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 MOTOR 1600 OU 1641 TURBO

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f_valentim



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MensagemAssunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO    Ter Nov 02, 2010 1:03 pm

Não sou a melhor pessoa para corrobar esta informação, mas desde a altura que comecei a pensar em meter turbo, que tive a ideia de que tudo o que fosse para além de 0,7 de pressão que era muito. Efectivamente com taxa mais baixa de compressão, mais pressão no turbo. Mas como muito bem diz, até às 3000rpm era uma mosca morta. São métodos. Eu prefiro uma linha mais estável mesmo que perca em ponta.

Injecção é , no meu entender, um sonho. Mas caro. E pergunto: Valeu a pena?. Eu com dois míseros carburadores brasilia e metade da pressão fiz o mesmo. Qual será o valor total depois de pronto de um motor e de outro? Quase que me arrisco a dizer que o meu ficou quase por metade do preço.

Quanto ao meter o carburador antes do turbo, é possível. Mas teóricamente nem todos os turbos servem. Para além de que representa um risco acrescido ( no meu entender).

Mas, mais uma vez, é a minha opinião.
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A.V.



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MensagemAssunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO    Ter Nov 02, 2010 2:52 pm

Gosto este ...




e este


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f_valentim



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MensagemAssunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO    Ter Nov 02, 2010 3:36 pm

E que turbos são compatíveis? de que carro por exemplo?
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fabricio.vergetti



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MensagemAssunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO    Qui Nov 04, 2010 10:04 am

f_valentim escreveu:
eu uso um regulador de pressão com retorno e uma bomba de gasolina que debita 100l/h. Se aumento a pressão encharca os carburadores. A alimentaçao de gasolina ainda é uma dor de cabeça.

aqui chamamos de dosador de combustivel , a pressao permanece estavel ( normalmente em 0,2bar ou menos ) o nescessario para encher as cubas , ate que a pressao do turbo entra , entao a pressao do combustivel tambem cresce , conforme a rgulagem que se aplica , alimentando a admissao extra propiciada pelo turbo nao e um simples regulador de pressao.



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existem modelos para carburador e para injecao eletronica.
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fabricio.vergetti



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MensagemAssunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO    Qui Nov 04, 2010 10:13 am

A.V. escreveu:
Boas,
Estive à ler esta transformação , com bastante gosto.

Também em tempo tive esta ideia e passeia a pratica , pregando num motor base 1600 cc, ao qual baixamos a taxa de compressão através de anéis , pistões forjados, uma cames 110, um turbo garret T2 regulado para 1 bar , utilizado as admissões de origem do carro com pequena alteração, um carburador de origem vw Pic 34 alterado , com uma pequena diferença no meu caso o carburador estava antes do turbo. Foi também aumentada a folga das válvulas, um distribuidor B 009 e o avanço estava na ordem dor 27 graus.


>>>>> ao baixar a taxa de compressao , realmente pode-se utilizar maiores pressoes , mas torna o carro lerdo ( sem torque ) em baixas rotacoes o comando w110 ja traz menos torque em baixa do que o original por isso seu carro ficou lerdo nas saidas . avanco com 27 graus para gasolina denota quao baixa estava sua taxa , pois aqui com gasolina , nao passamos de 10 graus , com distribuidor travado ( sem avanco centrifugo ou mecanico) almento na folga de valvulas diminui a permanencia do comando , para cada 0,05 de folga , diminui-se 3 graus na came , carburadores usados antes do turbo , sao pouco comuns aqui , ja ouvi falar em deterioracao da vedacao do turbo pela pasagem de gasolina e deterioracao do oleo por contaminacao tambem , mas nesse caso nao conheco bem.

Nunca o levei ao teste de potencia, mas por aquilo que me parecia era que deveria tem entre os 90 e 100 Cv , era mosca morta até as 3000 Rmp mas depois até 6000 Rpm, digamos que era um bom 1,835 cc .
Esta aventura foi montada num vw carocha 1500 e trabalhava às mil maravilhas, só como não tinha documentos do 1500 , e não foi concluída , mais tarde foi vendido, mas antes tirei toda a transformação e o motor , que ainda mora cá em casa à espera de melhores dias.

>>>>>> aqui motores 1500 tem cabecas de entrada simples , que restringem o fluxo em altas rotacoes , usamos sempre os de entrada dupla.

Hoje fui a procura de uma revista já com uns anos da SuperVW magezine que em tempos tive a ler com muita atenção na altura da minha transformação, e cá estava em casa.

Motor 1600 base México
Turbo intercooled regulado a 1 bar
Injection mono ponto
Potencia alterada de 46 para 90 CV as 4 400 RPM
177 KM/H 9,4 S dos 0 oas 100 KM/H
Uma Maquina .

nesse caso a rotacao de potencia maxima denota o uso de cames originais ( provavelmente com tuchos hidraulicos ) o que limita em muito a potencia alcancada , nao montaria esse motor dessa forma...


