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 motor 1641cc

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AutorMensagem
sergiob



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MensagemAssunto: motor 1641cc   Qui Nov 19, 2009 4:33 am

Boas, há alguém daqui que tenha este motor montado num carocha?

Tenho um motor desses para montar, mas antes queria saber a opinião e problemas de quem já o use.

O motor é um 1641cc, twin solex 35 by scat, engle cams e escape bugpack, não sei ainda mais pormenores, pois comprei-o assim e ainda não o vi...

A minha questão prende-se para já com a refrigeração, tenho que abrir-lhe o capot em cima, em baixo, bastam as grelhas que o capot tem, não precisa de nada, que acham?

Quantos cavalos se consegue num 1641cc? 80cv?

A fiabilidade já sei que diminui, pois não há milagres, mas tendo em conta que andei 100kms no carocha nos ultimos 4 anos, se fizer 5000kms, dura-me uma vida...

Neste momento já tenho o carocha com o 1600cc tirado, até porque tinha um tubo da vareta do 4º cilindro rota, e à espera do 1641cc.

Outra questão é que o carocha é um cabrio (cortado), será que o chassis não se vai ressentir com o motor mais potente ou a diferença de potência de um 1641cc não é muito notoria?

Se não ficar fiável ou houver problema de estrutura, estou a pensar arranjar um outro carocha para fazer um projecto RAT e mantenho este com o motor de origem.

ajudem-me lá com os vossos conhecimentos,

obrigado
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MiguelC

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MensagemAssunto: Re: motor 1641cc   Qui Nov 19, 2009 6:52 am

Acho que acima de tudo o mais importante é saber o que vais fazer com ele.
Fazendo poucos kms com calma pode não ser necessário alterar nada, e anda uma vida assim sem problemas. Agora se o objectivo é explorar o carro e retirar dele as suas potêncialidades já pode ser outra história.

Ao cortares o topo da carroçaria retiras-te alguma resistencia à torção dada pelos paineis mas a grande força está no chassis inferior, principalmente no tunel.

No topico do 718RSK podes ver que estou a fazer uma réplica baseada num chassis de um 1300L, no meu caso irei reforçar com tubo de 3mm e se possivel fazer umas especie de barras de proteção lateral (já que os carochas fruto da forma do chassis são fracos contra este tipo de embates) no meu caso é possivel fazê-lo sem que estas fiquem visiveis devido à altura da porta.

Com isto espero reforçar a rigidez do chassis, apesar de me terem dito que não é necessário. Posso deixar como está, mas fica sempre algo cá dentro que me incomoda e diz que podia estar melhor.

Na apresentação referiste o Carocha do vwtt, pois bem, fala com ele a respeito disto ou então dá mesmo um salto à OldSchoolGarage, certamente terás uma opinião definitiva sobre esse assunto.

Quanto ao motor se tiver em condições e não for abusado certamente que faz mais de 5000 kms. Laughing


Última edição por MiguelC em Qui Nov 19, 2009 3:16 pm, editado 1 vez(es)
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sergiob



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MensagemAssunto: Re: motor 1641cc   Qui Nov 19, 2009 10:02 am

O meu foi todo recuperado de chapa há 100kms atrás (mas há 4 anos), desde aí foi posto na garagem e só raramente sai para ir ao café a 1km, nunca apanhou chuva sequer, daí que me custa estar a mexer na estrutura outra vez. e este 1302s já é suspensão agarrada à carroçaria, penso que mais dependente da rigidez que o tecto lhe trazia.

Depois a ideia é mesmo ter cavalos e usá-los, gozando do aspecto de "carro lento".

Quanto aos coils eram muito caros, as molas são relativamente baratas.

Vou esperar para receber o material todo, pois ainda não me chegou às unhas, depois mediante o estado do "carocha dador" (porque parte do material vem com um carocha 1200 incluído), vou decidir.

Já estou mais inclinado para deixar o cabrio como está, para tentar gozá-lo no verão com a familia e iniciar apenas um projecto para os "rallies, rampas e companhia".

Quanto ao vwtt, não o conheço, apenas vi o carocha a andar muito bem, pesquisei na net e vi o que ele lá tem dentro.

