VW CAROCHA

FÓRUM DE VW CAROCHAS E DERIVADOS TRANSFORMADOS
 
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 A. Velez

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AutorMensagem
A.V.



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MensagemAssunto: A. Velez   Dom Jan 10, 2010 12:09 pm

Boas,

Chamo-me António Velez, moro no Sobralinho-Alverca, sou carochista à cerca de 18 anos. A minha garagem é composta por VW 1.200 de 74, VW 1.303 S de 73, VW Buggy 1.600 de 77, Fiat 127 900 C de 80, Fiat 127 900 C de 82, Fiat 127 Super de 83 entre outros. Participo em encontros de clássicos desde 1994, tanto em Portugal como Espanha e França.
Posteriormente colocarei neste fórum, fotos do restauro que está a ser efectuado ao meu VW 1.303 S.
Saudações Clássicas Carochistas.
A.V.











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LOYO

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MensagemAssunto: Re: A. Velez   Dom Jan 10, 2010 1:24 pm

Bem vindo António Velez

Excelente frota clássica
Esse Carocha não me é estranho, por acaso não teremos um amigo comum o Rosa (Fibras Rosa) de Alverca.

Espero que tenhas uma óptima estadia e participação no VW Carocha.

Cumprimentos
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pedro silva

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MensagemAssunto: Re: A. Velez   Dom Jan 10, 2010 2:24 pm

olá, bem vindo a este fórum Wink , espero que te cintas muito bem na nossa companhia e que participes muito Smile

parabéns por essa fabulosa garagem Twisted Evil

cumps Wink
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A.V.



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MensagemAssunto: Re: A. Velez   Dom Jan 10, 2010 3:06 pm

Sim , Chico Rosa (Fibras Rosa) em Alhandra.


Fiat 127 Super de 83


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MiguelC

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MensagemAssunto: Re: A. Velez   Dom Jan 10, 2010 3:19 pm

Bem vindo ao fórum e os meus parabéns pelas máquinas, muito bonitas.

Esses Fiat já vão sendo raros, pessoalmente tenho um gosto especial pelo 131 Abarth, mas quem não tem? Laughing
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TÓ-ZÉ

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MensagemAssunto: Re: A. Velez   Dom Jan 10, 2010 3:53 pm

Bem vindo ao fórum e boa estadia ... Cool
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LOYO

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MensagemAssunto: Re: A. Velez   Ter Out 26, 2010 2:47 am

Amigo A. Velez

Tem PM

Cumprimentos
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f_valentim



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MensagemAssunto: Re: A. Velez   Sab Out 30, 2010 9:16 am

Esse carocha está a pedir um turbo Twisted Evil
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A.V.



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MensagemAssunto: Re: A. Velez   Sab Out 30, 2010 2:00 pm

Boas,

Obrigado, pela ideia Turbo. ( tenho cá em casa uma aplicação turbo num 1.6 . mas ... )

Mas nem pensar , estou contente com o meu motor, um bom companheiro,

esta com cilindrada muito aceitável , fiabilidade óptima, mais 50 km já rodados, faz 115 CV , corta em quarta as 6700 RPM, 186 Km H, parece me bom.

Neste momento foi retirado do carro, pois vai ser subtilizado por igual em cc mas menus puxado , vai ser montado no meu 1303 S futuramente com uma cx de velocidades 8~31 ...

A.V.
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f_valentim



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MensagemAssunto: Re: A. Velez   Sab Out 30, 2010 3:37 pm

cc?

115cv a que rotação?
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A.V.



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MensagemAssunto: Re: A. Velez   Seg Nov 01, 2010 3:47 am

Boas,

74 / 92 --- 1 968 cc

5000 RPM


A.V.
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f_valentim



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MensagemAssunto: Re: A. Velez   Seg Nov 01, 2010 9:31 am

1600 turbo 127cv 5000rpm 0,5 pressão
1600 turbo 143cv 5000rpm 0,7 pressão

Twisted Evil Twisted Evil
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A.V.



