveu:
- ok, pensei que dava, por acaso estava a bom preço e assim ia reunindo material para a parte dr motor
cumps e mais uma vez obrigado pela dica. Dá para dois carburadores simples, mas depois vais ter de comprar a rngrenagem para os carburadores acaba no fim por ficar mais caro. Os 2 carburadores da Brasilia já com a engrenagem que é fácil de colocares e com a vantagem de normalmente aumentar o rendimento e diminuir o consumo num motor 1600 aparecem à venda entre os 100€ e os 150€ tudo. realmente LOYO acho que já deves ter ideia daquilo que pretendo. para mim fica mais complicado e onde adquirir esse material e qual o mais indicado acho que vamos ter de falar por outro meio ou então quando poderes fazer uma lista desse material . a base como já tínhamos falado era aproveitar o meu bloco e aumentar a cilindrada para os 1600, faltando os carburadores .... acho que estou a abusar um bocadinho do teu tempo | |
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LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: Re: duvida sobre carburador Qui Set 24, 2009 5:00 pm | |
| Estamos aqui para ajudar no que pudermos, sem problema eu sem alterar mexer no bloco, aumentava a cilindrada podes até subir perto de 1700cc sem ser necessário abrir para colocar as camisas no o bloco, duas cabeças de dupla admissão trabalhadas ou umas novas com valvulas maiores, dois carburadres duplos 40, um distribuidor 009, uma bobine azul, um escape 4 em 1, e podes ainda colocar um radiador de oleo exterior e uma bomba de oleo de maior debito, e ainda um carter suplementar para mais 1,5 litros de oleo. todas estas peças podem ser depois mais tarde serem reutulizadas, se mais tarde optares por mexer no bloco e colocares uma arvore de cames 110 ou 120 engle para aumentares a rotação ou outra similar e contra balançar a cambota e ai sim irá dar mais rendimentos superiores aos 100cv. | |
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pedro silva
Mensagens : 571 Data de inscrição : 27/08/2009 Idade : 44 Localização : santo tirso
| Assunto: Re: duvida sobre carburador Qui Set 24, 2009 5:05 pm | |
| - LOYO escreveu:
- Estamos aqui para ajudar no que pudermos, sem problema
eu sem alterar mexer no bloco, aumentava a cilindrada podes até subir perto de 1700cc sem ser necessário abrir para colocar as camisas no o bloco, duas cabeças de dupla admissão trabalhadas ou umas novas com valvulas maiores, dois carburadres duplos 40, um distribuidor 009, uma bobine azul, um escape 4 em 1, e podes ainda colocar um radiador de oleo exterior e uma bomba de oleo de maior debito, e ainda um carter suplementar para mais 1,5 litros de oleo.
todas estas peças podem ser depois mais tarde serem reutulizadas, se mais tarde optares por mexer no bloco e colocares uma arvore de cames 110 ou 120 engle para aumentares a rotação ou outra similar e contra balançar a cambota e ai sim irá dar mais rendimentos superiores aos 100cv. acho que este kit ja tinhamos visto no site que mostraste, e que trazia tudo pronto a montar elo valor la indicado, inclusive as cabeças de motor, estou certo?? | |
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LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: Re: duvida sobre carburador Sex Set 25, 2009 12:42 am | |
| Sim. | |
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pedro silva
Mensagens : 571 Data de inscrição : 27/08/2009 Idade : 44 Localização : santo tirso
| Assunto: Re: duvida sobre carburador Dom Jan 30, 2011 3:35 pm | |
| olá boas, vou aproveitar este tópico para colocar mais uma duvida...
um conjunto de 2 carburadores de um motor brasília podem ser montados até que cilindrada?
aguenta com um motor 1679 com cabeças 041?
obrigado Pedro | |
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LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: Re: duvida sobre carburador Dom Jan 30, 2011 4:46 pm | |
| Nessa configuração dois duplos iriam trazer mais rendimento, mas os da Brasilia tambe funcionam e eu pessoalmente gosto, até por uma questão de manutenção são faceis de afinar, e isso por vezes é uma grande vantagem pois vale mais andar bem afinado com dois solex do que dois duplos mal afinados. | |
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pedro silva
Mensagens : 571 Data de inscrição : 27/08/2009 Idade : 44 Localização : santo tirso
| Assunto: Re: duvida sobre carburador Dom Jan 30, 2011 4:57 pm | |
| - LOYO escreveu:
- Nessa configuração dois duplos iriam trazer mais rendimento, mas os da Brasilia tambe funcionam e eu pessoalmente gosto, até por uma questão de manutenção são faceis de afinar, e isso por vezes é uma grande vantagem pois vale mais andar bem afinado com dois solex do que dois duplos mal afinados.
então para a configuração acima referida e mais alguns pósinhos esta carburação aprova?? cumps | |
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f_valentim
Mensagens : 87 Data de inscrição : 02/10/2010 Idade : 50 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: duvida sobre carburador Dom Jan 30, 2011 5:09 pm | |
| Giglers maiores e turbo nisso É quase plug & play | |
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LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: Re: duvida sobre carburador Seg Jan 31, 2011 12:40 am | |
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| Assunto: Re: duvida sobre carburador | |
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