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| AUMENTO DE CILINDRADA | |
| | Autor | Mensagem |
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LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: AUMENTO DE CILINDRADA Seg Set 07, 2009 4:44 pm | |
| A ideia deste tópico é colocar aqui informação sobre o aumento de cilindrada.
Começo pelas medidas dos pistões e camisas de uma forma geral. Com a cambota de origem.
Kits que permitem o aumento de cilindrada sem abrir o diametro do encaixe das camisas no Bloco e nas cabeças 1600.
85,5 ------------ 1584cc
86,0 ------------ 1603cc 1a medida
86,5 ------------ 1623cc 2a medida
88,0 ------------ 1678cc
Kit "Mahle" necessário abrir no bloco e nas cabeças.
90,5 ------------ 1776cc
92,0 ------------ 1834cc
94,0 ------------ 1914cc
Depois com a cambota de 74mm. | |
| | | pedro silva
Mensagens : 571 Data de inscrição : 27/08/2009 Idade : 44 Localização : santo tirso
| Assunto: Re: AUMENTO DE CILINDRADA Ter Set 08, 2009 4:14 pm | |
| - LOYO escreveu:
- A ideia deste tópico é colocar aqui informação sobre o aumento de cilindrada.
Começo pelas medidas dos pistões e camisas de uma forma geral. Com a cambota de origem.
Kits que permitem o aumento de cilindrada sem abrir o diametro do encaixe das camisas no Bloco e nas cabeças 1600.
85,5 ------------ 1584cc
86,0 ------------ 1603cc 1a medida
86,5 ------------ 1623cc 2a medida
88,0 ------------ 1678cc
Kit "Mahle" necessário abrir no bloco e nas cabeças.
90,5 ------------ 1776cc
92,0 ------------ 1834cc
94,0 ------------ 1914cc
Depois com a cambota de 74mm. e para o 1300 não ha essa informação?? se souber agradecia, não sei o dia de amanha e por uns cavalos extra a puxar abraço | |
| | | LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: Re: AUMENTO DE CILINDRADA Qua Set 09, 2009 3:39 am | |
| O aumento de cilindrada no bloco do 1300 é igual ao 1600, as camisas do 1600 dão no bloco do 1300 a diferença está nas cabeças, o que varia mais é na lubrificação pois os motores mais modernos têm passagens de oleo nos blocos com mais débito. Nos motores mais recentes como nos AB têm o radiador do oleo deslocado o que permite arrefecer melhor o 3 cilindro. Estes motores equiparam os 1302 e 1303, outra caracteristica é possuirem cabeças de admissão dupla, e alguns os pernos finos. De qualquer modo qualquer 1300, 1500 ou 1600 podem ser sujeitos a aumento de cilindrada com optimos resultados, se for efectuado um bom trabalho. Este aumento pode ser efectuado atravez da colocação de novos pistões de diametro maior e atravéz do curso colocando uma outra cambota. | |
| | | pedro silva
Mensagens : 571 Data de inscrição : 27/08/2009 Idade : 44 Localização : santo tirso
| Assunto: Re: AUMENTO DE CILINDRADA Qua Set 09, 2009 4:51 am | |
| pois mas isso já teria de mexer e mais algumas coisas, pensava que se aumentasse as camisas e aos pistões que iria obter resultado. uma alteração como diz não deve ficar muito barata cumps | |
| | | MiguelC
Mensagens : 245 Data de inscrição : 16/08/2009 Localização : [em Stand-by]
| | | | pedro silva
Mensagens : 571 Data de inscrição : 27/08/2009 Idade : 44 Localização : santo tirso
| | | | LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: Re: AUMENTO DE CILINDRADA Qua Set 09, 2009 3:54 pm | |
| sim, aumentar para 1600 é facil para fazeres ideia dos preços http://www.hoffmann-speedster.com/us/prod/MOTKOMP.asp | |
| | | pedro silva
Mensagens : 571 Data de inscrição : 27/08/2009 Idade : 44 Localização : santo tirso
| Assunto: Re: AUMENTO DE CILINDRADA Qua Set 09, 2009 4:00 pm | |
| será este o mais indicado??