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MensagemAssunto: Re: A. Velez   Ter Nov 02, 2010 4:03 am

Boas,

Quando fiz o meu motor no ano 2000 ,fui busca-lo a Couternom , França a CAR CONCEPT ao Frabrice Lefebvre, com todas as indicações deste para fazer um bom motor , na altura foi me falado que deveria ficar com +/- 125 Cv e com fiabilidade bom para estrada e também em arranques e não deixar o dono envergonhado em pista.
Quanto ficou pronto levei ao teste de potencia da Vw em Lx com 100 Km percorridos , e ficou com uma potencia de 115 Cv , logo contactei o Frabrice para saber o porque da diferença , o que me foi explicado , que o motor ainda estava preso e que ate aos primeiros 5000 km o motor ainda ganhava cerca de 10 % mais , e como o motor ficou cada vez melhor , nunca mais tive interesse em leva-lo mais ao banco de potencia.
E como para mim chega os 125 CV estimados, e como já ganhou muitas taças e prémios e com mais de 50,000 Km recorridos sem problema algum , estou satisfeito por aqui.
A.V.
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f_valentim



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MensagemAssunto: Re: A. Velez   Ter Nov 02, 2010 6:56 am

Ninguém diz o contrário.

Essa história de motor preso para mim é conversa de encher xouriços. O que muitas vezes acontece, peças soltas dão muito bom resultado mas em conjunto são uma valente caca. Já para não falar em erros de concepção.

Já vi um mapa de um motor todo preparado de alto a baixo, e com menos de metade do valor gasto, o meu motor tinha melhor performance técnica.

Eventualmente esse motor ainda pode ser melhorado.

Mas a satisfação é que conta. cheers
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A.V.



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MensagemAssunto: Re: A. Velez   Ter Nov 02, 2010 8:42 am

Boas,

Obrigado, pelo pelas suas palavras, e como leu, bem sei que tudo pode ser melhorado, e as suas palavras sobre peças soltas , valente caca, erros de concepção, não entendo, não lhe ficam bem, pois sobre as peças soltas insistem parafusos e outras coisas para as juntar, a para a valente caca exixte as Wc, e papel , para erros de concepção insistem os entendidos, no meu caso no ano 2000 segui os conselhos de Fabrice Lefebvre dono da CAR CONCEPT, em França, que só é homem com mais títulos e muitos deles em anos seguidos na Super VW Cup., … quanto ao motor preso … conversa de encher xouriços, tenho ouvido falar em Rodagem , para que o motor se solte, … … será que estão todos enganados… ..não entendo… …, mas para que eu quero, um motor nos seus limites e com muitos Cv/s , se depois não se faz mais nada do estar sempre a mexer, alterar, afinar, etc., motor este que não tem qualquer viabilidade para no dia a dia, e só permiti fazer dois ou três arranques aos 400 metros, ou fazer uma meia dúzia de voltas num circuito qualquer e depois vir de reboque para casa …, para se ouvir depois dizer … o meu motor tem muitos Cv. e bons, mas tenho que parar que isto já tudo a arder … tenho que alterar aqui … tenho que alterar ali… isto dá resultado mas ainda não está … …isto era bom mas partiu … … … Etc … Etc
O meu carro já está com este motor vai para 10 anos não é propriamente 10 dias , e ainda chegava hoje para deixar muitos carritos novos envergonhados, principalmente quanto se falava em subir, já que descer todos os Santos ajudam, e ainda faz qualquer viagem principalmente quando me passo ou fazem passar, muitos Km com o pé no fundo, e até hoje sem o mais pequeno problema… e disto que eu gosto.
Respeito todas as ideias e alterações que os outros querem fazer nos seus carros, e apoio todos sem restrições e sem qualquer espécie cobiça e estou ao dispor para qualquer informação que achem necessárias.


A.V.


