VW CAROCHA

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 TEAM 718 RSK

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MensagemAssunto: Re: TEAM 718 RSK   Qua Jul 20, 2011 4:16 pm

A.V. escreveu:
Ok.


espero que sim Very Happy
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MensagemAssunto: Re: TEAM 718 RSK   Qua Jul 20, 2011 4:18 pm

Sem exagero já montei e desmontei toda a traseira umas cinco vezes, primeira as ficavam uma mais alta do que outra como tinha outras duas em estado novo foi só pintar e colocar, só que rebaixei demais e como dá para ver pelas imagens mesmo sem peso já estava quase a tocar nos batentes de borracha, então depois de tudo fora acho que encontrei a altura certa pois com a carroçaria em cima fica exactamente com os 98cm no ponto mais alto ou seja o encosto de cabeça, para ver e acertar coloquei duas velhas rodas um pouco empenadas mas que vai dando para ir avançando.

Terei de colar os cocos dos faróis, e ter muito cuidado na verificação de medidas pois no final a folga entre os pneus e as cavas das rodas será de cerca de 1cm.

Mas o melhor mesmo é verem as fotos:

Monta desmonta





Com as jantes dele











Com rodas provisórias

Dá para ver o batente quase encostado, basta abanar para bater por isso terá de ser
tudo desmontado.







Aqui já com parte do motor e com a altura que seria a ideal

















Uma operação que nunca descuro é passar macho e fêmea nos parafusos e porcas para a quando da montagem não ter surpresas desagradáveis



Ando a verificar as medidas da carroçaria e a fixar a parte interior com a exterior, normalmente estas duas secções são coladas com fibra, mas como eu tenciono mais tarde fazer alguns melhoramentos se necessário, vou optar por fazer uma fixação entre as duas secções através de rebites e parafusos.

De pernas para o ar











Aqui dá para verem aonde a parte interior faz a junção com a exterior







continua
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MensagemAssunto: Re: TEAM 718 RSK   Ter Out 04, 2011 5:41 am

Estas coisas de fazer algo diferente e um pouco mais elaborado acabam por demorar séculos na recolha de material, e muitas asneiras que vão sendo corrigidas à custa de fazer e desfazer, mas como já li algures “foi à custa dos meus erros que aprendi, então vou continuar errando”

Com um eixo provisório só para colocar provisoriamente a carroçaria em cima do chassis para ir avançado.



Um dos problemas, no local aonde nos Buggys se consegue colocar o depósito neste nem entra e nem tem altura, então só me resta duas opções ou coloco algum que caiba e até agora ainda não encontrei nenhum e até já comecei a ver os de mota, ou mando fazer um sob medida em fibra que será possivelmente o mais certo.





Outra grande busca foram os farolins, pois os piscas logo de inicio sabia que seria fácil pois são muito usados nos carros ingleses vintage, o problema seria os farolins de presença com stop homologados, e em carros actuais só o 4x4 Land Rover os usa, mas são caros e não têm cromado, então depois de muita procura lá consegui arranjar aqui em Portugal mais uma vez derivado dos ingleses Cobra , Austin etc.. Mas isto tudo sem antes ter arranjado alguns que possivelmente virão a ser utilizados noutra aplicação.

Os falhados



Os certos









A seguir os faróis: arranjei vários de Toyotas e Datsun (Nissan) mas ou eram pequenos ou não tinham os mínimos, bem acabei mais uma vez por recorrer a uns Lucas made GB acho que têm a medida exacta e ainda á muitos no mercado.







Comecei a ver os interruptores para o tablier e ai foi fácil pois na época a Porsche utilizava muitas peças VW e como eu tenho um de 1958 (num restauro eterno) e muitas peças suplentes foi fácil, alem destas de 58 tenho aqui duas peças que acho muito engraçadas pois têm luzes embutidas e que de noite se tornam de muito fácil utilização (nem sei de que carro provêm) quais vou utilizar ainda é uma dúvida?







Os luminosos











Continua (muito breve)

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MensagemAssunto: Re: TEAM 718 RSK   Ter Out 04, 2011 7:55 am

mais novidades

Quanto aos manómetros, velocímetro e RPM são os VDO do Porsche 944, embora um pouco modernos vou optar por eles, pois originalmente o 718 como bom carro de competição só trazia o rpm, só posteriormente é que os donos foram colocando mais instrumentação para permitir o seu uso na estrada (acontecia o mesmo com farolins matriculas etc.) ora o velocímetro e conta-quilómetros assim como mais alguma informação de boa qualidade e fiabilidade, não vou dispensar mesmo que para isso desvirtue um pouco a sua originalidade em prol da eficácia, pois no inicio vou só montar um 1600 com dupla carburação, logo que possa vou fazer algo bem mais violento.
Mas acho que depois de muito pensar arranjei maneira de lhes dar um toque retro sem modificar os fundos, com alguma imaginação utilizei um tubo de canalização e com aros de conta-quilómetros de Carocha ou Brasília a coisa fica mais ou menos, aqui umas fotos para dar ideia, mais tarde tiro umas melhores pois aqui estavam sujos e as fotos desfocadas.