Engine change over kit, standard
The kit contains:
* 2 cylinder heads, standard, cpl. * 4 piston and cylinders, 85,5 x 69 mm, standard, 1600 ccm * 1 engine gasket set, standard, 1300-1600 ccm * 1 flywheel oil seal * 1 push rod tubes, 1300-1600 * 1 tube gasket glue | |
| | | LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: Re: AUMENTO DE CILINDRADA Qui Set 10, 2009 7:07 am | |
| Com isso já passas um 1300 para 1600cc , mas atenção tens de verificar o estado do bloco, se estiver ok, podes colocar esse kit. Depois para teres mais algum rendimento, é utilizares dois carburadores simples solex ou até dois duplos weber, e um distribuidor 009, e um escape 4 em 1, Bobina Bosch Azul, assim já ficas com um motor agradável e que já dá algum gozo. Possivelmente vais ficar quase com o dobro dos cv que tens actualmente E qundo um dia mecessitares abrir o motor então colocas uma cames 110 ou 120 engle e mandas contrabalançar a cambota e ai já vais para outras potências . | |
| | | pedro silva
Mensagens : 571 Data de inscrição : 27/08/2009 Idade : 44 Localização : santo tirso
| Assunto: Re: AUMENTO DE CILINDRADA Qui Set 10, 2009 3:21 pm | |
| sem duvida um projecto arrojado para já vou mesmo avançar com o restauro da pintura e interiores e com a jantes novas cromadas que ainda estou a ver se arranjo usadas [mais baratinhas ] e posteriormente acho que posso começar a pensar num restauro no motor. sem sombra de duvida que uma alteração deste tipo me agrada bastante mas tenho de falar com as pessoas certas que me possam aconselhar, tenho conhecimento a nível mecânico mas não a este nível e das pessoas amigas que conheço também acho que fazer alterações destas também não devem ter | |
| | | LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: Re: AUMENTO DE CILINDRADA Sáb Set 26, 2009 7:50 am | |
| Boas Se quizerem podem aproveitar tudo e colocar o Kit de Camisas e Pistões, no Bloco encaixam perfeitamante, algumas cabeças podem ter de ser alargadas no sitio aonde entra a camisa, é bum trabalho simples de torneiro mecânico. De resto tudo serve, e no rendimento já se nota. Mas num projecto de baixo custo é possivel.
Se quiserem ler sobre o assunto passar de 1300 para 1600:
http://books.google.pt/books?id=rWTbIiTcRk8C&pg=PA34&lpg=PA34&dq=vw+beetle+changing+1300+to+1600&source=bl&ots=5aJMAufpm6&sig=bkt2VYxv3Z5cWEmYzeXoEtZWW4Q&hl=pt-PT&ei=jM5fSpf8Gozc-QbPlLSLCw&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=2#v=onepage&q=vw%20beetle%20changing%201300%20to%201600&f=false | |
| | | pavik
Mensagens : 56 Data de inscrição : 30/08/2009 Idade : 56 Localização : França região de Paris
| Assunto: Re: AUMENTO DE CILINDRADA Dom Nov 01, 2009 9:01 am | |
| Boa tarde a todos... Pedro silva eu vou contar-te uma história: O meu primeiro motor carocha desmontei-o do meu primeiro carocha 1302 que nunca mais voltou a andar. Era um 1300 AB que decidi aumentar a cilindrada, então comprei um kit de pistons 85,5mm COFAP (que eram baratinhos). As cabeças foram rectificadas para receberam os cilindros 1600, rodei as valvulas limpei bem as admissões e montei dois carburadores duplos WEBER 36mm. O bloco de motor não foi aberto nem revisto o motor já tinha uns 100.000km... Montei tudo com a ajuda de um amigo e coloquei este motor no meu carocha AZUL BéBé que tinha acabado de comprar... Estava bastante contente com o resultado pois com uma caixa de 1300L atingia os 170km/h...