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 TECNOLOGIA MOTORES TURBO VW AR

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LOYO

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MensagemAssunto: TECNOLOGIA MOTORES TURBO VW AR   Dom Mar 08, 2009 2:16 pm

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LOYO

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MensagemAssunto: Re: TECNOLOGIA MOTORES TURBO VW AR   Seg Ago 31, 2009 6:49 am

Boas
Ando a pensar realmente aplicar um turbo num motor 1600cc, a ideia era não abrir o Bloco pois não deve ter mais de uns 15000 depois de reparado, e queria conseguir alguma potência, sem perder o trabalho dentro do bloco, assim o turbo é uma real possibilidade, no entanto gostava de saber opniões, e se alguem aqui o fez e potência conseguida?

Cumps
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MensagemAssunto: Re: TECNOLOGIA MOTORES TURBO VW AR   Seg Set 14, 2009 10:10 am

meu motor e um 1600 turbo , nao sei se existem diferencas entre os motores brasileiros e os que vcs usam , mas , quando coloquei no meu motor original ( hj ta bem modificado) o resultado foi animador , embora aqui tenhamos disponivel o alcool para usar como combustivel , mas com gasolina tambem fica bom , so tem que usar pressao mais baixa.

tentaria o turbo , nas seria bom ter alguns dados em mao :

taxa de compressao
tamanho das valvulas
tipo de carburador a ser usado
tpo de refrigaracao usada
potencia esperada

partindo desses dados , da pra ter uma ideia do que fazer.
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MensagemAssunto: Re: TECNOLOGIA MOTORES TURBO VW AR   Seg Set 14, 2009 1:19 pm

Olá
Se não for pedir muito, podes colocar as especificações do teu motor turbo?

As diferenças só são maiores nos motores dos 1302 e 1303, nas mesmo assim no Brasil embora mais tarde tambem acabaram por ter o radiador deslocado e as cabeças de dupla admissão, de resto é tudo muito identico.

Cumps
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MensagemAssunto: Re: TECNOLOGIA MOTORES TURBO VW AR   Seg Set 14, 2009 8:20 pm

LOYO escreveu:
Olá
Se não for pedir muito, podes colocar as especificações do teu motor turbo?

As diferenças só são maiores nos motores dos 1302 e 1303, nas mesmo assim no Brasil embora mais tarde tambem acabaram por ter o radiador deslocado e as cabeças de dupla admissão, de resto é tudo muito identico.

Cumps

meu mortor e um 1600, admissao dupla , radiador deslocado , 85,5X69 mm , comando tcs10 , valvulas 40X35,5mm , camaras com formato modificado ( ap - similar a dos gofs ) groves nas camaras, taxa de compressao de 10,5/1 , ignicao mapeada e controlada pelo sistema de injecao eletronica programavel , injecao eletronica programavel , quatro bicos injetores de astra , bomba eletrica de 9 kg, turbo .36.42 , usando 1,5kg de pressao , tbi da injecao de chevrolet omega ( 60 mm ) , virabrequim original anterior a 84 ( forjado ) bielas anteriores a 84 ( forjado) , bomba de oleo de 4 engrenagens , dois radiadores extras , bronzinas do virabrequim com 6 furos para aguentar giros acima de 5000 rpm.

acho que basicamente e isso.
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MensagemAssunto: Re: TECNOLOGIA MOTORES TURBO VW AR   Ter Set 15, 2009 2:51 am

Um motor muito bem elaborado, que já deve deixar muitos novos para trás Wink

Sabes qual a potência do motor?
E trabalha com alcool ou gasolina?

vou ver quais os carros similares por aqui dadores dessas peças todas cheers
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MensagemAssunto: Re: TECNOLOGIA MOTORES TURBO VW AR   Ter Set 15, 2009 9:48 am

LOYO escreveu:
Um motor muito bem elaborado, que já deve deixar muitos novos para trás Wink

Sabes qual a potência do motor?
E trabalha com alcool ou gasolina?

vou ver quais os carros similares por aqui dadores dessas peças todas cheers

olha com a taxa alta e a pressao alta que uso com pecas originais , nao seria possivel usar gasolina , uso alcool como combustivel.

quanto a potencia , nunca levei a nenhum rolo ou dinamometro , mas atravez de planilhas , estimamos entre 180 e 200 cv.