Originais



Ainda pensei substituir este aro por um cromado mas acho que não seria suficiente



Tubo a fazer de capa





E aro de carocha mais discreto



Ou aro de Brasília mais espampanante



Antes e depois


vou optar pelos do carocha.

Um trabalho já feito para desfazer, parafusos a mais e dobradiças de má qualidade, ainda bem que entretanto soube de um fabricante com muito boa qualidade para os lados de Águeda, através de um amigo que as utilizou numa réplica de um Morgan.









Outro trabalho em curso o rebaixamento do eixo da frente com kit Sway Way,





continua
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MensagemAssunto: Re: TEAM 718 RSK   Sex Out 14, 2011 2:38 pm

Depois de muito pesquisar e de estudar vários tipos de caixas de turbinas de origem conclui que a mais indicada seria a da Combi brasileira devido a ser mais baixa, mas segundo o que tenho lido a qualidade da chapa não é grande coisa, isto passa-se agora depois de já ter pintado a caixa original do motor num xadrez race. Bem lá pensei, o melhor é esquecer o que fiz e começar de novo, assim peguei numas caixas de turbinas de Ovais, e de 1302/3 com a ideia de duas fazer uma, mas pensando melhor porque não pegar na do 1302 e optimiza-la para este projecto ou seja rebaixa-la, retirar as saídas e canais de sofagem, melhorar o arrefecimento, facilitar a colocação de carburadores e claro manter o radiador deslocado ( e assim só estrago uma) .
Aqui algumas das caixas que tenho guardadas,

Será a partir desta original de um 1302, que irá nascer uma nova caixa de turbina para arrefecer o 4 cilindros a ar.



Primeiro analisei a área que podia retirar através da caixa do oval, pois as mais antigas não possuíam canais para a sofagem o que as torna mais pequenas.
De seguida descravei as duas metades e.



A seguir aproveitei para analisar bem como é canalizado o ar para o motor









Um teste com o compressor e tiras de pano para ver realmente como se desloca o ar projectado pela turbina, a parte superior nesta caixa é mesmo dispensável fazendo com que aumente mais o caudal de ar destinado exclusivamente ao arrefecimento do motor e do radiador.

Nesta foto observa-se bem que os dois canais superiores do lado esquerdo direccionados só para o aquecimento interior,



Aqui observa-se bem o canal do lado direito direccionado para o aquecimento interior,



Zona superfula em altura

Aproveitei a caixa de oval para marcar a zona lateral a cortar, e a marcação a retirar na altura sem interferir na canalização de ar para os cilindros, portanto retirar as passagens de ar destinadas a luxos supérfluos
Marcações e cortes:















Estudo e ensaio








Primeira limpeza




Agora vai tudo para o vinagre.
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MensagemAssunto: Re: TEAM 718 RSK   Sex Out 14, 2011 4:27 pm

O vinagre faz milagres, estas peças estiveram mergulhadas num vinagre de vinho tinto proveniente da afamada região demarcada do Dão vinho que normalmente tem 14 a 15 graus. Quando retiro lavo as peças com jacto de água depois sopro com ar e seco, normalmente ganha logo uma camada muito superficial de oxidação que desaparece muito facilmente passando uma escova.
Dá gosto ver o resultado













Agora vou pintar o interior que depois de fechado não terei acesso.
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MensagemAssunto: Re: TEAM 718 RSK   Sab Out 15, 2011 4:15 am

Outro trabalho, pensei em pintar a pedaleira e pronto, mas lá veio o “já agora” e toca de desmontar tudo limpar e envinagrar
Deixo aqui imagens de pormenores que podem ajudar quando alguém desmontar e não fotografar pois quando chega a hora da montagem já não nõ nos lembramos e perdemos muito tempo em buscas de manuais, falo por experiência pois por vezes na ânsia de fazer rápido esqueço-me de registar e quando chega a hora de montar upa upa..
A desmontagem e respectiva sequência de peças













Depois de limpos e prontos a pintar.







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MensagemAssunto: Re: TEAM 718 RSK   Sab Out 15, 2011 7:52 am

O sistema de direcção depois de limpo e pintado. Os semi-eixos já prontos depois de bem observados, pena não ter aqui perto um RX para serem realmente bem analisados.
















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MensagemAssunto: Re: TEAM 718 RSK   Dom Out 16, 2011 4:15 pm

As peças da pedaleira pintadas em cinzento martelado e prontas para a montagem






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MensagemAssunto: Re: TEAM 718 RSK   Ter Out 18, 2011 4:11 pm

A limpeza das jantes para as tratar com tinta anti-ferrugem, e que depois vão ser pintadas com tinta cromada.

Pró vinagre





Quando saem do vinagre depois de lavadas com água forma-se imediatamente uma ligeira oxidação, mas que sai facilmente com uma escovadela por exemplo o interior da jante demorou menos de 10 minutos a ficar limpa e que aguenta algum tempo num sítio seco até levar tinta.

