Dia 6 de dezembro devo ir estar num almoço que ele tb deve ir e aí vou meter conversa com ele e quem sabe levar já o carocha para ele dar uma opinião.

obrigado pelos conselhos.
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MiguelC

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MensagemAssunto: Re: motor 1641cc   Qui Nov 19, 2009 3:15 pm

Sim, de facto tendo a suspensão mais moderna ( McPherson) está mais dependente da rigidez e da não flexão das torres da suspensão.

Os coilovers são realmente mais caros e pode até não justificar dado que o carro não faz muitos kms.
O carocha 1200 não me parece ser uma boa base para preparações mas não é que não se faça, até temos um espetacular exemplo de um aqui no fórum mas exigem muita modificação.

Desloquei me à old school garage por razões de proximidade e fui muito bem recebido lá. O senhor que me atendeu foi o com mais idade e é uma pessoa muito acessivel e tirou-me algumas dúvidas.
Apresentaram-me vários transformados entre eles um buggy que é usado de forma bruta em TT, segundo o senhor não é necessário fazer grandes alterações no chassis e ele aguenta bem, mesmo sujeite a tanto esforço. Eu entretanto acabei por comprar lá um kit para rebaixar e explicaram claramente como aplicar no carro. Certamente estão disponíveis para te ajudar também e a tirar todas as dúvidas.
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pavik



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MensagemAssunto: Re: motor 1641cc   Sex Nov 20, 2009 10:31 am

Boa noite a todos

Como eu já comentei noutro topico, eu aindei varios anos com um 1641cc no meu carocha...

Este motor ao contrário do que se pensa é um motor bastante resistente e fiavel...

O meu 1641 faz várias vezes a viagem do Seixal até Faro sempre a puxar e sem dar descanso á mecânica...

Cheguei a fazer médias de 150Km/h por estradas nacionais com velocidades de ponta a rondar os 200 sem ter nenhum problema durante toda a viagem.

Este motor nessa época dava para disafiar todo o estilo de carro desportivo... Very Happy

Este motor hoje ainda existe mas tem andado muitos poucos Km por ano

O teu penso que tem uma configuração mais SOFT que o meu 1641cc.

Era motor que fazia 8000 RPM com os Dellortos 40 hoje tem uns 36 e as cabeças não são as mesmas que tinha no inicio, está menos rotativo e mais civilizado... Very Happy

O kit de cilindros 87mm é bem resistente para aguentar uma utilização intensiva, sem perca de compressão com o uso, isto depois de uma boa rodagem.

Até breve...
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sergiob



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MensagemAssunto: Re: motor 1641cc   Sex Nov 20, 2009 11:02 am

bolas, um carocha a 200? espectaculo.....

Pois penso que o meu seja mais soft, tem carb 35 solex salvo erro, mas também não será para autoestrada, então se o montar no cabrio perdia o cabelo todo.....

Vamos esperar, assim que tiver noticias ou fotos, ponho...

Entretanto já mudei as varetas (tubos) do motor 1600cc, se não chegar entretanto as peças, vou montar o 1600cc para ir a ipo (acabou no passado dia 15) e depois tenho um ano para fazer alterações sem me preocupar.

quanto à oldschool tb partilho a opinião que sejam muito acessiveis, alias, todos os "amantes" de vw a ar o são. lol!
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MiguelC

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MensagemAssunto: Re: motor 1641cc   Sex Nov 20, 2009 12:12 pm

pavik escreveu:
Boa noite a todos

Como eu já comentei noutro topico, eu aindei varios anos com um 1641cc no meu carocha...

Este motor ao contrário do que se pensa é um motor bastante resistente e fiavel...

O meu 1641 faz várias vezes a viagem do Seixal até Faro sempre a puxar e sem dar descanso á mecânica...

Cheguei a fazer médias de 150Km/h por estradas nacionais com velocidades de ponta a rondar os 200 sem ter nenhum problema durante toda a viagem.

Este motor nessa época dava para disafiar todo o estilo de carro desportivo... Very Happy

Este motor hoje ainda existe mas tem andado muitos poucos Km por ano

O teu penso que tem uma configuração mais SOFT que o meu 1641cc.