pecas : valvulas de escape de 35,5 mm uso as de admissao dos 1600 dupla entrada
valvulas de admissao de 40 mm uso valvulas bug pac , mas alguns motores diesel tem valvulas que podem ser usadas.
comando : uso uma copia do engle tcs 10 , nao custa caro
camaras de compressao : eu que fiz , atravez de artigos do fusca forum brasil - http://www.forumfuscabrasil.com/index.php?topic=2899.0

quanto ao turbo , se for usar , veja as novas turbinas de geometria variavel , que nao deve ser dificil de obter ai.

quanto aos novos , minha ultima vitima foi um honda civic vti com 193 cv , deixei o honda longe. Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
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MensagemAssunto: Re: TECNOLOGIA MOTORES TURBO VW AR   Qua Set 16, 2009 1:39 pm

Obrigado pelas dicas Wink

Estou registado no FORUM FUSCA BRASIL mas vou ter de pedir nova senha pois esqueci Sad

Gostei muito desse ultimo paragrafo

"quanto aos novos , minha ultima vitima foi um honda civic vti com 193 cv , deixei o honda longe."

pois com essa taxa de compressão a gasolina Embarassed

Mas ainda te vou chatear com mais perguntas pois cada vez pondero mais colocar turbo em vez de aumento de cilindrada.

Já agora qual a rotação maxima que consegue esse motor? o virabrequim original aguenta bem?
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MensagemAssunto: Re: TECNOLOGIA MOTORES TURBO VW AR   Qui Set 17, 2009 6:02 am

LOYO escreveu:
Obrigado pelas dicas Wink

Estou registado no FORUM FUSCA BRASIL mas vou ter de pedir nova senha pois esqueci Sad

Gostei muito desse ultimo paragrafo

"quanto aos novos , minha ultima vitima foi um honda civic vti com 193 cv , deixei o honda longe."

pois com essa taxa de compressão a gasolina Embarassed

Mas ainda te vou chatear com mais perguntas pois cada vez pondero mais colocar turbo em vez de aumento de cilindrada.

Já agora qual a rotação maxima que consegue esse motor? o virabrequim original aguenta bem?

quem dita a rotacao do teu motor , e o comando de valvulas e nao o virabrequim , aqui de novo , temos diferencas nas peças do motor , no brasil existem dois tipos de virabrequim , um mais atual feito em ferro fundido , e outro mais antigo feito em aço forjado ,usei os dois e os dois aguentaram , mas quando fundi uma bronzina por falta de lubrificacao ( as bronzinas originais com dois furos de lubrificacao apenas , so aguentam ate 5000 rotacoes ) aproveitei , fiz mais 4 furos nas bronzinas e troquei o virabrequim por um mais antigo ( forjado) imagino que os motores dai devam ser forjados . vai as fotos das bronzinas com mais furos , feitos com broca de 4mm ficando os furos equidistantes.

meu comando tem a potencia maxima atingida a 6000 rpm , mas chega facil a 6500 , onde esta o corte de rotacao da injecao eletronica, mas vc pode usar comandos para ate 7500 rpm , embora perca suavidade na marcha lenta.

a opcao a um comando mais bravo seria o uso de carburacao quadrupla ( dois weber duplos) mas como custam muito caro por aqui , preferi nao usar .





fique a vontade pra perguntar , estamos aqui pra partilhar conhecimentos.
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MensagemAssunto: Re: TECNOLOGIA MOTORES TURBO VW AR   Qui Set 17, 2009 1:49 pm

A duvida era mesmo sobre o virabrequim (cambota) pois já tinha lido sobre elas e de serem ferro fundido Sad quanto ao comando das valvulas por aqui arvore de cames e o aumento das RPM não à duvidas Wink

Quanto aos carburadores duplos Weber por aqui equiparam alguns carros que hoje estão em fim de vida e por isso fácil de arranjar Very Happy
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MensagemAssunto: Re: TECNOLOGIA MOTORES TURBO VW AR   Sex Set 18, 2009 5:53 am

LOYO escreveu:
A duvida era mesmo sobre o virabrequim (cambota) pois já tinha lido sobre elas e de serem ferro fundido Sad quanto ao comando das valvulas por aqui arvore de cames e o aumento das RPM não à duvidas Wink