Última edição por A.V. em Ter Nov 02, 2010 11:37 am, editado 1 vez(es)
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LOYO

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MensagemAssunto: Re: A. Velez   Ter Nov 02, 2010 11:28 am

Realmente as rodagens é de certo a coisa mais importante num motor, tanto a nível de potência como de longevidade, cá por casa as rodagens muito cuidadosas já vem do tempo em que se dava à manivela para trabalharem Very Happy

É por isso que automóveis iguais e de série têm depois potências diferentes.
Eu já fiz viagens de 300 a 600 quilometros com motores a AR preparados no Carocha a 60, 70 por hora, com tudo o que era chanato atrás de mim a apitarem e chamarem-me nomes, e eu a saber que os deixava para trás, mas depois de uma rodagem bem feita venham eles Twisted Evil

Esse aumento de potência depois da rodagem é notório, a saber que os motores da Formula 1, antes de serem colocados no carro fazem rodagens rigorosas.

Outra caracteristica durante o periodo de rodagem e que significa que as peças do motor estão ainda numa fase de cama é normalmente o elevado consumo de oleo que depois desaparece ao ponto de quase não o consumir.

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f_valentim



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MensagemAssunto: Re: A. Velez   Ter Nov 02, 2010 12:53 pm

Meus caros amigos,

Eu não sou engenheiro mecânico nem andei a estudar para isso. Não estou aqui a dizer que sou o suprasumo nem que sou dono da verdade. Tenho é uma sensibilidade diferente porque eu monto motores. Já montei de várias maneiras para chegar ao ponto em que estou. Não quero com isto dizer que seja a melhor maneira. Mas para lá caminha.

Quanto à resposta que lhe deram, mantenho a minha: é conversa de encher chouriços. Não é depois daquilo a que queiram chamar de rodagem que vai ganhar 10cv. Não que isto seja importante, mas quando alguém monta um motor e gaba-se que vai fazer 125cv, tem de os fazer. Pelo menos devia. Porque papel é muito bonito e teoria igual. Só que do papel à prática vai uma longa distância. Até hoje, e não quer dizer que hajam mais, só vi um artigo que realmente é de fiar em termos do "isto dá 5cv". Foi um homem que apartir do motor que tinha foi adicionando coisas e verificando no banco. Isto sim é uma coisa em termos. Aquilo que dá 5cv num motor noutro pode dar 3cv ou nem isso (um exemplo). Cada motor é um motor.
Também sabemos que andar prego a fundo muito tempo que os nossos motores têm tendência a aquecer. Mas vai da consciência de cada um. Eu já fiz Marinha grande Lisboa sempre no que der deu e não parou. Desmontei o motor porque tinha 2 pernes frouxos. Mas duas das camisas tinham manchas de azul.

Quanto à rodagem é muito relativo. Para começar a nível de capas não há volta a dar (acho). Tem de rodar efectivamente e acamar. Ao nível das camisas já não é bem assim. Se as camisas forem maquinadas antes de começarem a trabalhar, posso garantir que essa ideia que o motor depois da rodagem é que é bom fica quase sem sentido. Isto para não dizer que deixa de fazer sentido senão ainda sou fulminado. Nos primeiros km's o trabalho dos segmentos é "rectificar" as camisas. Estas quando são fabricadas ganham muitas irregularidades. Ora tirando essas irregularidades, pouco mais resta. Os segmentos realmente acamam é indiscutível, mas o rendimento é de longe muito melhor e o consumo de óleo então nem se fala.

Não estou também a querer dizer que tem de se andar sempre a mexer no motor. Nem pensar. Equipa que ganha não se mexe. Porém há certos ajustes que podem ser feitos e que vai certamente melhorar o rendimento do motor. Tão simples como mudar o tipo de óleo. Posso garantir que é das coisas que mais me caras saem porque é um 3 em 1. Cada litro de Amsoil dá para pagar 3 litro de óleo corrente. Mas amsoil tem uma coisa: reduz a temperatura do motor. E ninguém me disse nem ninguém escreveu sobre o assunto. Eu vi, comparei e medi. São 8 graus menos só pelo facto de mudar para este óleo. Para além de ser mais adesivo. Já para não falar do trabalhar do motor que muda da noite para o dia. E quem me conhece sabe que não sou de andar com o carro só ao fim de semana. Até à bem pouco tempo era o meu carro do dia a dia. Quer estivesse em Lisboa ou fosse para o Porto. Mas por questões profissinais, que agora não interessa, deixou de o ser. E posso garantir que não é o problema de gasolina vs gasóleo.


