VW CAROCHA

FÓRUM DE VW CAROCHAS E DERIVADOS TRANSFORMADOS
 
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 Restauro de Oval de 53

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AutorMensagem
sergio



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MensagemAssunto: Restauro de Oval de 53   Dom Nov 08, 2009 10:58 am

Olá a todos!
Decidi abrir este tópico para vos mostrar o meu carocha e o que quero fazer com ele.
O primeiro passo já está dado: já o comprei e repousa lá na garagem. Assim que puder coloco fotos dele (neste PC não autoriza).
É o meu primeiro carocha, o meu primeiro restauro. Não sou desta área e como tal tenho muitas dúvidas e vou fazer muitas perguntas "básicas" que pra mim são uma grande dor de cabeça Question
Gostava muito de alterar este carocha , mas não sei até que ponto é legal determinadas alterações. Alguns pormenores: aumentar a medida de jante e de pneu; trocar o motor por outro de maior cilindrada e potência....
Este carro foi um projecto de restauro incompleto. O chassis ainda está original mas a carroçeria ja tinha sido decapada.
A minha primeira questão tem a ver com a chapa:
1º decapa-se para tirar a tinta por processo mecânico ou químico. Isto só é feito por fora do carro ou tambem por dentro? Por exemplo, no meu tá decapado por fora (nota-se uns riscos fininhos que deve ter sido do jacto de areia) mas no tejadilho da parte de dentro não, e tem uns pontinhos de ferrugem.
Assim que puder coloco fotos para exemplificar!
Obg Very Happy
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LOYO

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MensagemAssunto: Re: Restauro de Oval de 53   Dom Nov 08, 2009 2:30 pm

Boas

Estou curioso para ver as fotos, Suspect de qualquer modo tens ai uma boa base para um grande projecto, cheers e tens aqui no fórum o Oval do TÓ-ZÉ que é tambem da pré-história Very Happy e está um bicho, quanto à decapagem eu sou adepto das escovas e quimicos, pois o jacto de areia normalmente dá cabo da chapa, mas se o teu tem riscos deve ter sido das escovas, se tivesse ido ao jacto de areia teriam retirado a tinta dos cantos e possivelmente tambem por dentro, quanto a ser necessário a remoção da tinta do interior depende muito do estado e da tua coragem Wink
Esses pontos são mesmo ferrugem ou são restos do isolamento colado no tecto??
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sergio



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MensagemAssunto: Re: Restauro de Oval de 53   Dom Nov 08, 2009 3:57 pm

Obrigado! Very Happy
Realmente a explicação das escovas faz mais sentido! Vou deixar algumas fotos para que possam opinar; foram tiradas com telele e não estao grande coisa, mas depois melhoro.
Já agora, para continuar a tirar o resto da tinta o que recomendam pra fazer cá em casa ao fim de semana? É que o capô ainda está pintado. Que tipo de lixas ou escovas e onde arranjar esse material?
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sergio



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MensagemAssunto: Algumas fotos ainda na loja   Dom Nov 08, 2009 4:23 pm









Aceito comentários! Evil or Very Mad

edit
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MiguelC

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MensagemAssunto: Re: Restauro de Oval de 53   Seg Nov 09, 2009 5:31 pm

Está aí um trabalho já grande, o importante é não perder a coragem quando apenas vê-mos o carro muito longe de estar realizado, comigo acontece as vezes ficar um pouco desmoralizado quando algo não corre tão bem mas quando se começa a fazer algo é para acabar da melhor forma possivel.

Não sei qual o tratamento comum a dar à chapa ( o meu projecto trata praticamente de apenas fibra de vidro) mas se o interior está pintado e não tem marcas de corrosão dava-lhe apenas um protector anti ferrugem. Se já tem uns pontos leves de ferrugem talvez passar com uma lixa na zona e aplicar um BOM primário, e depois uma camada de tinta seguido por um lubrificante.

No meu carro do dia a dia quando mexo em algo que fica visivel a chapa interior dou-lhe sempre óleo, se puder HHS 2000 da Wurth que é grosso e agarra bastante bem. À falta disso nem que seja WD40, qualquer óleo ajuda e até agora tem resultado.

