VW CAROCHA

FÓRUM DE VW CAROCHAS E DERIVADOS TRANSFORMADOS
 
InícioInício  PortalPortal  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
Últimos assuntos
» A vareta da valvula saltou do martelo
Seg Jul 04, 2016 2:11 am por Boss

» Carocha esquecido
Seg Abr 13, 2015 1:00 pm por Verissimo

» Apresentação
Ter Fev 24, 2015 4:05 pm por LourencOldSchool

» rui 1302s
Sex Dez 26, 2014 2:57 pm por rui

» duvida carburador
Sab Dez 13, 2014 4:16 pm por martins

» preparação de cabeças de motor 1600cc
Qua Out 29, 2014 4:30 pm por Klavadish

» Problemas na afinação dos carburadores duplos
Ter Ago 05, 2014 5:03 am por f_valentim

» Restauro Carocha 72
Ter Jul 01, 2014 2:49 am por teixeirasergio

» Apresentação
Ter Jul 01, 2014 2:43 am por teixeirasergio

Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Fórum
Parceiros

Compartilhe | 
 

 Restauro do meu Buggy

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Ludo



Mensagens : 48
Data de inscrição : 17/05/2011
Localização : Faro

MensagemAssunto: Restauro do meu Buggy   Ter Maio 31, 2011 3:10 am

Bom dia a todos.

Em boa hora descubri este forum, pois estou a iniciar a recuperação do meu buggy e para além de poder recorrer a ajuda externa (preciosa) poderei apresentar a evolução do meu trabalho e ajudar alguém que, como eu, tem dúvidas nalguma matéria.

O meu Buggy provêm de um carocha 1500 de 1969. Foi transformado à cerca de 27 anos. Há cerca de 14 anos estava quase na sucata e fiz um modesto restauro. A nível de motro foi todo desmanchado, levou camisas e segmentos novos etc. O chassi foi apenas pintado com primário (onde chegava com a trincha). A fibra sofreu pequenas alterações (nomeadamente nos piscas de trás) e foi repintado. As napas foram todas novas e o estofador foi o mesmo que fez tudo (je, moi meme ).

Por um pequeno problema da embraiagem e por falta de tempo, ficou encostado e foi-se degradando.

Agora pretendo fazer uma recuperação completa e duradoira.

Vai ser tudo desmontado peça por peça e aplicado os melhores produtos. os estofos vão a um profissional. O motor vai ser "vitaminado".

Vou postar aqui alguma fotografias de como estava antes e da sua evolução.


Última edição por Ludo em Sex Maio 04, 2012 1:59 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ludo



Mensagens : 48
Data de inscrição : 17/05/2011
Localização : Faro

MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Ter Maio 31, 2011 3:27 am

Antes de ser mexido mas já em cima das perguiças.









Última edição por Ludo em Sex Maio 04, 2012 1:58 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ludo



Mensagens : 48
Data de inscrição : 17/05/2011
Localização : Faro

MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Ter Maio 31, 2011 3:38 am

Já com o processo de desmontagem em curso.












Última edição por Ludo em Sex Maio 04, 2012 1:59 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ludo



Mensagens : 48
Data de inscrição : 17/05/2011
Localização : Faro

MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Ter Maio 31, 2011 3:50 am

Com o coração de fora
















Última edição por Ludo em Sex Maio 04, 2012 2:00 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
LOYO

avatar

Mensagens : 1083
Data de inscrição : 03/03/2009
Idade : 55
Localização : Tondela

MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Ter Maio 31, 2011 4:07 pm

Boa sorte no restauro
Se necessitares de alguma informação dispõe, vou dar a minha opnião se puderes colocar só um arco de proteção acho mais bonito, os Buggys compridos se forem bem acabados ficam muito agradáveis e com a vantagem de poderem transportar a familia confortavelmente.
Voltar ao Topo Ir em baixo
LOYO

avatar

Mensagens : 1083
Data de inscrição : 03/03/2009
Idade : 55
Localização : Tondela

MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Ter Maio 31, 2011 4:11 pm

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ludo



Mensagens : 48
Data de inscrição : 17/05/2011
Localização : Faro

MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Qui Jun 02, 2011 2:42 am

Mais algumas fotos:


Com a carcaça separada do chassi





o chassi






















Última edição por Ludo em Sex Maio 04, 2012 2:01 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ludo



Mensagens : 48
Data de inscrição : 17/05/2011
Localização : Faro

MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Qui Jun 02, 2011 3:07 am

Mais fotos:


Depósito





Já sem a bomba de óleo de travões e sem pedais:





A ferrugem a aparecer debaixo do "flintcoat"














Pedais






A bomba de óleo de travões





A bomba de travão




Por hoje é tudo. Vou-vos mantendo a par da evolução da obra.