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MensagemAssunto: Re: TEAM 718 RSK   Sex Out 21, 2011 7:11 am

Retirada do vinagre vem suja

Dá para ver a zona já lavada com água











Depois de seca ganha uma ligeira oxidação que depois facilmente é retirada com uma rápida passagem com escova ficando a brilhar e que fura uns tempos, mas o melhor é pintar logo.
Este é o aspecto depois de lavado e quando ficam ligeiramente oxidadas


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MensagemAssunto: Re: TEAM 718 RSK   Sab Out 22, 2011 12:04 pm

É necessário observar se a turbina é a indicada para o motor que se tem no carro, claro que estou a referir-me a modelos na Europa, como tenho várias turbinas posso mostrar as diferenças, nas fotos estão turbinas de 1958, de 1300 de 1970 e de 1302/3 pós 1972.

Os diâmetros são sempre iguais, varia é o número de pás e a sua largura assim têm:
(as medidas foram medidas com régua pode dar ligeira diferença para a medida original)

A de 1958 tem somente 16 pás com a largura de 27 mm

A de 1300 de 1970 tem 28 pás com a largura de 29 mm

A dos 1302/3 pós 1972 tem 28 pás com 34 mm

Podem ver pelas fotos:

A de 58 tem furações no interior.



A diferença das pás e largura de 58 para a de 70.



A diferença da de 70 para as de 72 o mesmo numero de pás mas mais largas





Estas são as chapas dos 1303/2



Diferença entre os de 58 e os últimos



Agora é limpar e preparar uma das mais recentes para este projecto.
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MensagemAssunto: Re: TEAM 718 RSK   Qui Out 27, 2011 10:54 am

Pessoal para verem como é o sistema da turbina e das respectivas chapas de canalização para evacuação do ar que passa no radiador de óleo:

O conjunto das chapas traseiras











Agora no motor















A turbina limpa





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MensagemAssunto: Re: TEAM 718 RSK   Seg Out 31, 2011 4:00 pm

Turbina pronta, pintada de dourado.





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MensagemAssunto: Re: TEAM 718 RSK   Seg Out 31, 2011 4:01 pm

As rodas em fase de limpeza.









Aqui já pintadas, estão melhor do que as fotos demonstram. Ainda frescas.







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MensagemAssunto: Re: TEAM 718 RSK   Seg Nov 21, 2011 3:43 pm

Mais

Comecei a construção do sub-chassis traseiro, primeiros suportes para fixar os tubos, por enquanto vou só ponteando e confirmando a sua operacionalidade. Suspect



Uns furos para começar a perder peso, é a pouco e pouco o peso vai aumentando. drunken







Tudo feito com métodos muito rudimentares affraid





Testes





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MensagemAssunto: Re: TEAM 718 RSK   Seg Nov 21, 2011 3:45 pm

Depois de estudar algumas estruturas aplicadas em réplicas constatei que são muito rígidas feitas com tubos inteiros que vão directamente desde o roll-bar até à traseira que em caso de sofrerem um embate traseiro devem fazer com que toda a estrutura traseira penetre no habitáculo, então comecei a estudar chassis como o do Porsche 917 e de outros em que embora tenham uma boa rigidez são feitos com tubos finos sempre em estruturas formando triângulos e pirâmides, assim comecei com vários tubos a montar o “lego” e a tentar perceber o que poderá acontecer em caso de ser atingido na traseira.

Peça para fixar o sub-chassis no parafuso do amortecedor





Estudo com vários tubos.













Agora vou tirar medidas e começar a cortar tubos. Suspect

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MensagemAssunto: Re: TEAM 718 RSK   Seg Nov 21, 2011 3:46 pm

Algumas obras-primas inspiradoras:
















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MensagemAssunto: Re: TEAM 718 RSK   Seg Nov 21, 2011 3:49 pm

Estou com uma duvida depois de muito ler ainda fico mais baralhado, estou a pensar colocar uma barra estabilizadora na traseira de 19 mm eu tenho uma é da frente de origem dos 1303 que é é igual a esta:

http://shop.hoffmann-speedster.com/catalog/popup_image.php/pID/5643

o peso total do carro será entre os 500 e os 600 kg, na frente irá levar tambem a barra estabilizadora de origem, a finalidade claro que será velocidade em recta e curva em bom piso. será que dará certo ???

a configuração desta barra é a melhor por causa da fixação ficando a quase 40cm do eixo das rodas, ou seja embora tenha 19mm pelo sistema de alavanca acaba por não ser muito forte, eu mal possa coloco fotos para verem a ideia.

A ideia é que a traseira deverá ter mais ou menos o peso na frente que os super-fuscas com molas têm.

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MensagemAssunto: Re: TEAM 718 RSK   Seg Nov 21, 2011 3:49 pm

O sub-chassis traseiro está quase pronto, uma trabalheira medir nivelar apontar dar pontos de solda, falta o suporte para as dobradiças do capot traseiro e a cabeceira.
Mas o melhor é algumas fotos.




















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