(mas não durou muito) Uma vez vinha de Lisboa na auto-estrada e na baixa de Corroios rolava a 160 quando comecei a ouvir um barulho no motor, que se intensificou rápidamente e acabou por bloquear as rodas. Só tive tempo de colocar o pé na embraiagem, somente depois de parar na berma e abrir o capot, precebi directamente o que tinha acontecido. Houve uma biela que se partiu e prefurou o carter mas precisamente a biela do quarto cilindro... Este motor fez poucos Km depois deste UPgrade pois eu não tinha experiência e ninguém me avisou de que isto podia acontecer... Por isso fica aqui o aviso de que não vale apena de refazer uma parte do motor e deixar os bronzes e cambota sem serem controlados e substituidos se necessário. Deste motor depois de danificado só aproveitei as cabeças que foram as primeiras que eu depois preparei e o volante de motor... Tudo o resto foi para a sucata inclusive o kit de Pistons, pois houve dois que ficaram danifiados, Por isso não faças como eu, refaz o motor por completo vais economisar dinheiro... | |
| | | LOYO
Mensagens : 1083 Data de inscrição : 03/03/2009 Idade : 62 Localização : Tondela
| Assunto: Re: AUMENTO DE CILINDRADA Dom Nov 01, 2009 12:52 pm | |
| 100% de acordo, mas atenção que a rectificação tem de ser confiada a alguem que saiba o que faz. Eu nem necessitava de aumentar a cilindrada era Lisboa Viseu e Viseu Lisboa no azul céu, sempre prego a fundo e os 1300 até aguentavam muito, mas parti 3 motores com a brincadeira, é aquele barulho toc toc, mas só furava sempre o 3 piston com as valvulas que partiam, e tambem uma vez fiz essa de passar de um 1300 para 1600 num bloco AB bem gasto não deixei chegar a partir mas a tampa do motor dava para estrelar ovos até queimava, depois fiz outro 1600 como o Pavik aconselha foi rectificado e calibrado cambota, vielas e volante, na JOCA no Prior Velho, trabalho impecável ainda tenho esse motor e está impecável a unica coisa que deu problemas foram as guias das valvulas, pois só as rodei as valvulas e não substitui as guias (asneira) mexer numas coisas e pensar que as outras aguentam, claro que o material já tem fadiga e depois dá raia, este motor tambem passava os 160 com dois solex e 4 a bordo e um carro atrás a ver a velocidade pois o conta kilometros era de origem só ia até aos 140. Já agora uma pergunta Pavik dá para te enviar material como cabeças para prepar pelos correios ou nem por isso? | |
| | | pedro silva
Mensagens : 571 Data de inscrição : 27/08/2009 Idade : 44 Localização : santo tirso
| Assunto: Re: AUMENTO DE CILINDRADA Seg Nov 02, 2009 8:29 am | |
| - pavik escreveu:
- Boa tarde a todos...
Pedro silva eu vou contar-te uma história:
O meu primeiro motor carocha desmontei-o do meu primeiro carocha 1302 que nunca mais voltou a andar.
Era um 1300 AB que decidi aumentar a cilindrada, então comprei um kit de pistons 85,5mm COFAP (que eram baratinhos). As cabeças foram rectificadas para receberam os cilindros 1600, rodei as valvulas limpei bem as admissões e montei dois carburadores duplos WEBER 36mm.
O bloco de motor não foi aberto nem revisto o motor já tinha uns 100.000km...
Montei tudo com a ajuda de um amigo e coloquei este motor no meu carocha AZUL BéBé que tinha acabado de comprar...
Estava bastante contente com o resultado pois com uma caixa de 1300L atingia os 170km/h...(mas não durou muito)
Uma vez vinha de Lisboa na auto-estrada e na baixa de Corroios rolava a 160 quando comecei a ouvir um barulho no motor, que se intensificou rápidamente e acabou por bloquear as rodas. Só tive tempo de colocar o pé na embraiagem, somente depois de parar na berma e abrir o capot, precebi directamente o que tinha acontecido. Houve uma biela que se partiu e prefurou o carter mas precisamente a biela do quarto cilindro...
Este motor fez poucos Km depois deste UPgrade pois eu não tinha experiência e ninguém me avisou de que isto podia acontecer...
Por isso fica aqui o aviso de que não vale apena de refazer uma parte do motor e deixar os bronzes e cambota sem serem controlados e substituidos se necessário.
