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 travões de disco

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pedro silva

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Mensagens : 571
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Localização : santo tirso

MensagemAssunto: travões de disco   Qua Dez 23, 2009 11:17 am

olá a todos, embora ésta não seja uma das preparações muito praticada por os amantes das restaurações feitas ao pormenor há ainda muita gente a querer saber mais e melhor desta parte.

pois bem, como os nossos exemplares trazem travões de tambor muitos são transformados ou convertidos para travões de disco, pela pesquisa que tenho vindo a fazer muitos o fizeram e tem boas impressões dos resultados Twisted Evil

há muitas formas de o fazer e cabe a cada um de nós (os interessados) optar pela que lhe mostra mais fiabilidade e eficácia, tanto na montagem como no seu posterior desempenho Wink

para já e porque ainda não consegui igual matéria para os travões dianteiros vou vos mostrar algumas preparações para conversão de tambor para disco no eixo traseiro.

basta clicar nos links e ler e ver atentamente como se pode fazer, bem como as diferentes técnicas.

obs: (as fontes ao qual fui biscar esta informação podem ser consultadas por qualquer um, resolvi partilhar com vocês assim como também partilham comigo Smile )

http://planetabuggy.com.br/mecanica/freiodiscotras.htm

http://toxjp.multiply.com/photos/album/9/Freio_a_disco_na_traseira_do_Fusca_como_adaptar_aqui_mostra_com_fotos#

espero que esta partilha possa ser útil, podem também enriquecer este tópico com mais experiências pois está a faltar o eixo dianteiro Idea


cumps santa
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MiguelC

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Mensagens : 245
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MensagemAssunto: Re: travões de disco   Qua Dez 23, 2009 11:56 am

Boas Pedro!
Esta alteração não é daquelas mais complexas, é facil de ser feita porque existem kits e apenas se substitui material por outro.

Para a frente que é a alteração que estou a fazer de momento comprei o sistema de travagem todo novo pois o que lá estava já estava muito degradado mas quem faça a transformação tendo em conta que o restante material está OK penso que seja apenas necessario discos, mangas de eixo adequadas, pinças e os tubos que ligam à bomba central de travões.

Para quem quiser gastar menos pode procurar umas pinças usadas das versões que trouxeram de origem, as mangas de eixo para discos podem ser usadas dependendo da versão do carro. Se a geometria da suspensão for de barras de torção então as mangas de eixo devem vir de um carro com a mesma geometria. Penso que os 1500 já vinham com discos portanto podem ser usadas essas.

Se for a versão com a suspensão McPherson á frente é fazer o upgrade para as versões acima.
Penso não haver grandes segredos, basta seguir a ordem de montagem das coisas. Os problemas que podem ocorrem prendem-se com a falta de material e de experiencia em apertar e desapertar parafusos. Laughing

Seguir a ordem de montagem.
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pedro silva

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Mensagens : 571
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Idade : 36
Localização : santo tirso

MensagemAssunto: Re: travões de disco   Dom Dez 27, 2009 1:26 pm

bem scratch relativamente a esta situação deve ser a forma mais fácil e correta de fazer esta transformação.

o que eu pretendia agora para o eixo dianteiro era o mesmo que se fez no traseiro, study uma forma de aplicar discos nas mangas de eixo do próprio modelo, não é impossível fazer isso pois já vi fotos de carochas com pinças da porsche e discos bem grandes Twisted Evil , essas alterações é que importava saber fazer e debater aqui.

cumps Wink
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LOYO

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MensagemAssunto: Re: travões de disco   Dom Dez 27, 2009 1:59 pm

Pedro quase tudo é possivel Very Happy

Mas cuidado porque não basta começar a aumentar as travagens à frente e atrás sem fazer um bom estudo primeiro, pois corres o risco de bloquear rodas à frente ou atrás, tem de ser tudo feito com nexo e bem pensado entrando em conta com a distribuição de massas, ou não aguentar a fadiga etc..e cada VW transformado é um caso não se pode vulgarizar transformações, o que pode ser bom para um 718 com 550 kilos pode não servir para o 1303 com 900 kilos, acho que realmente podemos aproveitar este tópico para desenvolver e divulgar vários estudos e soluções para a travagem.
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MiguelC

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Mensagens : 245
Data de inscrição : 16/08/2009
Localização : [em Stand-by]

MensagemAssunto: Re: travões de disco   Dom Dez 27, 2009 2:37 pm

LOYO escreveu:
Pedro quase tudo é possivel Very Happy

Mas cuidado porque não basta começar a aumentar as travagens à frente e atrás sem fazer um bom estudo primeiro, pois corres o risco de bloquear rodas à frente ou atrás, tem de ser tudo feito com nexo e bem pensado entrando em conta com a distribuição de massas, ou não aguentar a fadiga etc..e cada VW transformado é um caso não se pode vulgarizar transformações, o que pode ser bom para um 718 com 550 kilos pode não servir para o 1303 com 900 kilos, acho que realmente podemos aproveitar este tópico para desenvolver e divulgar vários estudos e soluções para a travagem.
Exacto, tenho esta ideia, não basta colocar material à toa pois pode desiquilibrar o chassis na travagem. Carros houve produzidos em série que tiveram problemas por "travar demais". Como é o caso do Lancia Montecarlo em que teve produção suspensa pois bloqueava facilmente as rodas, a solução foi simples, removeram o servofreio. Laughing
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fabricio.vergetti



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MensagemAssunto: Re: travões de disco   Seg Nov 08, 2010 3:30 pm

no meu uso os dianteiros originais , e os traseiros do golf , pincas e discos , melhora bastante a capacidade de frenagem sem travamentos ou esforcos excessivos , aluns amigos aqui usam os sistemas do brasilia , que tem tambores traseiros maiores que os do fusca , fica bom tambem , e tem o custo mais baixo por poser ser encontrado ja pronto.

nao me arrependo e recomendo a tranformacao para discos nas 4 rodas , se por algum motivo ocorer travamento em algum dos eixos , pode-se usar uma valvula equalizadora de freios como as usadas nos eixos traseiros das picapes e furgoes leves , resolvera o problema.

em tempo , tambem uso uma bomba de freio de duplo circuito e com maior capacidade que a original , no meu caso a da kombi cliper.
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