VW CAROCHA

FÓRUM DE VW CAROCHAS E DERIVADOS TRANSFORMADOS
 
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 Restauro do meu Buggy

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Ludo



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MensagemAssunto: Restauro do meu Buggy   Restauro do meu Buggy Icon_minitimeTer Maio 31, 2011 3:10 am

Bom dia a todos.

Em boa hora descubri este forum, pois estou a iniciar a recuperação do meu buggy e para além de poder recorrer a ajuda externa (preciosa) poderei apresentar a evolução do meu trabalho e ajudar alguém que, como eu, tem dúvidas nalguma matéria.

O meu Buggy provêm de um carocha 1500 de 1969. Foi transformado à cerca de 27 anos. Há cerca de 14 anos estava quase na sucata e fiz um modesto restauro. A nível de motro foi todo desmanchado, levou camisas e segmentos novos etc. O chassi foi apenas pintado com primário (onde chegava com a trincha). A fibra sofreu pequenas alterações (nomeadamente nos piscas de trás) e foi repintado. As napas foram todas novas e o estofador foi o mesmo que fez tudo (je, moi meme ).

Por um pequeno problema da embraiagem e por falta de tempo, ficou encostado e foi-se degradando.

Agora pretendo fazer uma recuperação completa e duradoira.

Vai ser tudo desmontado peça por peça e aplicado os melhores produtos. os estofos vão a um profissional. O motor vai ser "vitaminado".

Vou postar aqui alguma fotografias de como estava antes e da sua evolução.


Última edição por Ludo em Sex Maio 04, 2012 1:59 pm, editado 1 vez(es)
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Ludo



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MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Restauro do meu Buggy Icon_minitimeTer Maio 31, 2011 3:27 am

Antes de ser mexido mas já em cima das perguiças.


Restauro do meu Buggy Dsc01077n


Restauro do meu Buggy Dsc01078c



Última edição por Ludo em Sex Maio 04, 2012 1:58 pm, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Restauro do meu Buggy Icon_minitimeTer Maio 31, 2011 3:38 am

Já com o processo de desmontagem em curso.

Restauro do meu Buggy Dsc01079q



Restauro do meu Buggy Dsc01080sp


Restauro do meu Buggy Dsc01081



Última edição por Ludo em Sex Maio 04, 2012 1:59 pm, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Restauro do meu Buggy Icon_minitimeTer Maio 31, 2011 3:50 am

Com o coração de fora


Restauro do meu Buggy Dsc01085nq


Restauro do meu Buggy Dsc01086y



Restauro do meu Buggy Dsc01088rp


Restauro do meu Buggy Dsc01089j



Última edição por Ludo em Sex Maio 04, 2012 2:00 pm, editado 1 vez(es)
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LOYO

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MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Restauro do meu Buggy Icon_minitimeTer Maio 31, 2011 4:07 pm

Boa sorte no restauro
Se necessitares de alguma informação dispõe, vou dar a minha opnião se puderes colocar só um arco de proteção acho mais bonito, os Buggys compridos se forem bem acabados ficam muito agradáveis e com a vantagem de poderem transportar a familia confortavelmente.
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LOYO

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MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Restauro do meu Buggy Icon_minitimeTer Maio 31, 2011 4:11 pm

Estes são longos ou seja com a distância entre eixos original 2.400

http://carocha.forumeiros.com/t114-garagem-do-fernando-loio

http://www.meyersmanx.com/manxter2+2.shtml

http://www.mendeolamotors.com/motors/

cumps
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Ludo



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MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Restauro do meu Buggy Icon_minitimeQui Jun 02, 2011 2:42 am

Mais algumas fotos:


Com a carcaça separada do chassi

Restauro do meu Buggy Dsc01090q

Restauro do meu Buggy Dsc01091v

o chassi


Restauro do meu Buggy Dsc01092u
Restauro do meu Buggy Dsc01093gb


Restauro do meu Buggy Dsc01094xr


Restauro do meu Buggy Dsc01095qv


Restauro do meu Buggy Dsc01096gr









Última edição por Ludo em Sex Maio 04, 2012 2:01 pm, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Restauro do meu Buggy Icon_minitimeQui Jun 02, 2011 3:07 am

Mais fotos:


Depósito

Restauro do meu Buggy Dsc01098h



Já sem a bomba de óleo de travões e sem pedais:


Restauro do meu Buggy Dsc01099xs


A ferrugem a aparecer debaixo do "flintcoat"


Restauro do meu Buggy Dsc01100a

Restauro do meu Buggy Dsc01101q


Restauro do meu Buggy Dsc01102z


Restauro do meu Buggy Dsc01103z



Pedais


Restauro do meu Buggy Dsc01105iw



A bomba de óleo de travões


Restauro do meu Buggy Dsc01107e


A bomba de travão


Restauro do meu Buggy Dsc01108j

Por hoje é tudo. Vou-vos mantendo a par da evolução da obra.