Quanto aos carburadores duplos Weber por aqui equiparam alguns carros que hoje estão em fim de vida e por isso fácil de arranjar Very Happy

acredito que ate uns 150 cv , tua cambota aguenta bem , nao esquece de fazer os furos extras de lubrificacao , pois acima de 5000 rpm , a lubrficacao original da cambota falha , levando a fundir os bronzes .
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MensagemAssunto: Re: TECNOLOGIA MOTORES TURBO VW AR   Sex Set 18, 2009 1:12 pm

Fabricio, quando chegar a hora de começar com o motor eu vou postar aqui no forum e ai espero contar com essas experiência que tens com motor turbos, algo que por aqui não é muito usado, normalmente quase todos preferem aumentar a cilindrada.
Mas realmente o turbo acho uma optima solução.

O turbo é muito usado por ai, e devido a isso a vossa cultura na transformação de motores VW Ar turbo é optima.

Esses kits Turbo para fuscas que vendem ai no Brasil, são de boa qualidade? é que o preço é actrativo alguns a 1200 reais. Ou é melhor recorrer a carros dadores?
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fabricio.vergetti



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MensagemAssunto: Re: TECNOLOGIA MOTORES TURBO VW AR   Sab Set 19, 2009 8:54 am

LOYO escreveu:
Fabricio, quando chegar a hora de começar com o motor eu vou postar aqui no forum e ai espero contar com essas experiência que tens com motor turbos, algo que por aqui não é muito usado, normalmente quase todos preferem aumentar a cilindrada.
Mas realmente o turbo acho uma optima solução.

O turbo é muito usado por ai, e devido a isso a vossa cultura na transformação de motores VW Ar turbo é optima.

Esses kits Turbo para fuscas que vendem ai no Brasil, são de boa qualidade? é que o preço é actrativo alguns a 1200 reais. Ou é melhor recorrer a carros dadores?

o ideal e usar peças novas quando se monta um turbo , embora , no caso da turbina , uma tgv ( turbina de geometria variavel ) seja mehor aproveitada , essa turbina por aqui e usada em picapes a diesel como as novas hilux , ou mistubishi , mas creio que ai exista em outros modelos de carros , nao tive nenhum problema com os kits que usei aqui , se optar pela troca da turbina , seria ideal comprar uma nova.

os kits sao bons sim , so e bom observar a marca das turbinas , se conseguir uma kkk usada nos audi seria melhor ainda.
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pavik



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MensagemAssunto: Re: TECNOLOGIA MOTORES TURBO VW AR   Sab Jan 30, 2010 11:35 am

Boa noite LOYO

Eu tenho andado com bastante falta de tempo para passar aqui pelo forum...

Estou a começar o projecto de um motor 1600 turbo, gostária de saber o que existe como coletores de escape para turbos. Eu sei que tu já procuraste um pouco sobre este assunto...

Quanto aos carboradores duplos fica aqui a informação que eles nao aguentam pressões superiores a 0,5 Bares...
Para aguentarem pressão tem de levar um kit de rententores e o´rings.

Eu depoie coloco aqui a minha configuração de base para discutirmos.
Eu tenho uma tcs 30 mas é muito (grande) para um 1600, esta penso utilizar num motor com mais de 2,0L.

Para já tenho a cambota a equilibrar e o bloco em retificação...

Até breve.
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LOYO

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MensagemAssunto: Re: TECNOLOGIA MOTORES TURBO VW AR   Sab Jan 30, 2010 11:57 am

Boas Pavik
Vou tambem avançar com um motor turbo para colocar na replica do 718, realmente tenho andado a pesquizar, quanto mais leio mais baralhado fico Very Happy à quem utilize o carburador do Renault 5 Turbo.
Vou ver se tenho tempo pois tem faltado para colocar aqui matéria sobre o assunto.
Estava a pensar partir de um Bloco de uma Bay 1600 que está bom mas é sempre melhor mandar rectificar, a cambota de origem e calibrar em conjunto com vielas , volante e polie.
Já agora se não estou em erro acho que li algures que em Coimbra havia uma boa casa para este trabalho? será que conheces, ou alguem aqui no forum?
Em Lisboa recorria à "JOCA" ou a um amigo que tem uma rectificadora, mas aqui em Viseu não conheço, e ainda mais para terem a pachorra para me aturarem Very Happy

Tambem vou colocar aqui a configuração.