Mas o ideal é passares por uma loja que venda tinta para automóveis e perguntares, certamente te dizem a melhor maneira de solucionares isso e vendem o produto adequado para a situação.
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LOYO

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MensagemAssunto: Re: Restauro de Oval de 53   Ter Nov 10, 2009 2:05 am

Boas

Realmente tens ai uma optima base para um super carocha Wink

Se vais fazer em casa, faz por etapes, primeiro uma peça depois outra, não deixes a chapa sem tinta alguma, por exemplo dedicas-te ao tejadilho e fazes tudo até deixares com o primário depois passas a outra, se ficar sem tinta mesmo por pouco tempo vai oxidar, basta a propria humidade do ar. Mad

Retiras a tinta, podes utilizar discos de nylon da wurht ou da 3M, ou então com decapante quimico, eu normalmente utilizo as duas, depois de limpa a peça de tintas se utilizares o decapante tem de ser lavado com água, normalmente tambem utilizo removedor de ferrugem caso tenha alguma, depois lavo com agua e detergente sem sal, aqui tem de ser logo muito bem seco com panos que não larguem pelo e uso também o compressor para soprar e a pistola de ar quente, atenção que mesmo assim por vezes surge oxidação depende da humidade relativa do ar e isso podes consultar a meteorologia para saber se podes trabalhar, de seguida lavo com desengurdorante e de seguida com um pano embebido em diluente celuloso, se quizeres podes passar um pano que absorve qualquer particula de pó antes de dares o Primário.

Nas tintas deves começar com uma marca e acabar com a mesma, pois por vezes marcas diferentes surgem incompatibilidades, por exemplo à vista primeiro não se nota mas se a dilatação ou contracção dos produtos usados não for compativel mais tarde a pintura vai dar problemas, atenção que deves ter de dar betumes, se calhar até de enchimentop para preencher esses riscos.

Atenção deves utilizar mascaras de protecção luvas e oculos, não facilites com a segurança e com a saude.

Alguma coisa dispõe

Cumprimentos
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pedro silva

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MensagemAssunto: Re: Restauro de Oval de 53   Ter Nov 10, 2009 10:56 am

quem sabe sabe e o LOYO é que sabe scratch onde é que já ouvi isto scratch lol!
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sergio



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MensagemAssunto: Re: Restauro de Oval de 53   Qua Nov 11, 2009 11:44 am

Bom São Martinho para todos!
Boas, Loyo agradeço a ajuda mas isto vai devagar e tem de me explicar como se eu fosse loiro.... lol! (sem ofença)
No capô do carro ainda tem pintura, logo aí aplico o disco de nylon para a retirar. Depois é seguir as instruçoes.
No resto da carroçeria já não tem tinta (decapagem mecânica ou química?) e tá com uma cor acinzentada. Ontem com uma lixa lixei um pouco e ficou da cor de aluminio (parecido com as panelas da cozinha!). O que significa isso? Que retirei o primário?
Nas portas por fora tem massa ou betume, não sei como se chama. A seguir é dar lixa fininha para ficar liso? O objectivo dessa massa é tapar imperfeições, certo?

Resumindo: não percebo nada disto Shocked
Como eu vejo as coisas: temos a chapa, depois aplica-se o primário; depois a massa se for preciso; e depois a tinta para dar cor. É isto?
Expliquem-me a sequencia, please...
Obrigado e se provarem o vinho cuidado com a condução!!
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pedro silva

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MensagemAssunto: Re: Restauro de Oval de 53   Qua Nov 11, 2009 11:59 am

sergio escreveu:
Bom São Martinho para todos!
Boas, Loyo agradeço a ajuda mas isto vai devagar e tem de me explicar como se eu fosse loiro.... lol! (sem ofença)
No capô do carro ainda tem pintura, logo aí aplico o disco de nylon para a retirar. Depois é seguir as instruçoes.
No resto da carroçeria já não tem tinta (decapagem mecânica ou química?) e tá com uma cor acinzentada. Ontem com uma lixa lixei um pouco e ficou da cor de aluminio (parecido com as panelas da cozinha!). O que significa isso? Que retirei o primário?
Nas portas por fora tem massa ou betume, não sei como se chama. A seguir é dar lixa fininha para ficar liso? O objectivo dessa massa é tapar imperfeições, certo?