Última edição por Ludo em Sex Maio 04, 2012 2:02 pm, editado 1 vez(es)
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pedro silva

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MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Restauro do meu Buggy Icon_minitimeQui Jun 02, 2011 4:22 am

parabéns, bom trabalho.

agora é preciso ter calma e não desanimar Wink , o pouquinho que faças de cada vez é sempre uma evolução Very Happy

boa sorte e continua.

abraço
Pedro
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Kami-Sama



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MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Restauro do meu Buggy Icon_minitimeQui Jun 02, 2011 6:40 am

Pela curiosidade histórica, é um buggy de concepção e de fabrico português, um Mintara da empresa Tara da Marques Pereira & Teles.
Atrás, devia ter um roll-bar revestido de fibra, mas possivelmente, perdeu-se :/
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Ludo



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MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Restauro do meu Buggy Icon_minitimeQua Jun 08, 2011 6:36 am





O nariz - Antes
Restauro do meu Buggy Dsc01099m

O nariz - depois de pintado com duas de mão de hammerite


Restauro do meu Buggy Dsc01109r

Restauro do meu Buggy Dsc01110mf





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MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Restauro do meu Buggy Icon_minitimeQua Jun 08, 2011 10:57 am

O eixo frontal desmontado



Restauro do meu Buggy Dsc01111pe




Bombas dos travões de disco


Antes

Restauro do meu Buggy Dsc01108o

Depois


Restauro do meu Buggy Dsc01112e



A bomba do óleo de travões



Antes

Restauro do meu Buggy Dsc01107nv



Depois


Restauro do meu Buggy Dsc01114i




Nesta última também podem ver os amortecedores e o motor de arranque.



Última edição por Ludo em Sex Maio 04, 2012 2:06 pm, editado 1 vez(es)
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pedro silva

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MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Restauro do meu Buggy Icon_minitimeQui Jun 09, 2011 6:16 am

bem... isso está a andar rapidíssimo parabéns Smile

acho que mais umas semanas e tens o carro na estrada Twisted Evil

abraço
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MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Restauro do meu Buggy Icon_minitimeQui Jun 09, 2011 6:43 am

Tem sido sempre a bolir e com estes fins-de-semana grandes tenciono dar um grande avanço.

Hoje à noite vou começar a etapa do fim-de-semana. Vamos ver o que consigo adiantar.

Domingo à noite dou noticias da evolução.
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Ludo



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MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Restauro do meu Buggy Icon_minitimeQua Jun 15, 2011 2:34 pm

Mais umas fotos da evolução:


A "trasera"

Antes:

Restauro do meu Buggy Dsc01123io



Depois:

Restauro do meu Buggy Dsc01118me


Restauro do meu Buggy Dsc01120cy

Alguns contratempos: Os podres debaixo da fibra que forrava o chão (traseiro)

Restauro do meu Buggy Dsc01122s


As polis depois de tratadas e com a primeira-de-mão


Restauro do meu Buggy Dsc01124t

Restauro do meu Buggy Dsc01125ea



Última edição por Ludo em Sex Maio 04, 2012 2:07 pm, editado 1 vez(es)
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pedro silva

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MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Restauro do meu Buggy Icon_minitimeQui Jun 16, 2011 3:44 pm

está a ficar com bom aspecto, parabéns Very Happy

continua a tratar bem esses fundos pois se o fizeres bem tão sedo não tens problemas Wink

abraço
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MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Restauro do meu Buggy Icon_minitimeSex Jun 17, 2011 3:20 pm

pedro silva escreveu:
está a ficar com bom aspecto, parabéns Very Happy

continua a tratar bem esses fundos pois se o fizeres bem tão sedo não tens problemas Wink

abraço

Na minha opinião, e por já ter passado por isso, bom bom é uns fundos novos (que até são baratos).

No meu tópico tenho as fotos dos fundos do meu carocha, e acredita que antes de os começar a raspar eu até pensei "Eh pah, até não estão maus...", até chegar ao ponto de ter medo de continuar a raspar... Very Happy

Continua o bom trabalho que tás a fazer!! Smile
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MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Restauro do meu Buggy Icon_minitimeTer Jul 05, 2011 2:11 am

Estou a pensar em aplicar a alteração nº 8:

Motor 1500cc preparação light com dupla carburação, comando “W100” de 276 graus Engle
Modificações:

Filtros comprtição
Folga de platinado de 0,15mm
Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
Dupla carburação solex 32 original da Brasília.
Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
Escape dimensionado 4x1
Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha)
Comando das válvula Engle W100 (276 graus)
Potência – 74cv @ 6000 rpm (DIN)
Torque – 11,1 kgf.m @ 3800 rpm (DIN)

Já tenho os carburadores do alfa 33 (dellroto) mas estava a pensar em não alterar o comando das válvulas. Será que não me trás problemas futuras? Será que o aumento de potência (que me parece ser maior que o anunciado pois os carburadores são mais "eficazes" que os solex32) poderá fazer as válvulas trabalharem a uma velocidade superior ao que elas aguentam e o motor berrar?

Se me puderem dar uma ajuda agradecia.