Cumps
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pavik



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MensagemAssunto: Re: TECNOLOGIA MOTORES TURBO VW AR   Sab Jan 30, 2010 12:05 pm

Boas

Também é possivel utilizar o carburador de origem com umas pequenas modificações e obtemos muitos bons resultados...

Eu depois posso colocar aqui as modificações a fazer sobre o SOLEX 34 para podermos utilizar nos nossos motores turbos...

O distribuidor também precisa de modificações...

Até breve.
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f_valentim



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MensagemAssunto: Re: TECNOLOGIA MOTORES TURBO VW AR   Sab Out 02, 2010 4:27 pm

Eu já estou numa fase final com o meu.

1600cc original
turbo com 0,5
carburadores brasilia (alterados)
distribuidor 009


E o resultado.....




Teste 1 é o estado em que estava antes do turbo.

Teste 2 com turbo e pressão normal ( 0,5 bar). Depois do teste aumentou-se o caudal da gasolina pq estava-se a revelar insuficiente como mostra o gráfico.

Teste 5 com 0,7 bar de pressão no turbo e pequeno atraso no distribuidor. Parou o teste quando o tubo de admissão saltou.
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A.V.



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MensagemAssunto: Re: TECNOLOGIA MOTORES TURBO VW AR   Sab Out 30, 2010 2:24 pm

Boas,

gostei de ver o quanto a potencia sobe antes e depois da ligação do turbo , gosta de ver o resultado de potencia para um valor de 1 bar .

uma pergunta , porque só de chega a uma rotação de pouco menus de 4000 rpm.

A.V.

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f_valentim



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MensagemAssunto: Re: TECNOLOGIA MOTORES TURBO VW AR   Sab Out 30, 2010 3:34 pm

1bar para um motor 1600 é muito. o limite é 0,7.

OS testes acabaram às 4000rpm pq não vale a pena continuar. A a curva de torque já atingiu o seu pico e o resto são contas.

Continuando só vai sobre aquecer o motor e quebrar as prestações.
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LOYO

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MensagemAssunto: Re: TECNOLOGIA MOTORES TURBO VW AR   Sab Out 30, 2010 4:17 pm

Com uma Cames apropriada, a cambota calibrada, volante aligeirado, e o 1600 dispara para muitos mais cv Wink
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MensagemAssunto: Re: TECNOLOGIA MOTORES TURBO VW AR   Sab Out 30, 2010 4:18 pm

o 1776 vai ser desenhado para turbo e vai comportar esses factores todos.
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MensagemAssunto: Re: TECNOLOGIA MOTORES TURBO VW AR   Sab Out 30, 2010 4:32 pm

Uma aventura incrivel de um artista na Estónia sem muitas condições affraid Very Happy Very Happy Very Happy

http://www.thesamba.com/vw/forum/viewtopic.php?t=361312&postdays=0&postorder=asc&highlight=1600+turbo&start=0

Nem cabeças de admissão dupla tem
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f_valentim



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MensagemAssunto: Re: TECNOLOGIA MOTORES TURBO VW AR   Sab Out 30, 2010 4:34 pm

sempre fui adepto da admissão simples. mas para estas coisas dupla é mais fácil.
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MensagemAssunto: Re: TECNOLOGIA MOTORES TURBO VW AR   Dom Out 31, 2010 7:05 pm

f_valentim escreveu:
sempre fui adepto da admissão simples. mas para estas coisas dupla é mais fácil.

a turbina pressurizando , ajuda em parte a eliminar a deficiencia da admisao simples , pois " empurra o ar " quando ta presurizando melhorando um pouco , mas sem duvida a admissao dupla e mais eficiente.
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f_valentim



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MensagemAssunto: Re: TECNOLOGIA MOTORES TURBO VW AR   Seg Nov 01, 2010 9:35 am

o que noto é mais força e menos temperatura num motor de admissão simples.

Mas para fazer este tipo de coisas, é preciso inventar mais.
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MensagemAssunto: Re: TECNOLOGIA MOTORES TURBO VW AR   

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