Resumindo: não percebo nada disto Shocked
Como eu vejo as coisas: temos a chapa, depois aplica-se o primário; depois a massa se for preciso; e depois a tinta para dar cor. É isto?
Expliquem-me a sequencia, please...
Obrigado e se provarem o vinho cuidado com a condução!!

olá, realmente as coisas as vezes são mais complicadas do que julgamos, também é muito complicado por mais que se explique dizer o que fazer passo a passo pois cada caso é um caso e as condições de trabalho e mesmo o próprio projecto difere de uns para os outros.

por vezes não precisamos levar o carro a chapa pois estamos a retirar material bom que durante anos fizeram o seu papel "proteger a chapa" mas isso cabe a cada um decidir o que fazer...

tens um tópico aberto que pode ajudar a chegar lá "como fazer pintura " podes encontrar dicas preciosas na preparação da chapa até a chegada da pintura Wink

http://carocha.forumeiros.com/c-a-r-r-o-c-a-r-i-a-f7/como-fazer-pinturas-t237.htm

cumps
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TÓ-ZÉ

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MensagemAssunto: Re: Restauro de Oval de 53   Qua Nov 11, 2009 1:57 pm

Ola Sergio...antes de mais parabens pelo OVAL .és de onde???

Em relação ao teu projecto e acho que ja foi dito se queres meter mãos á obra tens mesmo que estar a fim...mesmo !!! Não é como a tropa mas se foste militar então ajuda pensa em ..."DETERMINAÇÃO"...Pronto já estraguei tudo Laughing ...mas é disso mesmo que vais precisar e não olhes muito para tráz...
Seria muito agradavel ver mais um OVAL transformado em Portugal...boa sorte para esse ousado projecto (sim eu digo ousado porque nem toda a gente tem co****s para o fazer)... Very Happy

Abraço
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LOYO

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MensagemAssunto: Re: Restauro de Oval de 53   Qua Nov 11, 2009 3:58 pm

Se lixaste e ficou essa cor é mesmo a chapa , atenção que as portas têm esse betume mas por baixo pode estar bom ou não, Quando retiramos tudo e fica a chapa à vista e tem imperfeições dá-se logo o betume para encher, mas o problema é que o betume é poroso ou seja deixa passar a humidade, se ficar só com o betume vai oxidar na mesma,

A sequência mais lógica é lixar, limpar, betumar, dar um fumo( nada de ideias Very Happy é uma leve passagem de tinta escura para facilitar a visualização das imperfeições e ajudar a deixar a superficie lisa) lixar, se necessário mais betume mais fumos mais lixa e depois primário. Very Happy

Caso não betumes deves dar primário na mesma para cobrir a chapa, ou seja evita ao maximo ter a chapa em contacto com o ar sem estar protegida.

Eu devo ter para aqui uns apontamentos sobre pintura e preparação e pintura, de um curso de restauro que frequentei quando tiver mais algum tempo faço um scaner e coloco aqui no forum, mas durante esta semana que vem vou ter mesmo muito pouco tempo disponivel Sad
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sergio



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MensagemAssunto: Re: Restauro de Oval de 53   Seg Nov 16, 2009 3:58 pm

Boa noite, obrigado pelas vossas palavras de encorajamento. To-ze sou de Gaia; Loyo agradeço muito a ajuda, pode ser que começe a perceber qualquer coisa disto Smile
Entretanto ja comprei uns bancos tipo baquet para o carocha! Quando puder ponho foto.
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pedro silva

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MensagemAssunto: Re: Restauro de Oval de 53   Sex Dez 18, 2009 11:03 am

olá Sérgio, como vai teu projecto Question Question

não deixes aqui a malta sem novidades Laughing Laughing

cumps santa
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MiguelC

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MensagemAssunto: Re: Restauro de Oval de 53   Sex Dez 18, 2009 1:58 pm

É verdade sim senhor, o Pedro tem razão, queremos novidades! Laughing
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sergio



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MensagemAssunto: Re: Restauro de Oval de 53   Sab Dez 19, 2009 3:12 pm

Very Happy Olá a todos!
Não tenho aparecido mas tenho acompanhado os vossos projectos!
Para já o oval ainda está na garagem á espera que eu me decida. Ainda não me decidi se vou seguir a linha "Old race" ou "German look". Tenho estado a pesquisar acerca da legalidade de determinadas alterações para depois poder seguir em frente. Como vocês sabem (muito melhor do que eu), temos umas leis muito "sui generis"...para não dizer mais...e isso além do factor crónico ($) também conta muito Sad
Para já vou mostrar uns bancos que comprei. [img][/img]
Deixem a vossa opiniao!
Cumprimentos!
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MiguelC

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MensagemAssunto: Re: Restauro de Oval de 53   Seg Dez 21, 2009 7:47 am

Muito bonita a backet tem ar de qualidade e um apoio lateral bastante grande, em trackdays era um must! Very Happy
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sergio



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MensagemAssunto: Substituição de chassis   Ter Jan 05, 2010 3:36 pm