Era motor que fazia 8000 RPM com os Dellortos 40 hoje tem uns 36 e as cabeças não são as mesmas que tinha no inicio, está menos rotativo e mais civilizado... Very Happy

O kit de cilindros 87mm é bem resistente para aguentar uma utilização intensiva, sem perca de compressão com o uso, isto depois de uma boa rodagem.

Até breve...
Fazer 8000 rpm é realmente uma marca impressionante, digna de respeito. Com tanta rotação era de esperar uma potencia já acima dos 130cv?
Mas... e como se portava esse motor a baixa rotação?
Relanti a que rotação?

Para a réplica ando a ponderar entre preparar o 1300 AS41 made in mexico (não sei até que ponto pode ser uma base aceitavel) ou comprar um motor já feito. scratch

Para mim tão importante quanto a potência (gostava de obter no minimo 110cv) é a forma como esta é entregue, prefiro um motor com alguma rotação que um cheio de força a baixa rotação, no entanto deve ser minimamente utilizavel em baixas pois não vai ser usado em competição.

A réplica vai rondar os 550kg pelo que não será muito peso para puxar daí a preferência. Será para mim mais entusiamante e dentro do espirito do carro conduzi-lo com um 1.6l e 120cv, atingidos a mais rotação que um motor 1914cc com a mesma potência mas cheio de força.
No entanto o uso que irei dar à réplica é bastante cuidado.
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pavik



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MensagemAssunto: Re: motor 1641cc   Sab Nov 21, 2009 1:07 pm

Boa noite a todos

Eu pessoalmnte gosto muito dos OLDSCHOOL com um pequeno 2,3L e uma caixa curta para dar ratadas nos PORSCHE´s e FERRARI´s com uns modestos 11 segundos e tal aos 400m já dá para deixar para traz um GT2 ou um ENZO... Very Happy

Quanto ao teu belo projecto Miguel eu penso que um 1600 bem preparado dá para começar, depois se fores como eu não estamos contentes com as prestações, queremos sempre mais...

Quanto ao meu 1641 tinha um relanti estavel ás 1200 RPM e a partir das 2000 começava a puxar a potência maxima situava-se por volta das 7000, como todos sabem podemos puxar no maximo mais 1000 além do regime de potência mas com uma boa perca na curva de potência...

O meu motor 2,1L tinha uma potência de 130cv ás 5800 RPM atingia as 7000 com uma pequena quebra de potência e começava a puxar a partir das 1000 RPM, sim não me enganei fazia 1000-7000 sem quebras e com um binário impressionante em todos os regimes...

Com este motor já dava para deixa para trás um M3 dos mais recentes até aos 170km/h não dava hipoteses ao BMW...

Até breve...
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LOYO

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MensagemAssunto: Re: motor 1641cc   Sab Nov 21, 2009 2:29 pm

Boas

Pavik esse motor era só vitaminas Very Happy e pelos visto fenomenal, eu admiro muito os motores de baixa cilindarada e com muita alma. cheers

Já agora qual era a cames e a medida das valvulas?

Cumprimentos
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pavik



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MensagemAssunto: Re: motor 1641cc   Dom Nov 22, 2009 6:57 am

Boas Loyo

Esse motor foi montado no inicio dos anos 90 nessa época não havia disponiveis cabeças com valvulas grandes...

Eu utilizei umas 040 de origem de um motor 1300 AB mandei montar sedes e guias novas para receberem as valvulas do tipo 4 em 39x34mm, utilizei molas duplas da EMPI. As admissões foram bastante trabalhadas assim como as camaras de combustão. Sendo a taxa de compressão de 9,5:1... Very Happy

Ignição: bobine BOSCH azul com distribuidor BOSCH 050 e velas de 3 polos de canhão cumprido e cabos em 8mm...

Quanto a arvore de cames utilizei uma ENGLE w120 com tuxes Beilstein e varetas em cromoly. O kit de cilindros e pistons é um classico MAHLE em 87mm com pistons forjados, bielas de origem equilibradas e polidas.

Os carburadores eram uns Dellortos 40mm com venturis em 33mm e sempre funcionaram sem filtros apenas com cornetas.

A cambota 69mm com contrapesos foi equilibrada com volante motor e poli com uma embraiagem KENNEDY com disco de 4 patins metalicos, funciona do estilo "On-Off".

Sistema de lubrificação: bomba de oleo Melling 30mm com radiador suplementar...