Deste motor depois de danificado só aproveitei as cabeças que foram as primeiras que eu depois preparei e o volante de motor...
Tudo o resto foi para a sucata inclusive o kit de Pistons, pois houve dois que ficaram danifiados,
Por isso não faças como eu, refaz o motor por completo vais economizar dinheiro... ; olá PAVIK, obrigado por partilhares connosco esta tua má experiência, na verdade aprendemos com os erros próprios e com os dos outros, daí podemos evitar outros tantos se seguirmos os concelhos de quem já passou pelas mesmas situações. realmente este é um projecto que esta a ganhar forma aos poucos, tanto na recolha de toda a matéria informativa bem como a aquisição de algum material que será usado nessa preparação. tenho vindo a fazer um estudo sobre qual seria a cilindrada ou que tipo de preparação poderia fazer, daí ter optado por esta seguirei atentamente todos os concelhos e dicas que possam ser-me úteis cumps Pedro | |
| | | pavik
Mensagens : 56 Data de inscrição : 30/08/2009 Idade : 56 Localização : França região de Paris
| Assunto: Re: AUMENTO DE CILINDRADA Seg Nov 02, 2009 2:10 pm | |
| Boa noite a todos Para responder ao LOYO, eu vou a Portugal pelo Natal Se quizeres podemos encontrar-nos para falarmos um pouco e se quizeres então nessa altura podes trazer as cabeças para preparar. De qualquer forma eu vou a Portugal várias vezes por ano... Ando sempre carregado com motores e peças para cima e para baixo Depois em falando de preparações de motores, para cada configuração de motor todas as peças vão em consequência umas das outras. Para preparar umas cabeças preciso de conhecer a configuração de base do motor, desde cilindrada (cambota e pistons), arvore de cames, carburadores, linha de escape, etc. Existem muitos que começaram por utilizar arvores de cames com aberturas enormes para a clindrada em questão, assim como carburadores demasiadamente grandes e por finalizar linhas de escape de pequenos diametros. resultado um motor que não funciona bem mesmo bem montado e com peças de optima qualidade. Por isso na escolha de uma boa configuração todas as peças são importantes para o resultado final... Mas para isso podem contar comigo...
Última edição por pavik em Ter Nov 03, 2009 12:42 am, editado 1 vez(es) | |
| | | pedro silva
Mensagens : 571 Data de inscrição : 27/08/2009 Idade : 44 Localização : santo tirso
| Assunto: Re: AUMENTO DE CILINDRADA Seg Nov 02, 2009 2:28 pm | |
| - pavik escreveu:
- Boa noite a todos
Para responder ao LOYO, eu vou a Portugal pelo Natal
Se quizeres podemos encontrar-nos para falarmos um pouco e se quizeres então nessa altura podes trazer as cabeças para preparar.
De qualquer forma eu vou a Portugal várias vezes por ano...
Ando sempre carregado com motores e peças para cima para baixo
Depois em falando de preparações de motores, para cada configuração de motor todas as peças vão em consequência umas das outras.
Para preparar umas cabeças preciso de conhecer a configuração de base do motor, desde cilindrada (cambota e pistons), arvore de cames, carburadores, linha de escape, etc.
Existem muitos que começaram por utilizar arvores de cames com aberturas enormes para a clindrada em questão, assim coo carburadores demasiadamente grandes e por finalizar linhas de escape de pequenos diametros. resultado um motor que não funciona bem mesmo bem montado e com oas peças de optima qualidade.
Por isso na escolha de uma boa configuração todas as peças são importantes para o resultado final...
Mas para isso podem contar comigo... bem isto faz-me lembrar que a preparação de um motor é como uma receita de culinária, cada ingrediente tem o seu lugar com a quantidade certa e para isso existe os chefs de cozinha pois são eles que idealizam as grandes receitas apreciadas pelo mundo inteiro nos motores acontece de igual forma, cada um com a preparação correta e com os componentes certos ou não funcionarão em união para o qual foram idealizados e foram projectados, retirando deles as prestações desejadas pavik acho que vamos ter de falar mais seriamente sobre este projecto | |
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