Bom, depois de muito ler e falar com os mais entendidos vou fazer umas alterações no meu oval. Em principio vou substituir o chassis original por outro mais recente tipo 1302/1303 pra ter a vantagem da IRS. Á frente vai levar um eixo do 1300.
Ainda se falou na traseira em adaptar os braços para a IRS mas dá muito trabalho e torna-se mais simples substituir o chassis.
Qual a vossa opiniao? A carroçeria encaixa bem tipo "press fit"?
Cumprimentos e Bom ano!
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LOYO

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MensagemAssunto: Re: Restauro de Oval de 53   Ter Jan 05, 2010 3:57 pm

Boas

Bem construindo o Bicho a partir dos bancos ia para um Old Very Happy os bancos são fixes e races

Para usares um chassis do 1302 ou 1303, não encaixa directo mas também não é nada que não se consiga fazer. Os apois aonde aperta na trazeira são diferentes, tens de alterar na carroçaria, tem vantagens e desvantagens, ficas com a IRS e com material de chassis mais acessivel e barato,
mas as com jantes de 4 furos que destoam nessa carroçaria, quanto ao Nariz do chassis secalhar ainda é mais complicado do que colocar os IRS atrás, é uma operação delicada e que tem de ser muito quidada pois não pode ficar desalinhada é uma operação ao milimetro Suspect

Estuda bem tudo primeiro e idealiza todo o projecto, e depois parte para a acção, se quiseres vai pondo aqui as tuas duvidas, se pudermos ainda te baralhamos mais Very Happy Very Happy
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LOYO

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MensagemAssunto: Re: Restauro de Oval de 53   Ter Jan 12, 2010 3:46 pm

Boas

Estas procuras é assim por vezes aparecem e ninguem quer, quando se quer não aparece, podes sempre arranjar as peças e transformar um chassis para IRS.
Mas dá um tempo que isso aparece Wink
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Kami-Sama



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MensagemAssunto: Re: Restauro de Oval de 53   Ter Jan 12, 2010 4:01 pm

Podes converter a tua plataforma de oval para IRS, bem mais simples que de cortar um de 1302 e soldar um nariz de 1200. Estas a te complicar a vida sem falar do aspecto da mudança de nº de plataforma e de conseguir a correspondência com o nº no livrete.
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sergio



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MensagemAssunto: ?   Ter Jan 12, 2010 4:46 pm

Bom, pelo q ja vi fazer parece-me mais facil colocar um chassis de 1302/1303
com IRS de origem do que adaptar. Refiro-me aos alinhamentos necessarios.
Qual é a alternativa?
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Kami-Sama



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MensagemAssunto: Re: Restauro de Oval de 53   Ter Jan 12, 2010 6:40 pm

Então porque motivo os que passem de swingle axle a irs usam plataforma 1200/1300/ 1500 e colocam suportes de irs de 1302/1303, e não usam plataforma de 1302/ 1303 com nariz de 1200/1300/1500?
A melhor alternativa será uma plataforma de 1200/ 1300/ 1500 de caixa automática.
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sergio



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MensagemAssunto: Re: Restauro de Oval de 53   Qui Jan 14, 2010 6:36 am

Bem, oque eu disse foi com base no que me disseram. Um entusiasta de vw que conheço fez uma alteração dessas (colocou IRS num chassis antigo) e hoje não faria o mesmo.
Eu mesmo não percebendo muito disso, pelo que já li e vi, parece-me mais fácil soldar e alinhar um nariz do que soldar e alinhar dois braços de suspensão.
Mas, como estou a começar e a aprender, peço a opinião dos mais experientes e entendidos Idea
Cumprimentos.
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TÓ-ZÉ

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MensagemAssunto: Re: Restauro de Oval de 53   Qui Jan 14, 2010 8:33 am

Ola Sergio...manda MP ao "PAVIK" pode ser que ele tenha uma opinião diferente ... Rolling Eyes
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Santos

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MensagemAssunto: Re: Restauro de Oval de 53   Ter Jan 26, 2010 2:04 pm

Very Happy

Sergio oval é sempre oval...muito bonito espero velo ainda mais bonito seja ele qual for o projecto

Tenho os fechos das Portas novos (reprodução) , comprei-os por engano se tiveres algum interesse diz qualquer coisa.

Uma opinião minha para esse projecto ...mexe com a certeza que estás convicto que é assim, não inventes muito pois mexer e alterar suspensão não é fácil e um erro pode comprometer todo o projecto e até mesmo o Oval....

Força qualquer coisa apita.... lol! lol!
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MensagemAssunto: Re: Restauro de Oval de 53   

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