Linha de escape 4 em 1 com 35mm de diametro e duas panelas T-bird.

Bem penso que não me esqueci de nada...

Com esta configuração já da para deixar para trás muitos bons desportivos... Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

Experimentem montar um motor destes, com umas boas afinações, depois de uma boa rodagem, vão ver que realmente é impressionante...

Hoje existem no mercado cabeças já com valvulas 40x35 e molas duplas. depois de uma boa preparação conseguimos resultados supreendentes.

Até breve.
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pedro silva

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MensagemAssunto: Re: motor 1641cc   Dom Nov 22, 2009 10:24 am

olá Wink sem duvida impressionante, motor que não me importava de ter no meu carocha Twisted Evil

acho que não restam duvidas quanto aos aumentos de cilindrada, mas continuo a achar que os melhoramentos ou as preparações de cabeças continuam a ser um dos segredos que poucos o sabem fazer na perfeição e são por muitos guardados teimosamente silent
não basta comprar só apenas um jogo de cilindros e umas cabeças com válvulas maiores Twisted Evil para obter resultados já referidos.

pena esses trabalhos serem caros ao qual levam muitos a repensar a continuação de um projecto, são todos esses trabalhos de bancada que dificulta ou diferem de motores preparados por pessoas com esses conhecimentos e os motores que só se trocam uns componentes por outros para ter outras prestações.

cumps Wink
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LOYO

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MensagemAssunto: Re: motor 1641cc   Dom Nov 22, 2009 11:41 am

Olá Pavik

Muito obrigado pela partilha dessa configuração, eu estava curioso por causa da disponibilidade de peças por cá na época de 80 e inicio de 90. Suspect Quanto a andar sem filtros tambem gosto muito, só é necessário ter cuidado por onde se anda Wink eu tenho para aqui um livro sobre andar sem filtros se encontrar coloco aqui alguns dados sobre o assunto.

Quanto mais leio pior, ando com uma duvida muito grande qual o motor que vou fazer para a réplica ou um 1641, ou um 1600 turbo.????

Cumps
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MiguelC

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MensagemAssunto: Re: motor 1641cc   Dom Nov 22, 2009 1:26 pm

pavik escreveu:
Boa noite a todos

Eu pessoalmnte gosto muito dos OLDSCHOOL com um pequeno 2,3L e uma caixa curta para dar ratadas nos PORSCHE´s e FERRARI´s com uns modestos 11 segundos e tal aos 400m já dá para deixar para traz um GT2 ou um ENZO... Very Happy

Quanto ao teu belo projecto Miguel eu penso que um 1600 bem preparado dá para começar, depois se fores como eu não estamos contentes com as prestações, queremos sempre mais...

Quanto ao meu 1641 tinha um relanti estavel ás 1200 RPM e a partir das 2000 começava a puxar a potência maxima situava-se por volta das 7000, como todos sabem podemos puxar no maximo mais 1000 além do regime de potência mas com uma boa perca na curva de potência...

O meu motor 2,1L tinha uma potência de 130cv ás 5800 RPM atingia as 7000 com uma pequena quebra de potência e começava a puxar a partir das 1000 RPM, sim não me enganei fazia 1000-7000 sem quebras e com um binário impressionante em todos os regimes...

Com este motor já dava para deixa para trás um M3 dos mais recentes até aos 170km/h não dava hipoteses ao BMW...

Até breve...
Segundo me parece esse motor apesar de potente e rotativo tinha um comportamento aceitável em baixas o suficiente para poder ser usado em cidade sem grandes queixumes e com alma em altas. O ideal portanto.

Para o projecto necessito de pensar em mais coisas que não apenas o motor e conseguir equilibrar a balança entre este e o chassis.

Não penso colocar apenas um motor extremamente potente, procuro um entre os 120cv e os 150 no máximo. Para acompanhar verdadeiros desportivos já me chega a moto, com a réplica ficarei-me pelos rátátás e quando provocado Laughing Não penso portanto em colocar um motor muito potente se com o carro apenas consigo usá-lo apenas para arranques e andar a direito.

De qualquer forma quando estiver mais proximo de colocar o motor aí provavelmente irei pedir uns orçamentos. Wink

Cumprimentos
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