A.V.
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fabricio.vergetti



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MensagemAssunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO    Qui Nov 04, 2010 10:24 am

f_valentim escreveu:
Não sou a melhor pessoa para corrobar esta informação, mas desde a altura que comecei a pensar em meter turbo, que tive a ideia de que tudo o que fosse para além de 0,7 de pressão que era muito. Efectivamente com taxa mais baixa de compressão, mais pressão no turbo. Mas como muito bem diz, até às 3000rpm era uma mosca morta. São métodos. Eu prefiro uma linha mais estável mesmo que perca em ponta.

>>>>>>>> concordo com voce nesse item

Injecção é , no meu entender, um sonho. Mas caro. E pergunto: Valeu a pena?. Eu com dois míseros carburadores brasilia e metade da pressão fiz o mesmo. Qual será o valor total depois de pronto de um motor e de outro? Quase que me arrisco a dizer que o meu ficou quase por metade do preço.

>>>> o uso de injecao programavel nos da a possibilidade de gerenciar melhor o motor na fase turbo podendo usar maior pressao e menor avanco , e ate retardo de avanco em rotacoes em que haveria pre detonacao por excesso de pressao num carro carburado , sem falar no maior controle de debito de combustival nessa situacao , mas isso realmente sai mais caro


Quanto ao meter o carburador antes do turbo, é possível. Mas teóricamente nem todos os turbos servem. Para além de que representa um risco acrescido ( no meu entender).

>>>>>>existem vantagens ao usar o carburador antes do turbo , que sao a facilidade de regulagem do carburador que vai continuar sugando ar e nao recebendo ele sob pressao , podendo-se usar praticamente a regulagem de carro aspirado e sem problemas de vazamentos pelas juncoes e borboletas, alem de que o combustivel passando por toda a admissao ja misturada ao ar faz o mesmo efeito de um bom intercooler , refrigerando a mistura e ganhando cerca de 10% de potencia em relacao a montagem normal , mas a montagem e mais complicada , uso da maneira tradicional no meu.

Mas, mais uma vez, é a minha opinião.
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f_valentim



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MensagemAssunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO    Qui Nov 04, 2010 3:31 pm

E que turbo é que pode ser usado sem problemas?

Referência ou de que carro (sff).
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fabricio.vergetti



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MensagemAssunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO    Seg Nov 08, 2010 3:59 am

f_valentim escreveu:
E que turbo é que pode ser usado sem problemas?

Referência ou de que carro (sff).

valentim , nao sei seobservou mas nao sou portugues , sou brasileiro e sendo assim , nao conheco os carros turbo dai , normalmente sao usados turbos de carros de baixa cilindrada ate 1200 cc , mas recomendo o uso de turbina nova , uma garrte t2 ou similar seria o ideal.
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f_valentim



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MensagemAssunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO    Seg Nov 08, 2010 5:30 pm

Reparei.

Mas estava na esperança de haver referência de turbo testadas e aprovadas.
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LOYO

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MensagemAssunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO    Ter Nov 09, 2010 2:04 am

Actualmente muitos automóveis que rolam no Nrasil são iguais aos nossos , os nomes é que são diferêntes, mas alguns são iguais como por exemplo o Fiat Uno Turbo IE, Iveco, Golf, etc...
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fabricio.vergetti



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MensagemAssunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO    Ter Nov 09, 2010 5:26 pm

qualquer turbo de baixa inercia usados em motores ate 1400 cc ja serve bem , turbinas t2 , aqui no brasil saiam no extinto gol 1000 turbo 16v , que atingia 112 cv com gasolina

a turbina do uno turbo ie ( se nao for refrigerada a agua) tambem serve , tive um uno turbo , mas nao lembro se era ou nao , a do punto turbo tambem serve se seguir a refrigeracao noarmal. a do golf ja e grande pra nosso motor mas pode ser usada com comandos mais giradores.

turbinas de motores a diesel tambem dao certo , mais tem que ser motor pequeno.

para ter uma ideia de turbinas a diesel converta a cilindrada do motor pela rotacao do mesmo.
ex. um motor de 2.5cc a diesel que gire a 4000 rpm , fornecera potencia para um motor 50% menor que gire a 6000 rpm , no exemplo acima um motor 1250cc com comando tcs 10 por exemplo.

entao por esses numeros , um 1600 com comando w100, w110 , tcs10 , ou tcs 20 , vai ficar bom , se for turbina de geometria variavel( tgv) ai fica muito bom , pois tem muito torque e bastante potencia em toda a faixa de giros ( de aproximadamente 2000 rpm ate 6000 rpm) , so que essas sao caras.

de novo , recomendo o uso de turbinas novas , em especial as de geometria variavel.
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f_valentim



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MensagemAssunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO    Ter Nov 09, 2010 6:36 pm

sempre tive na ideia que geometria variável não podia ser pq a gasolina derretia o turbo. estarei errado?
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pedro silva

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MensagemAssunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO    Qua Nov 10, 2010 6:29 am

boa explicação fabricio Very Happy estou a gostar de ver Very Happy
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A.V.