Já agora, também não vou mudar o escape para um 4x1 mais por motivos estéticos pois trata-se de um buggy. Julgo que isso não alterará a potência.

Obrigado a todos.
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MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Restauro do meu Buggy Icon_minitimeTer Jul 05, 2011 1:45 pm

Aqui vão mais algumas fotos:

O fundo de trás do lado esquerdo (teve que ser substituido)

Restauro do meu Buggy 1004970m

A parte inferior do fundo e do chassi depois de levar a primeira de mão de Hammerit

Restauro do meu Buggy 1004971g

Restauro do meu Buggy 1004972q

Restauro do meu Buggy 1004973p


A caixa de velocidades:

Antes de montar os foles

Restauro do meu Buggy 1004975v

O Eixo da frente quase acabado

Restauro do meu Buggy 1004978n








Última edição por Ludo em Sex Maio 04, 2012 2:11 pm, editado 2 vez(es)
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LOYO

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MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Restauro do meu Buggy Icon_minitimeTer Jul 05, 2011 2:53 pm

Antes de mais parabéns pelo desempenho, o projecto está a ser muito rápido.

Quanto ao motor é para abrir o bloco ou não?

A cames é muito importante para o aumento de potência, se mantiveres a cames original assim como valvulas e taxa de compressão do 1500 não vai adiantar colocar os dois duplos alem disso terás de ver se tens as cabeças de dupla admissão ou simples, o melhor mesmo será começares a repensar qual o objectivo e a finalidade do motor e a partir dai fazer um projecto para o motor.

Se a finalidade é ter um Buggy Street ou para TT.

Boa continuação
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MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Restauro do meu Buggy Icon_minitimeQua Jul 06, 2011 2:14 am

Bom dia LOYO.

Obrigado pela rapidez na resposta.

A cabeça é simples. A ideia é aumentar a potência do motor, não para corridas nem ralis mas para "curtir" em estrada e na cidade. Gostava de ter melhores prestações, sobertudo no arranque. Estava a tentar evitar abrir o bloco para não gastar muito dinheiro. A árvore de cames não é assim tão cara, mas se tivermos de mudar balancetes, válvulas etc, vai ficar carote... Se a diferença de potência ou a fiabilidade justificarem lá terá de ser...

Obrigado pela ajuda.
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MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Restauro do meu Buggy Icon_minitimeQua Jul 06, 2011 3:00 am

Podes arriscar e para já manter assim esse bloco, talvez arranjares umas cabeças de dupla admissão (para colocar os dois carburadores quase todos os colectores de admissão À venda são para elas) e mexeres nos periféricos, um 009, dois carburadores podes colocar os duplos embora te vá dar mais trabalho para afinares bem dai a utilização dos dois simples solex é que são muito mais fáceis de afinar acabando por terem mais rendimento do que os duplos fora do ponto. Podes tambem mexer nos martelos aumentando a abertura das valvulas, e na taxa de compressão, mas todas estas transformações se o bloco e os seus componentes não estiverem muito bons vai reduzir muito a vida do motor, mas tambem vai servir para teres mais conhecimentos sobre ele o seu comportamento etc... e depois então refazes o motor completamente mais tarde.
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MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Restauro do meu Buggy Icon_minitimeQua Jul 06, 2011 6:20 am

Obrigado pela ajuda. Provavelmente vou ter de comprar as cabeças de dupla admissão (são bastante caras). Ou então levar os colectores do alfa a um torneiro para adaptar para a cabeça simples.
O bloco penso estar bom. Foi aberto e mexido à cerca de 8 anos e depois disso não andou mais de 1.000 Km.
O meu medo é que a rotatividade do motor e o aumento de potência dêm cabo do bloco. Às vezes, por ignorância, basta-nos mudar uma ou duas pequenas peças (e baratas) para não colocar em risco o motor. A árvore de cames ronda os 100€, mas se tivermos de mudar outras peças então a mexida fica bem cara.

Um abraço
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MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Restauro do meu Buggy Icon_minitimeQua Jul 06, 2011 3:36 pm

Boas no caso de um motor com tão poucos kilometros depois de aberto, trnta arranjar umas cabeças de dupla admissão mesmo usada e mandas colocar guias e valvulas caso necessitem, quanto ao aumento de RPM não vais ter problemas pois só com uma nova cames é que poderia colocar em causa o motor.
Mas um motor com dupla carburação filtros de competição um 009 um bom escape já vai dar para umas curvas e vais subir tudo em 4º Laughing
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MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Restauro do meu Buggy Icon_minitimeSeg Jul 11, 2011 6:44 am

Tenho o chassi quase pronto. a parte inferior do fundo está acabada e falta a última de-mão dos fundos para acabar. Próximo fim-de-semana termino o chassi e monto a caixa (acabada) e o eixo dianteiro (acabado) depois posto aqui fotos. O projecto está a andar bem. A parte do motor é que vai ser pior. Mexe com mais €€€€€, logo vai demorar mais tempo.
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MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Restauro do meu Buggy Icon_minitime

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