Julgo que me fiz entender, e respondido aos pontos colocados, mas não quero isto dizer que eu é que estou certo e todos os outros errados. Mas os motores que fui montando fui vendo as diferenças e tenho a consciência que o que estou a dizer está correcto. Mas, opiniões são opiniões e cada um terá a sua.

Aquele abraço.

E amigo Velez, Dezembro pode levar o seu carocha ao autodromo que lá estaremos novamente, se tudo correr bem, com a box VW.
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A.V.



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MensagemAssunto: Re: A. Velez   Ter Nov 02, 2010 2:37 pm

Boa, noite.


Obrigado pelo convite para Dezembro, mas não sei se vai ser possível, mas fica prometido, pois como disse anteriormente tenho motor tirado pois os mais de 9 anos e mais 50.000 Km, e mal tratado, já necessitava de uma revisão , e como necessito deste motor para o meu 1303 s vou poupa lo um pouco, vou começar esta semana a montar um outro com algum material que se encontrava cá em casa a algum tempo, mas um motor com alguma cilindrada mas sem grandes aventuras, para ter uma boa viabilidade mecânica, mantendo tudo tipo 1 como eu gosto, mantendo todo o sistema de arrefecimento com dois radiadores suplementares, um na frente e o outro junto a cx com a receptiva aventax eléctrica, vamos ver o que dá ...

A.V.
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f_valentim



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MensagemAssunto: Re: A. Velez   Ter Nov 02, 2010 2:44 pm

Desmontado? Feito puzzle?
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A.V.



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MensagemAssunto: Re: A. Velez   Ter Nov 02, 2010 3:50 pm




Fabrice Lefebvre CAR CONCEPT


Sim o motor já foi desmontado a peça, estava tudo bom , já se encontra todo montado novamente. vamos mete lo no Vw 1303 s mas não é já , temos que desmontar o motor que la se encontra que é um motor de alfa 33 ... Transformação que vou vender ...

Seguidamente vamos então fazer um novo para o Vw 1200 como disse anteriormente ...

A.V.

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MensagemAssunto: Re: A. Velez   Ter Nov 02, 2010 3:56 pm

Tudo bem como?

Mediram com um micrometro?

Cambotas e afins
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MensagemAssunto: Re: A. Velez   Ter Nov 02, 2010 4:42 pm

Boas,

Vamos por partes... Sr. f_valentim ...

Tenho 25 anos de comercio, vendas e reparação de automóveis.

Quanto a motores reparação e transformações em Vw Carochas , penso que nada tenho a provar .

Um abraço, A.V.

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f_valentim



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MensagemAssunto: Re: A. Velez   Ter Nov 02, 2010 6:03 pm

Caro amigo,

Nao estou aqui a duvidar dos seu dotes de culinaria.

A questao e que ninguem mede nada.

Mas sabera certamente descernir o que esta bom ou mau.
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LOYO

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MensagemAssunto: Re: A. Velez   Ter Nov 02, 2010 6:25 pm

A.V. escreveu:



Fabrice Lefebvre CAR CONCEPT


Sim o motor já foi desmontado a peça, estava tudo bom , já se encontra todo montado novamente. vamos mete lo no Vw 1303 s mas não é já , temos que desmontar o motor que la se encontra que é um motor de alfa 33 ... Transformação que vou vender ...

Seguidamente vamos então fazer um novo para o Vw 1200 como disse anteriormente ...

A.V.


Boas

A.Velez

Tinha um amigo que andava à procura de um motor Alfa (acho que ele queria o 1700 16v) para colocar no Carocha, se puderes colocar umas fotos nas vendas era bom, e já agora o motor vem com o adaptador para a caixa do VW.


Abraço
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A.V.



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MensagemAssunto: Re: A. Velez   Qua Nov 03, 2010 2:58 am

f_valentim escreveu:
Caro amigo,

Nao estou aqui a duvidar dos seu dotes de culinaria.

A questao e que ninguem mede nada.

Mas sabera certamente descernir o que esta bom ou mau.




Boas, já não sei mais o que disser , Obrigado pelos seus dotes ... , não entendo a sua preocupação a respeito dos meus motores.



A.V.

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