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MensagemAssunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO    Qua Nov 10, 2010 12:47 pm




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fabricio.vergetti



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MensagemAssunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO    Sex Nov 12, 2010 9:10 am

f_valentim escreveu:
sempre tive na ideia que geometria variável não podia ser pq a gasolina derretia o turbo. estarei errado?

gasolina nao deve chegar ao turbo , no caso dos tgv , a diferenca sao pequenas palhetas no interior da caixa quente ( que de tao quente fica vermelha ) que mudam o diamentro da caixa , funcionando como se fosse uma turbina pequena quando se tem pouco giro no motor ( fazendo a turbina girar mais cedo) e abrindo o diametro da turbina quando essa chega a uma pressao mais alta pre definida , fazendo com que a contra pressao da turbina diminua e o turbo renda como se fosse bem maior.

por esse motivo os tgv's sao tao eficientes , pois enchem logo , estabilizam a pressao e tem uma faixa de giros uteis maior que as normais , funciona como um turbo pequeno na baixa e como um turbo grande na alta.

derreter nao vai com certeza.

http://www.youtube.com/watch?v=m644rU_Anck
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f_valentim



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MensagemAssunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO    Seg Nov 15, 2010 4:48 pm

Não digo que estás enganado. Não meti um tgv no meu por causa do problema da gasolina no turbo.
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fabricio.vergetti



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MensagemAssunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO    Ter Nov 16, 2010 4:49 pm

f_valentim escreveu:
Não digo que estás enganado. Não meti um tgv no meu por causa do problema da gasolina no turbo.

voce viu o video valentim , a porsche usa tgv , alguns carros por aqui tambem ja usam , mas realmente a grande maioria aqui queima alcool , mas nao acho que de nenhum problema a mistura tgv+gasolina , embora nao use assim.
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f_valentim



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MensagemAssunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO    Ter Nov 23, 2010 4:14 pm

Porsche é outro assunto.

Neste momento o 164cc está montado e a funcionar. Em breve mapa de banco.
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f_valentim



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MensagemAssunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO    Dom Nov 28, 2010 9:05 am



vai sofrer uma alteração, mas o sistema está pronto.
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f_valentim



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MensagemAssunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO    Dom Dez 19, 2010 5:16 pm

Agora que foi testado à séria, começo com sérias dúvidas.

Chego à conclusão que turbo é muito bem mas a carburação tem muito que se lhe diga. Quando coloquei pela primeira vez o turbo, usei carburadores brasilia. Muito prático e simples. Não digo que seja a melhor solução mas tenho poucas dúvidas que é a solução mais rápida e funcional. Agora que meti turbo em duplos, a cantiga é outra. A pressão é um problema grave em dellorto. Vi num forum uma alteração que fizeram com um kit comprado, e começo a chegar à conclusão que é imprescindível. Ainda vou investigar se existe solução corrente, mas é difícil. Começa por ter vários problemas técnicos e acaba na dificuldade de acesso. Mas vamos ver o que se consegue. Para já é resolver alguns problemas na versão atmosférico. Fica aqui uma foto actual.
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LOYO

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MensagemAssunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO    Seg Dez 20, 2010 4:08 pm

Pois
Eu tambem já tinha lido algures que não é fácil os duplos com o turbo, o melhor era mesmo mandares vir uma injecção de Kombi do Brasil.
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f_valentim



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MensagemAssunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO    Ter Dez 21, 2010 3:20 am

Pagas? Very Happy

Já vi que existe um kit de orings e uma junta para o topo do carburador que supostamente é de borracha. Já me tinha lembrado disso. Quando fôr ao banco já vejo por onde é que dá problemas e nessa altura logo tomo uma atitude. A questão é que qualquer coisa para estes carburadores tem de vir de fora.

Mas não baixo os braço. Vai ter de funcionar.

A única referência é esta.

http://martinsswbratrestoration.blogspot.com/2009/08/dellorto-drla-40-carburretors-jetting.html
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talagaia



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MensagemAssunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO    Qui Jul 19, 2012 7:39 am

Boas F_Valentin
eu no inicio andava com a maluqueira de querer meter o meu motor turbo fui a um especialista em turbo, que so faz alteraçoes em carros para turbos ou amenta os tamanho. e ele disse me que os meus carburadores nao irian aguentar a pressao do turbo que iria andar sempre com problemas pois nao ia vedar... aconcelho me a arranjar uns carburadores de uma carro que ja fosse turbo. secalhar poderia ser uma boa soluçao fiavel para ti!
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MensagemAssunto: Re: MOTOR 1600 OU 1641 TURBO    

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