Última edição por Ludo em Sex Maio 04, 2012 2:02 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
pedro silva

avatar

Mensagens : 571
Data de inscrição : 27/08/2009
Idade : 37
Localização : santo tirso

MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Qui Jun 02, 2011 4:22 am

parabéns, bom trabalho.

agora é preciso ter calma e não desanimar Wink , o pouquinho que faças de cada vez é sempre uma evolução Very Happy

boa sorte e continua.

abraço
Pedro
Voltar ao Topo Ir em baixo
Kami-Sama



Mensagens : 31
Data de inscrição : 29/07/2009

MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Qui Jun 02, 2011 6:40 am

Pela curiosidade histórica, é um buggy de concepção e de fabrico português, um Mintara da empresa Tara da Marques Pereira & Teles.
Atrás, devia ter um roll-bar revestido de fibra, mas possivelmente, perdeu-se :/
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ludo



Mensagens : 48
Data de inscrição : 17/05/2011
Localização : Faro

MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Qua Jun 08, 2011 6:36 am





O nariz - Antes


O nariz - depois de pintado com duas de mão de hammerite










Voltar ao Topo Ir em baixo
Ludo



Mensagens : 48
Data de inscrição : 17/05/2011
Localização : Faro

MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Qua Jun 08, 2011 10:57 am

O eixo frontal desmontado








Bombas dos travões de disco


Antes



Depois






A bomba do óleo de travões



Antes





Depois







Nesta última também podem ver os amortecedores e o motor de arranque.



Última edição por Ludo em Sex Maio 04, 2012 2:06 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
pedro silva

avatar

Mensagens : 571
Data de inscrição : 27/08/2009
Idade : 37
Localização : santo tirso

MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Qui Jun 09, 2011 6:16 am

bem... isso está a andar rapidíssimo parabéns Smile

acho que mais umas semanas e tens o carro na estrada Twisted Evil

abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ludo



Mensagens : 48
Data de inscrição : 17/05/2011
Localização : Faro

MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Qui Jun 09, 2011 6:43 am

Tem sido sempre a bolir e com estes fins-de-semana grandes tenciono dar um grande avanço.

Hoje à noite vou começar a etapa do fim-de-semana. Vamos ver o que consigo adiantar.

Domingo à noite dou noticias da evolução.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ludo



Mensagens : 48
Data de inscrição : 17/05/2011
Localização : Faro

MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Qua Jun 15, 2011 2:34 pm

Mais umas fotos da evolução:


A "trasera"

Antes:





Depois:






Alguns contratempos: Os podres debaixo da fibra que forrava o chão (traseiro)




As polis depois de tratadas e com a primeira-de-mão








Última edição por Ludo em Sex Maio 04, 2012 2:07 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
pedro silva

avatar

Mensagens : 571
Data de inscrição : 27/08/2009
Idade : 37
Localização : santo tirso

MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Qui Jun 16, 2011 3:44 pm

está a ficar com bom aspecto, parabéns Very Happy

continua a tratar bem esses fundos pois se o fizeres bem tão sedo não tens problemas Wink

abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo
IceMan

avatar

Mensagens : 7
Data de inscrição : 30/03/2011

MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Sex Jun 17, 2011 3:20 pm

pedro silva escreveu:
está a ficar com bom aspecto, parabéns Very Happy

continua a tratar bem esses fundos pois se o fizeres bem tão sedo não tens problemas Wink

abraço

Na minha opinião, e por já ter passado por isso, bom bom é uns fundos novos (que até são baratos).

No meu tópico tenho as fotos dos fundos do meu carocha, e acredita que antes de os começar a raspar eu até pensei "Eh pah, até não estão maus...", até chegar ao ponto de ter medo de continuar a raspar... Very Happy

Continua o bom trabalho que tás a fazer!! Smile
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ludo



Mensagens : 48
Data de inscrição : 17/05/2011
Localização : Faro

MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Ter Jul 05, 2011 2:11 am

Estou a pensar em aplicar a alteração nº 8:

Motor 1500cc preparação light com dupla carburação, comando “W100” de 276 graus Engle
Modificações:

Filtros comprtição
Folga de platinado de 0,15mm
Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
Dupla carburação solex 32 original da Brasília.
Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
Escape dimensionado 4x1
Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha)
Comando das válvula Engle W100 (276 graus)
Potência – 74cv @ 6000 rpm (DIN)
Torque – 11,1 kgf.m @ 3800 rpm (DIN)

Já tenho os carburadores do alfa 33 (dellroto) mas estava a pensar em não alterar o comando das válvulas. Será que não me trás problemas futuras? Será que o aumento de potência (que me parece ser maior que o anunciado pois os carburadores são mais "eficazes" que os solex32) poderá fazer as válvulas trabalharem a uma velocidade superior ao que elas aguentam e o motor berrar?

Se me puderem dar uma ajuda agradecia.

Já agora, também não vou mudar o escape para um 4x1 mais por motivos estéticos pois trata-se de um buggy. Julgo que isso não alterará a potência.

Obrigado a todos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ludo



Mensagens : 48
Data de inscrição : 17/05/2011
Localização : Faro

MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Ter Jul 05, 2011 1:45 pm

Aqui vão mais algumas fotos:

O fundo de trás do lado esquerdo (teve que ser substituido)



A parte inferior do fundo e do chassi depois de levar a primeira de mão de Hammerit








A caixa de velocidades:

Antes de montar os foles



O Eixo da frente quase acabado










Última edição por Ludo em Sex Maio 04, 2012 2:11 pm, editado 2 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
LOYO

avatar

Mensagens : 1083
Data de inscrição : 03/03/2009
Idade : 55
Localização : Tondela

MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Ter Jul 05, 2011 2:53 pm

Antes de mais parabéns pelo desempenho, o projecto está a ser muito rápido.

Quanto ao motor é para abrir o bloco ou não?

A cames é muito importante para o aumento de potência, se mantiveres a cames original assim como valvulas e taxa de compressão do 1500 não vai adiantar colocar os dois duplos alem disso terás de ver se tens as cabeças de dupla admissão ou simples, o melhor mesmo será começares a repensar qual o objectivo e a finalidade do motor e a partir dai fazer um projecto para o motor.

Se a finalidade é ter um Buggy Street ou para TT.

Boa continuação
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ludo



Mensagens : 48
Data de inscrição : 17/05/2011
Localização : Faro

MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Qua Jul 06, 2011 2:14 am

Bom dia LOYO.

Obrigado pela rapidez na resposta.

A cabeça é simples. A ideia é aumentar a potência do motor, não para corridas nem ralis mas para "curtir" em estrada e na cidade. Gostava de ter melhores prestações, sobertudo no arranque. Estava a tentar evitar abrir o bloco para não gastar muito dinheiro. A árvore de cames não é assim tão cara, mas se tivermos de mudar balancetes, válvulas etc, vai ficar carote... Se a diferença de potência ou a fiabilidade justificarem lá terá de ser...

Obrigado pela ajuda.
Voltar ao Topo Ir em baixo
LOYO

avatar

Mensagens : 1083
Data de inscrição : 03/03/2009
Idade : 55
Localização : Tondela

MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Qua Jul 06, 2011 3:00 am

Podes arriscar e para já manter assim esse bloco, talvez arranjares umas cabeças de dupla admissão (para colocar os dois carburadores quase todos os colectores de admissão À venda são para elas) e mexeres nos periféricos, um 009, dois carburadores podes colocar os duplos embora te vá dar mais trabalho para afinares bem dai a utilização dos dois simples solex é que são muito mais fáceis de afinar acabando por terem mais rendimento do que os duplos fora do ponto. Podes tambem mexer nos martelos aumentando a abertura das valvulas, e na taxa de compressão, mas todas estas transformações se o bloco e os seus componentes não estiverem muito bons vai reduzir muito a vida do motor, mas tambem vai servir para teres mais conhecimentos sobre ele o seu comportamento etc... e depois então refazes o motor completamente mais tarde.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ludo



Mensagens : 48
Data de inscrição : 17/05/2011
Localização : Faro

MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Qua Jul 06, 2011 6:20 am

Obrigado pela ajuda. Provavelmente vou ter de comprar as cabeças de dupla admissão (são bastante caras). Ou então levar os colectores do alfa a um torneiro para adaptar para a cabeça simples.
O bloco penso estar bom. Foi aberto e mexido à cerca de 8 anos e depois disso não andou mais de 1.000 Km.
O meu medo é que a rotatividade do motor e o aumento de potência dêm cabo do bloco. Às vezes, por ignorância, basta-nos mudar uma ou duas pequenas peças (e baratas) para não colocar em risco o motor. A árvore de cames ronda os 100€, mas se tivermos de mudar outras peças então a mexida fica bem cara.

Um abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo
LOYO

avatar

Mensagens : 1083
Data de inscrição : 03/03/2009
Idade : 55
Localização : Tondela

MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Qua Jul 06, 2011 3:36 pm

Boas no caso de um motor com tão poucos kilometros depois de aberto, trnta arranjar umas cabeças de dupla admissão mesmo usada e mandas colocar guias e valvulas caso necessitem, quanto ao aumento de RPM não vais ter problemas pois só com uma nova cames é que poderia colocar em causa o motor.
Mas um motor com dupla carburação filtros de competição um 009 um bom escape já vai dar para umas curvas e vais subir tudo em 4º Laughing
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ludo



Mensagens : 48
Data de inscrição : 17/05/2011
Localização : Faro

MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   Seg Jul 11, 2011 6:44 am

Tenho o chassi quase pronto. a parte inferior do fundo está acabada e falta a última de-mão dos fundos para acabar. Próximo fim-de-semana termino o chassi e monto a caixa (acabada) e o eixo dianteiro (acabado) depois posto aqui fotos. O projecto está a andar bem. A parte do motor é que vai ser pior. Mexe com mais €€€€€, logo vai demorar mais tempo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Restauro do meu Buggy   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Restauro do meu Buggy
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Restauro do Texas Buggy
» Restauração Buggy Cobra 93
» carroceria nova em buggy
» Buggy Race
» Mais um Buggy Bird Baiano na area

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
VW CAROCHA :: PROJECTOS E GARAGENS :: V W C A R O C H A S-
Ir para: